A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Edna Malta Nome do(a) Educopedista revisor(a) da aula: Tânia Almeida Coordenador de disciplina: Maria Poyares Coordenador Pedagógico: Anderson Souto Disciplina Ano Aula número Língua Portuguesa 5 Tema da Aula Digital Incríveis histórias no mundo do “Era uma vez...”:conto de fadas I

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas - Reconhecer a relação entre o conto de fadas tradicional e moderno e o reino do maravilhoso, do encantamento, em que as personagens são regidas por outras lógicas e os acontecimentos são provocados por algum tipo de magia; - Compreender como as histórias são facilmente compreensíveis à mentalidade infantil porque apresentam um numero restrito de personagens, guiados por motivação simples (a generosidade e o egoísmo, a confiança e a traição, o amor e o ódio), percebendo que, ao final, as boas condutas são gratificadas e recompensadas, enquanto a malvadeza implica duros castigos sobre seus agentes; - Identificar, a partir do gênero conto de fadas, os elementos da narrativa: personagens (seres maravilhosos), narrador (geralmente em 3ª pessoa, onisciente), tempo (do faz de conta), espaço (geralmente florestas, castelos etc.); - Compreender o espaço como elemento crucial no desenrolar dos enredos, reconhecendo expressões adverbiais locativas que o indiquem; - Reconhecer como o gênero recria outra realidade e possui verossimilhança (aparência de verdade da narrativa); - Compreender a descrição como elemento importante na caracterização de personagens e espaços das narrativas; - Identificar, no tempo da narrativa, a ordenação cronológica dos acontecimentos, o entrelaçamento de sequências e a técnica do flashback, considerando as expressões adverbiais temporais que os indiquem; - Observar as personagens e suas funções: herói ou protagonista e suas provações para chegar ao “final feliz”; antagonista e sua perseguição e busca por destruir o final feliz do herói; o coadjuvante do herói e sua função de auxiliá-lo na busca do “final feliz”; - Identificar a expressão “Era uma vez...” como elemento temporal recorrente na estrutura dos contos de fadas; - Reconhecer a figura do narrador como participante dos acontecimentos ou como contador da história (presente ou ausente, personagem ou narrador), compreendendo como as marcas linguísticas de pessoa identificam-na; - Relacionar as histórias dos contos de fadas e a atualidade, demonstrando, por exemplo, como algumas delas são recriadas, parodiadas na atualidade (exemplo dos filmes “Shrek” e “Encantada”). Referencial Teórico Orientações Curriculares de Língua Portuguesa - SME/RJ, Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa,

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Olá! Na aula anterior, você estudou “as fábulas”. Clique na imagem e veja a fábula “A raposa e a dona Corvo”. O que esta fábula ensina? Você conhece ou viveu alguma situação parecida?

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, relembre a aula anterior: “Naquele tempo, animais falavam: as fábulas”. Faça uma rápida revisão dos conceitos desenvolvidos. Estabeleça uma ligação entre os temas, auxiliando os alunos a avançar progressivamente. Recorde o conteúdo de forma rápida destacando os pontos mais importantes. Os alunos deverão demonstrar domínio e capacidade de aplicar os conhecimentos construídos na aula anterior, em situações práticas de leitura e escrita. Atividade 1: Relembrando Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem foi extraída da página: O link oferece uma fábula “A raposa e a dona Corvo”. Segue o link: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em semicírculo.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você estudará Incríveis histórias no mundo do “Era uma vez...”: conto de fadas I Ao final da aula, você será capaz de: Compreender as características do gênero conto de fadas tradicional e moderno, observando os itens e personagens mágicos que criam mundos possíveis e os elementos que o constroem como narrativa: narrador, personagens, tempo e espaço.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, introduza a presente aula: Incríveis histórias no mundo do “Era uma vez...”: conto de fadas I. Nela, os alunos conhecerão o tema e a habilidade a ser alcançada ao final da aula. Deixe claro para os alunos o objeto de seu estudo, para que tenham condições de construir autonomamente seus conhecimentos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Em semicírculo.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
O que é um conto de fada? Normalmente, do que tratam os contos de fadas? Que características ajudam identificar um texto como um conto de fadas? Clique na imagem e leia o conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”. Anote suas conclusões em seu caderno virtual.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, provoque seu aluno, faça-o pensar. Interrogue-o sobre as características comuns nos contos de fadas. Permita que o aluno formule hipóteses. Muitas características poderão ser sinalizadas por ele, como, o caráter narrativo, personagens fantásticos, a luta entre o bem e o mal, o final feliz, o castigo pra quem fez o mal, magias, a expressão “Era uma vez…” Faça uma lista das características sinalizadas e reserve. Ao final da aula você irá comparar estas conclusões iniciais com os conceitos desenvolvidos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem foi extraída da site: Texto “linkado” na imagem encontrado em: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em semicírculo.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Qual a importância dos contos de fadas para o universo infantil? Clique na imagem e veja o conto de fadas “Branca de Neve”.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, faça o aluno pensar sobre como os contos de fadas são importantes na construção do universo imagético infantil. Eles colaboram incentivando a oralidade, a associação de ideias, a descrição dos personagens, a percepção de que toda ação provoca uma reação (relação causa-efeito),... Dentre outros aspectos. Auxilia as habilidades de interpretação e escrita textual. O encantamento e a magia oferecidos pelos contos de fadas provocam o interesse pela leitura e pela escrita aproximando os alunos dos universo letrado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem da Educopédia traz o link do conto de fada “Branca de neve”. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em semicírculo.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 1
Clique na figura e observe a imagem Observando a imagem identificamos o conto de fadas através da inscrição “Disney Princesas”. da silhueta do castelo ao fundo. da presença dos personagens. do abraço dos personagens.

