A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lídia Andrade Lourinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lídia Andrade Lourinho"— Transcrição da apresentação:

1 Lídia Andrade Lourinho
COMPORTAMENTO PROMOTOR DE SAÚDE EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE FORTALEZA-CE Lídia Andrade Lourinho

2 INTRODUÇÃO O comportamento promotor de saúde e bem-estar psicossocial das pessoas são importantes determinantes do estado de saúde, não causam somente impacto imediato na saúde, mas deixam consequências. Práticas e comportamentos não saudáveis na adolescência irão possivelmente continuar até a fase adulta, prejudicando assim a saúde, futuramente (LEE e LOKE, 2005). Muitos adolescentes iniciam práticas não saudáveis (como ingestão nutricional inadequada e sedentarismo) e comportamentos de risco (como uso de tabaco e drogas) conduzindo a resultados desfavoráveis à saúde (LEE e LOKE, 2005). É na adolescência que se consegue identificar hábitos desviantes com maior facilidade, sendo também a melhor fase para corrigi-los.

3 OBJETIVO Considerando a tendência crescente de problemas de saúde entre os adolescentes brasileiros, decorrentes de comportamentos inadequados, e aos poucos estudos avaliando estes comportamentos, especialmente na região Nordeste, é que este estudo tem o objetivo de avaliar o comportamento promotor de saúde, com ênfase nos hábitos alimentares e na atividade física de alunos adolescentes de uma escola de ensino médio e profissionalizante na cidade de Fortaleza, Ceará.

4 METODOLOGIA Estudo transversal, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa que foi realizado em Fortaleza–CE. A coleta de dados foi efetuada em junho de 2011, em uma escola estadual de educação profissional. A amostra do estudo foi composta por 140 alunos (n=140) distribuídos nas quatro turmas de 2º ano da referida escola, com um total de 155 estudantes. Foram excluídos da amostra 15 alunos, aqueles que não estiveram presentes à escola nos dias de coleta de dados. Não houve recusa de nenhum aluno em participar do estudo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário (Escala de Avaliação do Comportamento Promotor de Saúde), Scale Adolescent Health-Promoting – AHS. O questionário adotado segue a escala AHP (Analytic Hierarchy Process), método para auxiliar na tomada de decisões complexas, acessando os estilos de vida promotores de saúde dos estudantes (CHEN, 2005).

5 METODOLOGIA Na análise dos comportamentos promotores de saúde, somente as respostas “frequentemente” e “sempre” serão consideradas como práticas promotoras de saúde. As respostas “nunca”, “raramente” e “às vezes” não serão tratadas como relatos de comportamento promotor de saúde (LEE e LOKE, 2005). As informações obtidas produziram tabelas de frequência simples, percentual, médias e variações. Os dados coletados foram armazenados utilizando-se o programa Excel for Windows (Microsoft Corp. Estados Unidos). A análise estatística dos resultados foi realizada por meio do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 14.

6 RESULTADOS A amostra totalizou 140 adolescentes, 94 (67,1%) dos quais do sexo feminino e 46 (32,9%) do sexo masculino. As idades variaram de 13 a 17 anos, com média de 14,9 anos. Quanto à situação socioeconômica familiar, a maioria da amostra (63,3%) recebia uma renda de um a dois salários-mínimos.

7 Acerca de como estes estudantes se alimentam, percebeu-se que a maioria respondeu “sempre/frequentemente” para os seguintes comportamentos avaliados: 117 (84,7%) fazem três refeições por dia,94 (67,5%) ingerem ao menos 1,5L de água diariamente e 88 (62,8%) dos estudantes tomam café da manhã diariamente. Verificou-se que 113 (82,3%) dos entrevistados referiram as respostas “nunca/raramente/às vezes” sobre realizar esforços para selecionar alimentos com uma menor quantidade de óleo e 74 (54,7%) disseram que incluem fibras na alimentação nesta mesma frequência.Na investigação sobre a inclusão de cinco grupos alimentares (frutas e verduras, pães, carnes, cerais e leite) em cada refeição do dia, o estudo revelou que 84 (61,3%) dos adolescentes, “nunca/raramente/às vezes”, seguem essa recomendação.

8 No que se refere à atividade física, “nunca/raramente/às vezes” foram as respostas mais referidas quando se indagou sobre a prática de alongamento diário, totalizando 113 (81,2%) adolescentes. Sobre a prática de exercício de 30 minutos pelo menos três vezes por semana, 106(77,8%) estudantes também referiram a mesma resposta. Quanto à avaliação da postura corporal correta, verificou-se que 85 (60,7%) dos adolescentes também responderam “nunca/raramente/às vezes”. Assim, não se identifica um comportamento promotor de saúde nesses itens avaliados. Constatou-se que 114 (83,2%) dos estudantes “sempre/frequentemente” participam das aulas de Educação Física na escola, semanalmente, e 72 (52,9%) “sempre/frequentemente” se aquecem antes dos exercícios rigorosos, caracterizando um comportamento promotor de saúde relacionado a esses aspectos na maioria da população avaliada.  

9 CONCLUSÃO O comportamento alimentar dos adolescentes estudados mostrou-se adequado quanto ao número mínimo de três refeições diárias, regularmente fazer o café da manhã e ingestão hídrica suficiente. Relativamente, no entanto, à ingestão de alimentos com alto teor de gordura e a inclusão dos cinco grupos alimentares na alimentação, incluindo as fibras, o comportamento, mostrou-se inadequado. Em relação à prática de atividade física nos adolescentes, concluiu-se que uma grande parte deles não tem a prática de atividade física como rotina, havendo, assim, um grande número de adolescentes ainda expostos ao sedentarismo. Conclui-se, portanto, que são necessárias algumas mudanças de comportamentos entre os adolescentes, que podem ser mediadas por projetos de intervenção educativa na escola e na comunidade, tanto no que se refere à alimentação quanto à atividade física, para que haja maior promoção de saúde, melhor qualidade de vida e maior longevidade da saúde futura deles.


Carregar ppt "Lídia Andrade Lourinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google