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TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO

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Apresentação em tema: "TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO
AULA A CRISE DA ESCOLA E CURRÍCULO ESCOLAR ROBERVAL S. SANTIAGO

2 ESCOLA TRADICIONAL CARACTERÍSTICAS
O direito de todos a Educação decorria do tipo de sociedade correspondente aos interesses da nova classe que se consolidara no poder: a burguesia... E para superar a situação de opressão e ascender a um tipo de sociedade fundada no contrato social celebrado entre os indivíduos, era necessário vencer a barreira da ignorância, a escola foi erigida como grande instrumento para converter todos em Cidadão: Primazia do professor Hierárquica e Controladora Conteudista Erudita Classista Excludente Reprodução das Ideias Dominantes

3 TEORIA EDUCACIONAL TRADICIONAL CONCEITO
As Teorias da Educação que norteia a Escola tradicional confundem-se com as raízes da Escola Formal tal qual a conhecemos hoje em dia.. O paradigma do Ensino Tradicional foi um dos principais Modelos a influenciar a prática educacional formal, bem como o que serviu de referencial para os modelos que o sucederam.. Interessante È perceber que a Escola Tradicional continua em evidência até hoje. Paradoxo? Contudo é necessário reconhecer que o caráter da Escola Tradicional, apesar de passar por muitas modificações, até hoje Ela persiste nas práticas usuais de alguns Professores em Sala de Aula...

4 A CRISE DA ESCOLA DAS TEORIAS TRADICIONAIS ÀS CRÍTICAS
O Currículo Escolar nasceu nos Estados Unidos acompanhado ao desenvolvimento Capitalista Industrial. A ideia Curricular apareceu seguida de duas tendências: uma mais conservadora, que buscava igualar o Sistema Educacional ao Sistema Industrial utilizando o Modelo Organizacional e Administrativo de criado por Frederick Taylor... A outra tendência, liderada por John Dewey, se preocupava com a construção da Democracia Liberal e considerava relevante a experiência das crianças e dos jovens, revelando uma postura mais Progressivista aliando a Educação e o Trabalho como forma de combater o Vício e de Engrandecer o ser Humano...

5 A CRISE DA ESCOLA DAS TEORIAS TRADICIONAIS ÀS CRÍTICAS
Na década de 1960 ocorreram grandes agitações e transformações me todo mundo. Nesse contexto começaram as críticas àquelas concepções mais tradicionais a respeito das Teorias Críticas do Currículo... Entre os estudos pioneiros está a obra A ideologia e os Aparelhos Ideológicos de Estado, de Louis Althusser. Sua teoria diz que “a Escola contribui para a reprodução da Sociedade Capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável”... A Escola Capitalista enfatiza a aprendizagem, através da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar um bom trabalhador capitalista... Ideologicamente, a reprodução da vida social começa no seio famíliar, depois se consolida na Escola. Por sua vez, o Currículo Escolar está baseado na Cultura de Competitividade que faz com que as crianças das classes subalternas recrie e reproduzam os mesmo os Códigos de Valores que demarcam a Visão de Mundo e o Estilo de Vida das classes dominantes....

6 TEORIAS CRÍTICAS Nessa discussão a respeito da Educação, outro autor de destaque é Paulo Freire. Sua Teoria (Educação Pós-Colonialista) é claramente progressista e libertária, não se limitando a analisar como é a educação existente, mas como deveria ser. Quer dizer, a sua crítica ao Currículo Escolar está sintetizada no conceito de Educação Bancária... Paulo Freire concebe o Ato Pedagógico como um Ato Dialógico em que Educadores e Educandos participam da escolha dos conteúdos e da construção do Currículo Escolar... Nos anos de 1980, Paulo Freire seria contestado pela pedagogia dos conteúdos, proposta por Demerval Saviani. Este autor critica a Pedagogia Pós-Colonialista de Freire por enfatizar não a aquisição do saber, mas os métodos desse processo da classe Dominante. Para Demerval, todo conhecimento é uma forma de poder e saída e a apropriação do saber universal como condição para a Emancipação dos Grupos Excluídos...

7 TEORIA DOS CURRÍCULOS TEORIA FREIRIANA
Sob a mira dos Analistas, acredita-se que o Currículo Escolar, entendido como Política Cultural Oficial, não pode ser confundido como uma forma de Pedagogia da possibilidade que supere as estruturas de Reprodução Social... Os estudos da Escola de Frankfurt sobre a dinâmica cultural e a crítica da racionalidade técnica compreende que o Currículo Oficiais distorcem os Conceitos de Emancipação e Liberdade tão desejado pelo Iluministas...

8 TEORIA PÓS-ESTRTURALISTA DO CURRÍCULO
Segundo Tomas Tadeu Silva o fenômeno chamado multiculturalismo tem sua origem nos países dominantes do norte e é discutido atualmente em duas vertentes: a dos grupos culturais dominados no interior daqueles países para terem suas formas culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional... A outra que aponta solução para os problemas que a presença de grupos raciais e étnicos coloca no interior daqueles países para a cultura nacional dominante como forma de superação e integração... Para ambas as vertentes o multiculturalismo representa um importante instrumento de luta política, pois ele remete à seguinte questão: o que deve contar para o conhecimento de alteridade?

9 TEORIA PÓS-ESTRTURALISTA DO CURRÍCULO
Para as Teorias Pós-Modernas, vivemos uma nova cena histórica com novas implicações no campo Educacional. Basicamente elas criticam conceitos e discursos da modernidade, como, por exemplo, razão, ciência e progresso... As implicações curriculares desse movimento desconfiam de toda e qualquer Teoria Pedagógica do Currículo fundamentada no pensamento moderno, isto é, que se caracterizem por: saber totalizante, razão iluminista, progresso técnico sujeito racional, livre e autônomo... Por fim, para o Teóricos Pós-Modernos, tanto as Teorias Tradicionais quanto as Teorias Críticas estão equivocada por Reconhecer que existe de fato um Currículo Escolar, quando ele é, na verdade, é um Discurso Mult-Elaborado com Prerrogativas de Poder e de Controle Social...

10 TEORIAS EDUCACIONAIS RESUMO
ESCOLA TRADICIONAL: Curricular Professor Aluno Livros Conteúdos Elitismo Instrução Técnica Erudição Exclusivismo Hierárquica Reprodutora, etc. ESCOLA CRÍTICA: Curricular Educado Educando Diversidades Cooperativa Formação do Sujeito Crítico Consultiva Regular livre e Soberana Abertas as Sugestões Crítica e Reflexiva PÓS-MODERNA: Discursiva Crise de Identidade Formação de Reprodução Anulista Excludente Paradoxal Utópica Crise Terminal

11 CRISE DA ESCOLA Tributária da modernidade, em especial nas suas feições iluministas, enquanto projeto civilizatório para a humanidade, a Educação estabeleceu um vasto programa de fins para a formação do individuo através da Educação Escolar... Para os Iluministas, cabia a Escola promover a emergência do ser humano, enquanto condição do sujeito educado em sua dimensão intelectual e moral pronto a representar o Novo Homem Moderno... CARACTERÍSTICAS HOMEM MODERNO Racional Científico Soberano Autônomo Livre Cidadão Laico Secularizado HOMEM MEDIEVAL Ignorante Crente Agregado Supersticioso Súdito Servo Cristão

12 FIM


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