13 Justificativas: Educoquiz 1 – Questão 1
Resposta incorreta. A inscrição “Disney Princesas” identifica a produtora do conto de fadas, não o conto. A inscrição não é suficiente para identificar o conto de fadas, pois a produtora já produziu vários contos. Resposta incorreta. A silhueta do castelo ao fundo não é suficiente para identificar o conto de fadas. Vários contos de fadas acontecem em castelos. Resposta correta. A presença dos personagens identifica o conto de fadas. Através das características físicas, identificamos Cinderela e o Príncipe. Resposta incorreta. O abraço dos personagens não identifica o conto de fadas. Vários personagens em inúmeras histórias e contos se abraçam.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 2
Clique na imagem e leia o texto. Lendo o texto e observando suas características podemos afirmar que é uma entrevista. é um texto científico. é um conto de fadas. é um texto informativo.

15 Justificativas: Educoquiz 1 – Questão 2
Resposta incorreta. O texto não é uma entrevista. Uma entrevista é composta por perguntas e respostas. O texto apresentado não é estruturado desta forma. Resposta incorreta. O texto não é científico. Textos científicos apresentam informações específicas sobre estudos científicos que podem ser sobre, plantas, animais, remédios, dentre outros. Resposta incorreta. O texto não é um conto de fadas. Não apresenta algumas características básicas como a narrativa, local, acontecimentos, dentre outras. Resposta correta. O texto é informativo. É uma reportagem de jornal que dá informações sobre a princesa Kate da Inglaterra. Essa princesa é real, não uma invenção.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 3
Clique na imagem e veja cena. Vendo o vídeo do conto de fada Cinderela, percebemos que o assunto da cena é o baile do príncipe. a arrumação da casa. a cantoria das irmãs. a briga das irmãs.

17 Justificativas: Educoquiz 1 – Questão 3
Resposta correta. O assunto da cena é o baile do príncipe. Cinderela recebeu o convite das mãos de um mensageiro e a notícia do baile desencadeou a cena. Resposta incorreta. A arrumação da casa não é o assunto da cena, embora a madrasta tenha colocado a arrumação da casa como uma das condições para Cinderela ir ao baile. Resposta incorreta. A cantoria das irmãs não é o assunto da cena. A discussão não é sobre esse assunto, embora as irmãs estivessem cantando e tocando no momento da chegada da Cinderela. Resposta incorreta. A briga das irmãs não é o assunto da cena. A briga é consequência de um confronto de vontades.

18 Atividades 5, 6 e 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com o Educoquiz 1, avalie o conhecimento inicial desenvolvido nas atividades 2, 3 e 4 e o nível de conhecimento do conteúdo apresentado pelo aluno. O resultado lhe dará o feedback para continuar no desenvolvimento do tema ou parar para esclarecer questões ainda duvidosas. Este quiz objetiva identificar personagens da narrativa, assim como o espaço/ambiente; identificar o tema/assunto de um texto ou cena e Identificar informações explícitas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Links utilizados nas atividades: , e Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12

20 Atividade 8: Momento de reflexão
O conto de fadas é uma história narrada. E, apresenta alguns elementos. Clique na imagem e veja o conto de fadas “A Princesa e o Sapo” Que elementos considera importante destacar? Anote em seu caderno virtual.

