A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Roda Dos Alimentos. A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Roda Dos Alimentos. A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida."— Transcrição da apresentação:

1 A Roda Dos Alimentos

2 A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.

3 Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar Saber comer é saber viver, a roda dos alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.

4 O que nos ensina? De uma forma simples, a roda dos alimentos transmite as orientações para uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação: De uma forma simples, a roda dos alimentos transmite as orientações para uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação: Completa – comer alimentos de cada grupo e beber agua diariamente; Completa – comer alimentos de cada grupo e beber agua diariamente; Equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontra nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o numero de porções recomendado; Equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontra nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o numero de porções recomendado; Variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano Variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano

5 A nova roda dos alimentos A nova roda dos alimentos traz muitas novidades. O seu formato original, o circulo, mantém-se. Mas, ao invés de cinco, passamos a ter sete grupos de alimentos e a água, esse bem imprescindível à vida, ocupa o lugar central do circulo.

6 Como era constituída antes: Existiam 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dias. Os grupos de alimentos eram os seguintes: Leite e derivados Carne, peixe e ovos Óleos e gorduras Cereais e leguminosas Hortaliças, legumes e frutos.

7 Como é constituída agora: É composta por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões que indicam a proporção do peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: Cereais e Derivados, tubérculos –4 a 11 porções Hortícolas – 3 a 5 porções Fruta – 3 a 5 porções Lacticínios – 2 a 3 porções Carnes, pescados e ovos – 1,5 a 4,5 porções Leguminosas – 1 a 2 porções Gorduras e óleos – 1 a 3 porções

8 A água Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, está representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial a vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros.


Carregar ppt "A Roda Dos Alimentos. A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google