A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade sobre a Economia Europeia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade sobre a Economia Europeia"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade sobre a Economia Europeia
Percurso 12 Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo

2 1) Caracterize o padrão econômico vivenciado pelos habitantes dos países da União Europeia.
Uma parcela significativa da população europeia possui alta renda mensal, que devido o alto poder aquisitivo tem grande importância do consumo interno.

3 2) Explique por que, apesar de muitos indicadores serem favoráveis, não há homogeneidade entre os países da União Europeia. Apesar do bom do desenvolvimento econômico da UE existem desigualdades socioeconômicas no seu espaço. Em seu interior existem espaços centrais de elevada industrialização com periferias integradas. No entanto, como a economia do espaço central é bastante dinâmica e influencia limites além dos da UE.

4 3) Defina o termo Renda per capita
3) Defina o termo Renda per capita. Em seguida, responda à questão da página 105. Renda per capita significa renda por pessoa, ou seja, a renda total de um país (PIB) dividido por sua população. Bélgica, renda per capita superior a dólares; Portugal, entre e ; e Bulgária, de a dólares.

5 4) Segundo as diferenças econômicas encontradas no interior dos países europeus, responda:
Explique as diferenças entre o norte e o sul da Itália? Como este último é conhecido? O norte da Itália possui economia mais industrializada e integrada ao mercado internacional, portanto, sua população possui melhor nível de vida. O sul da Itália é conhecido como Mezzogiorno.

6 b) Justifique as desigualdades presentes na Bulgária.
Enquanto a expectativa de vida média da Bulgária é de 72 anos, a de um cigano sliven é de 52 anos, pois mais de 10 milhões desse povo vive em condições socioeconômicas inadequadas.

7 5) Quais são as quatro nações consideradas as potências econômicas da Europa e da União Europeia? O que elas apresentam de forma geral? As quatro potências da UE são Alemanha, Reino Unido, França e Itália que representam, juntas, 63% do PIB da UE e 54% de toda a Europa.

8 6) Analise o papel da Alemanha e da França frente aos demais países europeus.
A Alemanha tem desempenhado papel central na formação da união monetária do bloco, e ao lado da França exerce grande influência nas decisões comunitárias relativas à política externa. Nos últimos anos os dois países vem investindo no poderio militar em contrapartida aos EUA.

9 7) Por que o posicionamento do Reino Unido é diferente em relação à Alemanha e à França? Qual outro fator podemos mencionar? O Reino Unido tem posicionamento diferente da Alemanha e da França com relação ao poderio militar frente aos EUA, pois se alinha a política externa estadunidense. Além disso, o Reino Unido não aderiu a união monetária do bloco para contrapor influência da França e da Alemanha dentro bloco. (E também devido a história e estabilidade da moeda inglesa – libra esterlina).

10 8) O que justifica o fato da Itália possuir poucas empresas transnacionais em seu território?
A Itália possui baixos investimentos em pesquisa, portanto, apresenta um número menor de transnacionais em seu território quando comparado a outros países da UE.

11 9) Caracterize o que o autor chama de “Outra Europa”
A “outra Europa” são os países que não se encontram no grupo da UE e nem nos países da CEI (Companhia dos Estados Independentes). Esses países são divididos em dois grupos, sendo um composto por Noruega, Islândia, Suiça, Geórgia e Turquia e o outro composto por países da ex-Iugoslávia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia e Kosovo (país que não possui sua independência reconhecida).

12 10) Destaque uma característica física (natural) e outra econômica dos países à seguir:
a) Noruega: Física: Localizada na Península Escandinava e em alta latitude. Econômica: nível elevado de vida e um dos melhores IDHs. b) Islândia: Física: Localiza-se na maior Ilha da Europa. Possui geleiras, vulcões e gêiseres. Econômica: pesca é a base da economia. c) Suiça: Física: Localiza-se na parte central da Europa. Econômica: Mão de obra qualificada e dinamismo industrial. d) Geórgia: Física: localizada nas Montanhas do Cáucaso em contato com o Mar Negro. Econômica: Enquanto era parte da extinta URSS desenvolveu-se industrialmente, mas a instabilidade política e os conflitos de separação comprometeram sua economia. Atualmente, é sua renda per capita é uma das mais baixas da Europa.

13 11)Sobre a Turquia, responda:
a) Descreva sua localização. Qual a importância dos estreitos para a região? A Turquia possui a maior parte de seu território na Ásia e outra menor (10%) na Europa. Os estreitos de Bósforo e Dardanelos são fundamentais para a comunicação do país com os Mares Negro e Mediterrâneo, rotas marítimas para outros países como Ucrânia, Rússia, Geórgia, Bulgária e Romênia. As rotas também possuem importância comercial e geopolítica.

14 Turquia

15 b) Quais são os impasses que marcam a tentativa do país a ingressar na União Europeia? Explique
A UE faz uma série de exigências para um país aderir ao bloco. A Turquia apresenta sérios problemas com relação aos direitos humanos. Os curdos (nação sem estado) sofrem forte repressão devido aos movimentos separatistas. Além disso, a Turquia não reconhece o Chipre.


Carregar ppt "Atividade sobre a Economia Europeia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google