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, conduza o aluno à compreensão de que o gênero conto de fadas tem características próprias e apresenta elementos específicos: os personagens (geralmente maravilhosos, mágicos, encantados), o tempo (que é o tempo do faz de conta e que nem sempre tempo compromisso com a lógica do tempo real), o espaço (geralmente florestas, castelos) e o narrador - que conduz a narrativa. Estes aspectos devem ser investigados pelo aluno ao analisar o conto de fadas. Faça questionamentos a fim de orientar o caminho desta investigação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem apresentada na atividade foi extraída dos seguinte link: A imagem apresenta o trailler do filme: Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

22 Atividade 9: Personagens
Os personagens dos contos de fadas são apaixonantes! Cada um tem características, função e objetivo. Geralmente, os contos apresentam um herói/protagonista, um vilão/antagonista e uma mocinha/princesa, todos em busca do final feliz. Veja novamente o trailer do filme A Princesa e o Sapo. Identifique os personagens e, se possível, suas funções e objetivos.

23 Atividade 9: Personagens
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, conduza o aluno à observação dos personagens e suas funções. O herói/protagonista tem inúmeras provações até conseguir o sonhado “final feliz”. O vilão ou antagonista interfere nos objetivos do herói em perseguições para destruir o “final o feliz”. A mocinha sonha com um príncipe, alguém com quem será feliz e construirá um futuro. Há vários coadjuvantes que auxiliam os personagens centrais em seus objetivos. Mas, esta estrutura não é fixa. Em “A princesa e o sapo”, ela é a heroína, ela tem objetivos e luta por eles. Proponha a análise dos personagens em outros contos que sejam do conhecimento de todos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem apresentada na atividade foi extraída dos seguinte link: A imagem apresenta o trailler do filme: Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

24 Atividade 10: Descrição de personagens e espaços
Observar e descrever um personagem (física e psicologicamente) ou um espaço é um forma de compreender melhor o conto de fadas. Clique na imagem e veja outra cena de “A Princesa e o Sapo” Descreva a personagem “Tiana” e os espaços de sua atuação.

25 Atividade 10: Descrição de personagens e espaços
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, conduza seu aluno a compreensão de que a descrição é um elemento importante na caracterização de personagens e espaços. A partir dela, conseguimos compreender melhor os personagens e a própria narrativa. A descrição do personagem pode contemplar aspectos físicos e de personalidade. As falas e ações também oferecem elementos para a descrição. A descrição dos espaços favorece a compreensão do universo do conto, colabora também para a caracterização dos personagens, pois fornece informações sobre o contexto social que estão inseridos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem apresentada na atividade foi extraída dos seguinte link: A imagem apresenta um link: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Em duplas.

26 Atividade 11: O tempo na narrativa
Uma narrativa segue uma ordem cronológica dos acontecimentos. Mas esta ordem nem sempre vem na sequência natural: há entrelaçamentos, flashback (interrupção da sequência cronológica pela inserção de eventos ocorridos no passado). Clique na imagem e veja mais uma cena do filme “A princesa e o Sapo”. Discuta e anote suas observações sobre a questão temporal.

27 Atividade 11: O tempo na narrativa
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, auxilie seu aluno a compreender o tempo na narrativa, identificando a ordenação cronológica dos acontecimentos, o entrelaçamento das sequências e a técnica de flashback (muito usada no cinema - consiste na interrupção de uma sequência cronológica na narrativa para a inserção de eventos ocorridos anteriormente; é uma mudança de plano temporal). As expressões adverbiais temporais também são importantes e esclarecedoras, auxiliam na compreensão dos fatos passados e presentes. A expressão “Era uma vez” é um elemento temporal muito usado nos contos de fadas, característica desse gênero sugere um tempo que não é o real, mas que também não pode ser claramente determinado. Dê exemplos de contos de fadas que usam essa expressão e provoque seu aluno no sentido de perceber a indeterminação desse tempo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem apresentada na atividade foi extraída dos seguinte link: ttp://brainsstorm.files.wordpress.com/2010/11/princess-tiana-disney-princess A imagem apresenta um link: Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

28 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 1
Clique na figura e observe a imagem. Observando a imagem, podemos perceber dois elementos da narrativa: espaço e narrador. espaço e tempo. personagem e narrador. personagem e espaço.

