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MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.

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1 MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras e títulos são chamadas de veículos. Exemplo:Rádio Tupi, Jornal O Dia, TV Globo, revista Veja.Juntos formam a mídia.

2 MÍDIA CLASSIFICAÇÃO DAS MÍDIAS.
Mídia impressa: tudo que é impresso, como o próprio nome diz – jornal, outdoor, revista. Mídia eletrônica: televisão, cinema e rádio. Mídia alternativa ou alternativa de mídia: são todas as veiculação de mensagens fora dos meios tradicionais. Exemplo: busdoor, painéis de metrô, espaços dentro de empreendimentos, como shoppings.

3 MÍDIA TERMOS UTILIZADOS.
Anúncio – peças publicitárias veiculadas na mídia impressa. Comercial e Spot – as que são inseridas na mídia eletrônica. Comercial na TV e spot no rádio. INTERPRETAÇÕES DIFERENTES SOBRE UM MESMO MEIO. Por exemplo: o outdoor pode ser considerado mídia impressa, exterior ou alternativa; assim como a internet mídia eletrônica e/ou alternativa (mídia on-line). OBS:O essencial é a escolha adequada dos meios e dos veículos para a divulgação da campanha criada para o cliente.

4 MÍDIA COMO FUNCIONA. É uma área técnica da propaganda que se baseia no estudo e na observação atenta dos meios e dos veículos disponíveis com o objetivo de planejar e orientar a utilização mais apropriada desses veículos para tornar conhecida uma campanha publicitária. TAREFAS DO PROFISSIONAL DE MÍDIA. Estuda os veículos e meios de comunicação. Administra a verba destinada a divulgação da peça publicitária. Decide onde e quando ela vai aparecer.

5 Mídia ITENS A SEREM CONSIDERADOS PELO PROFISSIONAL DE MÍDIA.
Objetivos do cliente. Freqüência. Circulação. Tiragem. Duração. Tipo de veículo. Custo de inserção do anúncio ou comercial. Possibilidades econômicas do cliente para a campanha. Baseados nesses dados o mídia ( profissional) seleciona e indica o veículo mais propício à divulgação da mensagem, isto é, aquela que será capaz de fazer a mensagem chegar de maneira mais eficaz ao público que quer atingir, sem desperdício de verba ou audiência.

6 MÍDIA DICAS PARA ESCOLHA DO VEÍCULO
O mídia não deve olhar um programa de televisão somente por sua elevada audiência mas também avaliar que tipo de assunto aborda, quem anuncia etc. É imprescindível haver adequação editorial (texto) da campanha criada com o veículo a ser utilizado. A integração entre os departamentos da agência é necessária para que seja realizado um trabalho em conjunto que possibilite a visualização das necessidades do cliente.

7 MÍDIA A disponibilidade de verba é a base para
indicação da mídia e criação das peças. A identidade visual (imagem) e a identidade editorial são fundamentais para que haja adequação do anúncio ou comercial do veículo. Além da pertinência, deve-se verificar a penetração do veículo junto ao público pretendido.

8 MÍDIA FUNÇÕES NO DEPARTAMENTO Diretoria e supervisão
- coordena a relação com outros setores da agência - Responde pelo departamento junto aos clientes, veículos e fornecedores de informações Estimula o desenvolvimento de novos estudos Estabelece os princípios de mídia da agência.

9 Mídia Planejamento Faz indicações gerais para as táticas de mídia.
Administra a verba de mídia dos clientes. Analisa informações de mercado, de concorrência e de pesquisa de mídia.

10 MÍDIA Pesquisa Prestador de serviços básicos de alimentação de um departamento de mídia. As informações de pesquisa ajudam a evitar desperdícios e a aumentar a precisão do plano de mídia.

11 MÍDIA Concorrência e avaliação Fiscaliza a exibição da propaganda.
Relaciona-se com institutos de concorrência.

12 MÍDIA Compras Responde pelo atendimento e relacionamento com os veículos e pelas negociações. Arquiva tabela de preços. Idealiza a programação mensal dos veículos e a tabela de custo de GRP( soma dos pontos brutos de audiência) por produtos. Faz a evolução dos custos de mídia. Relaciona-se com veículos e clientes.

13 MÍDIA Veiculação Responde pela reserva execução da programação.
Acerta com “compras” as compensações para falhas na veiculação. Toma providências sobre a qualidade de impressão. Emite autorizações para todos os veículos. Pede, remete e controla todos os materiais. Controla mensalmente a verba autorizada pelos clientes e por veículo. Relaciona-se com os veículos.


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