29 Justificativas: Educoquiz 2 – Questão 1
Resposta incorreta. Observando a imagem, podemos perceber o espaço, mas não o narrador. Sua presença se faria concreta com a narrativa escrita ou falada. Resposta incorreta. Observando a imagem, podemos perceber o espaço, mas não o tempo. Percebemos que é noite, mas não percebemos que tempo é, pois o tempo desse conto de fada não tem compromisso com o tempo real. Resposta incorreta. Observando a imagem, podemos perceber personagens (Fada Madrinha e Cinderela), mas não o narrador. Sua presença se faria concreta com a narrativa escrita ou falada. Resposta correta. Observando a imagem, podemos perceber o espaço (floresta – próximo ao castelo) e os personagens (Fada Madrinha e Cinderela).

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 2
Clique na figura e veja a imagem. Observando a imagem, percebemos que os casais dos contos de fadas são o vilão e a heroína. o príncipe e a plebeia. o príncipe e a princesa. o antagonista e a princesa.

31 Justificativas: Educoquiz 2 – Questão 2
Resposta incorreta. Os homens da imagem não são vilões, são os príncipes de suas histórias. Tal fato é comprovado pelo clima de felicidade e amor. Resposta incorreta. Cinderela era um plebeia, mas nem todas as princesas dos contos de fadas são plebeias. Resposta correta. Os casais apresentados na imagem são: o príncipe e a princesa dos vários contos de fadas. Resposta incorreta. O antagonista é o personagem que quer interferir no “final feliz” do protagonista (personagem principal). Os homens da imagem não são antagonistas, e sim, príncipes de suas histórias.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 3
Clique na imagem e leia o conto de fadas “A Bela e a Fera” AAADyU/OzSmuFqrN4o/s1600/%257BDA30DACD-ADAC- B0B7-BC50-C0ECA0D3E45A%257D.jpg Ao ler o conto de fadas “A Bela e a Fera” podemos descrever a Fera como feia, intolerante, furiosa, mas boa e gentil com a Bela. feia, violenta, terrível, mas boa e gentil com a Bela. doce, meiga, sensível, mas boa e gentil com a Bela. doce, chorosa, humilde, mas boa e gentil com a Bela.

33 Justificativas: Educoquiz 2 – Questão 3
Resposta correta. Ao ler o conto de fadas “A Bela e a Fera”, percebemos feiura, intolerância e fúria da personagem Fera, embora seja boa e gentil com a Bela. Resposta incorreta. Ao ler o conto de fadas “A Bela e a Fera”, não percebemos atitudes violentas e terríveis praticadas pela personagem Fera. Resposta incorreta. Ao ler o conto de fadas “A Bela e a Fera”, não percebemos doçura, sensibilidade e meiguice por parte da personagem Fera, embora trate a personagem Bela de forma boa e gentil. Resposta incorreta. Ao ler o conto de fadas “A Bela e a Fera”, não percebemos doçura e humildade da personagem Fera, assim como, não apresenta-se chorosa.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 4
Clique na imagem e leia, novamente, o conto de fadas “A Bela e a Fera”. AAADyU/OzSmuFqrN4o/s1600/%257BDA30DACD-ADAC- B0B7-BC50-C0ECA0D3E45A%257D.jpg Em relação ao tempo da narrativa, podemos dizer que ele apresenta a ordem cronológica dos acontecimentos da história. apresenta muitos flashbacks para justificar as ações dos personagens. apresenta entrelaçamentos temporais durante todo a narrativa. apresenta um flashback que explica a transformação da Fera.

35 Justificativas: Educoquiz 2 – Questão 4
Resposta correta. O tempo da narrativa apresenta a ordem cronológica dos acontecimentos da história. Resposta incorreta. Não há muitos flashbacks para justificar as ações dos personagens. Não há flashbacks nessa narrativa. Resposta incorreta. O tempo da narrativa não apresenta entrelaçamentos temporais. O conto segue uma ordem cronológica. Resposta incorreta. A Fera narra o feitiço que a enfeitiçou. Não há um flashback para informar acontecimentos do passado.

36 Atividade 12, 13, 14 e 15: Educoquiz 2 O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o Educoquiz 2 avalia as atividades 8, 9,10 e 11. De forma prática e objetiva, põe “a prova” o estudo sobre Incríveis histórias no mundo do “Era uma vez...”: conto de fadas I. É importante que o aluno acerte no mínimo 3 questões. Esse fato demonstrará domínio do que foi desenvolvido e o mínimo de prontidão para seguir com o desenvolvimento do tema proposto. Esse “Quiz” objetiva identificar os elementos da narrativa: personagens, espaço, tempo cronológico, assim como informações explícitas; Inferir informações implícitas; reconhecer as estruturas textuais do gênero conto de fadas; Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem As imagens utilizadas nas questões foram extraídas dos endereços: O link para o texto: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Atividade individual.

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 18 Checagem ATIVIDADE 19

38 Atividade 16: O clássico e o moderno
Os contos de fadas fazem parte do universo infantil a muitos anos. Porém, a indústria cinematográfica vem reinventando o gênero com abordagens modernas e arrojadas: o reino encantado está mais atraente e divertido, serve-se de releituras e da atualidade. Clique nas imagens e veja esses contos modernos. Após analise os traços modernos e atuais.

39 Atividade 16: O clássico e o moderno
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, leve seu aluno ao reconhecimento da relação entre o conto de fadas tradicional, o moderno e o reino do faz de conta – a presença da magia, do maravilhoso, do encantamento são lógicas próprias deste gênero. Leve seu aluno a relacionar os contos já conhecidos com recriações modernas que servem-se da atualidade para provocar carisma, comicidade e atração com uma linguagem mais arrojada. Os personagens e a trama abrem mão de um romantismo “perfeitinho” e propõem situação verossimilhantes. Discuta com seu aluno, estes novos traços do conto de fadas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem As imagens foram extraídas dos endereços: , Os links das imagens são os seguintes: Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Em grupos de 3 alunos.

40 Atividade 17: Crianças e contos de fadas
Vamos pensar sobre a relação das crianças com os contos de fadas... Por que crianças gostam tanto de contos dos fadas? Os contos de fadas são facilmente compreendidos pelos pequenos. Por que isso acontece? Por que há sempre personagens como princesas, príncipes e bruxas? O que eles representam? Porque quase sempre há o final feliz? Clique na imagem. Assista o trailer de “Espelho, espelho meu”. Anote suas conclusões em seu caderno virtual.

41 Atividade 17: Crianças e contos de fadas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, conduza seu aluno a compreensão de que os contos de fadas são queridos pelas crianças, pois, em sua maioria, são de fácil compreensão. Lidam com questões humanas universais que encorajam o desenvolvimento infantil e aliviam tensões inconscientes. O mundo mágico é muito atraente e provoca encantamento, este transporta a criança e desenvolve seu imaginário. Os contos de fadas apresentam personagens “arquétipos” que simbolizam valores básicos e referenciais (o bem e o mal, o feio e o bonito, o forte e o fraco). O final feliz é a catarse, a simbologia da esperança, a possibilidade de um futuro melhor. Muitos contos de fadas apresentam uma moral: as condutas boas são gratificadas, enquanto as ruins sofrem castigos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem da atividade foi extraída do endereço: A imagem apresenta um link: Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Em grupo de 3 alunos.

42 Atividade 18: O narrador O narrador é uma figura presente em muitos contos de fada. Ele pode contar a história ou participar dela como um personagem. Clique na imagem e veja o conto de fadas “O retorno da Cinderela”. Perceba a curiosa participação do narrador.

43 Atividade 18: O narrador Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com esta atividade, leve o aluno a reconhecer a figura do narrador como importante elemento nas narrativas. Ele pode participar diretamente dos acontecimentos (como personagem, por exemplo) ou ser somente o contador da história. Ainda como mero contador, o narrador pode exprimir opiniões e utilizar marcas expressivas. O narrador de “O retorno da Cinderela” utiliza uma narração curiosa, cômica e crítica. Chega a falar com a personagem Cinderela. Um recurso muito utilizado é quando o personagem (já idoso) conta uma história do passado em que foi personagem, ou mesmo, a sua própria história: Em Peter Pan, Wendy narra a história de um menino que não queria crescer. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem foi extraída do endereço: animadosclube.com/produtos/C%20-%20Desenhos/Contos_de_Fadas_Furados.jpg Na imagem contém o link de um vídeo: Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Em grupo de 3 alunos.

44 Atividade 19: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 1
Clique na imagem e veja o trailer de “Deu a Louca na Chapeuzinho”. AAAAAAv0/Yx6V2j__ufQ/s1600/Deu+a+louca+na+chapeuzinho.jpg “Deu a louca na Chapeuzinho” é um conto de fadas moderno. Uma releitura do clássico já conhecido. Dentre os aspectos renovadores temos: o lobo disfarçado de Vovó esperando a neta Chapeuzinho deitado na cama. o fato da personagem Chapeuzinho Vermelho nunca tirar o chapéu vermelho. os traços de personalidade de Chapeuzinho, do Lobo, da Vovó e do Lenhador. os personagens Chapeuzinho, Lobo, Vovó e Lenhador conduzem o conto.

45 Justificativas: Educoquiz 3 – Questão 1
Resposta incorreta. O lobo disfarçado de Vovó esperando a neta Chapeuzinho deitado na cama não é um aspecto renovador. No conto clássico, acontece da mesma forma. Resposta incorreta. O fato de Chapeuzinho nunca tirar o chapéu vermelho não é um aspecto renovador. No conto clássico, a personagem também não tira o chapéu. Porém, não expresse essa informação de forma intencional, como no conto moderno. Resposta correta. Os traços de personalidade de Chapeuzinho, do Lobo, da Vovó e do Lenhador são aspectos renovadores no conto moderno. Chapeuzinho é esperta e sabe resolver-se sozinha, O Lobo é medroso, a Vovó é radical e o Lenhador um bobalhão. Resposta incorreta. A condução do conto de fadas pelos personagens Chapeuzinho, Lobo, Vovó e Lenhador não é um aspecto renovador. Isso também acontece no conto clássico.

46 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 2
Clique na imagem e veja o trailer de “Deu a louca na Cinderela”. 00/variados/deu_louca_cinderela/louca_cinderela2_800.jpg Em “Deu a louca na Cinderela”, a renovação está na presença do herói que é o príncipe encantado. é o lavador de pratos. é a madrasta. é a Cinderela.

47 Justificativas: Educoquiz 3 – Questão 2
Resposta incorreta. O Príncipe Encantado não é o herói dessa história. E, se fosse, não haveria o aspecto renovador. Resposta correta. O herói de “Deu a louca na Cinderela” é um lavador de pratos. Resposta incorreta. A madrasta não é a heroína dessa história. Ela ocupa o papel de antagonista (aquela que quer destruir os planos de ser feliz do herói). Resposta incorreta. Cinderela não é a heroína deste conto de fadas. Esta personagem nesse função não apresentaria uma renovação.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 3
Clique na imagem e veja mais uma cena de “Encantada” AAAADqA/a4ViDHqqtEU/s1600/giselle_encantada.jpg No mundo encantado, um elemento estranho chama a atenção de todos: o celular. o beijo. o sapatinho. o bueiro.

49 Justificativas: Educoquiz 3 – Questão 3
Resposta correta. O celular, que toca no meio da cerimônia de casamento, é o elemento estranho que chama a atenção de todos no mundo encantado. Resposta incorreta. O beijo não é o elemento estranho que chama a atenção de todos no mundo encantado. O beijo selando o “final feliz” é um signo forte nos contos de fadas. Resposta incorreta. O sapatinho de cristal não é o elemento estranho que provoca estranhamento no mundo encantado. Na cena apresentada, o sapatinho aparece no mundo real. Resposta incorreta. O bueiro não é o elemento estranho que provoca estranhamento no mundo encantado. Ele se apresenta como a passagem de um mundo para outro.

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 4
Clique na imagem e veja o trailer de “A Gata Borralheira”. Pelo resumo do conto, mesmo com sotaque português, podemos perceber que a Fada Madrinha, as irmãs de Cinderela e a Madrasta de Cinderela, representam, respectivamente: a maldade, a bondade e a inveja. a inveja, a maldade e a bondade. a maldade, a inveja e a bondade. a bondade, a inveja e a maldade.

51 Justificativas: Educoquiz 3 – Questão 4
Resposta incorreta. A Fada Madrinha não representa a maldade. Pelo contrário, ela realiza o sonho de Cinderela. As irmãs não são bondosas e a Madrasta representa mais que inveja. Resposta incorreta. A Fada Madrinha não representa a inveja. Ao contrário, ela ajuda Cinderela a ficar mais linda. A Madrasta não representa a bondade. Ela é má com Cinderela. Resposta incorreta. A Fada Madrinha não representa a maldade. Pelo contrário, ela realiza o sonho de Cinderela. A madrasta não representa a bondade. Ela é sempre má com Cinderela. Resposta correta. A Fada Madrinha representa a bondade, as irmãs representam a inveja da beleza e a Madrasta representa a maldade, aquela capaz de tudo para não deixar Cinderela feliz.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 5
Clique na imagem e veja “A bela Adormecida” clube.com/produtos/C%20-%20Desenhos/Contos_de_Fadas_Furados.jpg Em relação ao narrador, podemos dizer que ele é o personagem principal (protagonista). ele é um dos personagens do conto de fadas. ele é o contador do conto e, é indiferente a história. ele é o contador do conto e sua narração é marcante.

53 Justificativas: Educoquiz 3 – Questão 5
Resposta incorreta. O narrador não é o personagem principal (o protagonista) nesta história. Ela não participa do conto de fadas como personagem. Ele apenas conta a história. Resposta incorreta. O narrador não é um dos personagens deste conto de fadas. Ele não participa diretamente desta história. Resposta incorreta. O narrador é o contador da história. Mas, sua narrativa não é indiferente. Ele expressa várias intensões. Resposta correta. O narrador é o contador da história. E sua narração é marcante, pois conta expressando suas opiniões e mudando as inflexões de acordo com o texto lido. Ele chega a falar diretamente com a personagem.

54 Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Atividades 19, 20, 21, 22 e 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, com o Educoquiz 3, verifique os conhecimentos aprofundados nas atividades 16,17 e 18. Os alunos serão avaliados de forma prática identificando os elementos da narrativa (protagonista/antagonista), espaço/ambiente, tempo cronológico; identificando informações explícitas; inferindo informações implícitas; reconhecendo as estruturas textuais do gênero conto de fadas; depreendendo relações de causa e consequência no texto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem As imagens foram extraída dos sites: clube.com/produtos/C%20-%20Desenhos/Contos_de_Fadas_Furados.jpg Os links dos vídeos: , Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Atividade individual.

55 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 24

56 Atividade 24: Você está sendo desafiado
É hora de colocar em prática tudo que você aprendeu! Escreva (com mais 2 amigos) um conto de fadas moderno. Use 3 personagens já conhecidos dos contos de fadas. Considere a atualidade! Seja criativo! Solte a imaginação! Não se esqueça dos elementos básicos da narrativa: personagens, narrador, espaço e tempo.

57 Atividade 24: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esta atividade é um desafio para os alunos. Nela, eles colocarão em prática o conhecimento construído durante toda aula. Ao produzirem seus contos de fadas deverão empregar, com autonomia, os conceitos desenvolvidos. Oriente-os e esteja pronto para esclarecer as dúvidas. Motive-os a produzir histórias interessantes. Se preferir, você pode determinar mais elementos da narrativa, como lugar (shopping, floresta, mercado, parque de diversões, calabouço,...) ou tempo. Após a produção os contos de fadas poderão ser apreciados através de leituras dramatizadas. Peça ajuda ao professor de Artes Cênicas de sua escola. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: A critério do professor. Organização da sala de aula: Individual.

58 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 25 Resumo ATIVIDADE 26 Próximo tema ATIVIDADE 27

59 Atividade 25: Construindo um resumo
Este é o momento de construir seu resumo. Você irá destacar os pontos importantes que foram estudados. Faça uma lista com, no mínimo, 8 (oito) pontos estudados.

60 Atividade 25: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade, os alunos deverão construir um resumo pensando em tudo que foi estudado nesta aula. Eles deverão destacar, no mínimo, cinco pontos que consideraram importantes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem foi extraída do endereço: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em dupla ou trio.

61 Atividade 26: Educossíntese
Vamos conferir. Nesta aula, você aprendeu: Identificar algumas marcas do conto de fadas, como o caráter narrativo, personagens fantásticos, a luta entre o bem e o mal, o final feliz, o castigo pra quem fez o mal, magias, a expressão “Era uma vez…”; Perceber a importância dos contos de fadas na construção do universo imagético infantil. A colaboração com a oralidade, a associação de ideias, a descrição dos personagens, a percepção de que toda ação provoca uma reação (relação causa-efeito); O encantamento e a magia oferecidos pelos contos de fadas provocam o interesse pela leitura. Compreender que o gênero conto de fadas tem características próprias e apresenta elementos específicos: os personagens (geralmente maravilhosos, mágicos, encantados), o tempo (que é o tempo do faz de conta e que nem sempre tempo compromisso com a lógica do tempo real), o espaço (geralmente florestas, castelos) e o narrador - que conduz a narrativa. Observar os personagens e suas funções: o herói/protagonista tem inúmeras provações até conseguir o sonhado “final feliz”, o vilão ou antagonista interfere nos objetivos do herói em perseguições para destruir o “final o feliz”, a mocinha sonha com um príncipe, alguém com quem será feliz e construirá um futuro, os coadjuvantes auxiliam os personagens centrais em seus objetivos. Compreender que a descrição é um elemento importante na caracterização de personagens e espaços. A partir dela, conseguimos compreender melhor os personagens e a própria narrativa. A descrição do personagem pode contemplar aspectos físicos e de personalidade. As falas e ações também oferecem elementos para a descrição. A descrição dos espaços favorece a compreensão do universo do conto, colabora também para a caracterização dos personagens, pois fornece informações sobre o contexto social que estão inseridos. Compreender o tempo na narrativa, identificando a ordenação cronológica dos acontecimentos, o entrelaçamento das sequências e a técnica de flashback.. A expressão “Era uma vez” é um elemento temporal muito usado nos contos de fadas, característica desse gênero sugere um tempo que não é o real, mas que também não pode ser claramente determinado. Reconhecer a relação entre o conto de fadas tradicional, o moderno e o reino do faz de conta – a presença da magia, do maravilhoso, do encantamento. Relacionar os contos já conhecidos com recriações modernas que servem-se da atualidade para provocar carisma, comicidade e atração com uma linguagem mais arrojada. Compreender que os contos de fadas são de fácil compreensão, pois lidam com questões humanas universais. O mundo mágico é muito atraente e provoca encantamento. Apresentam personagens “arquétipos” que simbolizam valores básicos e referenciais (o bem e o mal, o feio e o bonito, o forte e o fraco). O final feliz é a catarse, a simbologia da esperança, a possibilidade de um futuro melhor. Reconhecer a figura do narrador como importante elemento nas narrativas. Ele pode participar diretamente dos acontecimentos (como personagem, por exemplo) ou ser somente o contador da história. Ainda como mero contador, o narrador pode exprimir opiniões e utilizar marcas expressivas.

62 Atividade 26: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a Educossíntese apontou os tópicos fundamentais desenvolvidos na aula. O aluno deverá identificar, no mínimo, 8 (oito) pontos dos listados e, ainda, reconhecer todos os pontos indicados. Peça que registrem todos os pontos no caderno virtual. O registro é uma forma de ajudar na fixação dos conceitos aprendidos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

63 Atividade 27: Na próxima aula...
Você irá estudar Incríveis histórias no mundo do “Era uma vez...”: conto de fadas II Vamos observar a forma como são construídas as ações narrativas e o enredo: quando os personagens vivem aventuras que os levam de uma situação a outra.  Clique na imagem e reveja o trailer de “Enrolados” e analise: O que leva o ladrão invadir a torre de Rapunzel? Clique na imagem e veja o causo. Até lá!

64 Atividade 27: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, introduza o tema da próxima aula: Incríveis histórias no mundo do “Era uma vez...”: conto de fadas II. Provoque a curiosidade dos alunos em relação ao que vai ser estudado, falando sobre o assunto com empolgação e criando expectativa nos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem foi extraída do endereço: E contém o link: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em semicírculo.

65 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Professor, esta aula é para dar asas a imaginação! Comece com um ciclo de leituras dos contos de fadas clássicos. Estas leituras devem ser dramatizadas e abertas a toda a escola/comunidade escolar – conte com a ajuda do professor de Artes Cênicas de sua escola. Após as leituras, promova um pequeno concurso de ilustrações sobre o conto ouvido. Num segundo momento, lance mão dos contos de fadas modernos. Conduza da mesma forma com leituras e produção de ilustrações. Conjugar as leituras com exibições de filmes dos contos modernos, como os sugeridos durante a aula, é fundamental para enriquece as discussões. Após o filme – uma mesa redonda para discutir os traços modernos. Num terceiro momento, incentive a produção de contos de fadas. Inicialmente os alunos podem lançar mão de aspectos dos contos já conhecidos. Mas, após, conte com sua criatividade. Exponha as produções de seus alunos da mesma forma que as anteriores ou inove. Boa sorte e bom trabalho! PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema


Carregar ppt "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google