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“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”

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Apresentação em tema: "“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”"— Transcrição da apresentação:

1 “Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Discentes: Ana Filipa Francisco Cátia Guerreiro Docente: Dr.ª Ana Carvalho

2 Escolha do tema: Estágio curricular Temática de interesse

3 Introdução Bastante explícita quanto à contextualização e estruturação do trabalho Apresenta o problema que justificou o estudo em questão e a sua importância Descreve e formula as questões do estudo Descreve a estrutura geral da dissertação

4 Contexto institucional
O estudo realizou-se na Escola Secundária da Moita

5 Enquadramento Aumento significativo da indisciplina e dos comportamentos agressivos Problema complexo e multidimensional que afecta, cada vez mais, o nosso sistema educativo As mudanças ocorridas na família e na sociedade trouxeram novos problemas para dentro da escola Aumento da escolaridade obrigatória, que alarga a permanência dos jovens na escola Inadequação do sistema de ensino relativamente às diferentes culturas presentes nas escolas, às expectativas, motivações e competências dos alunos

6 Indisciplina Violência escolar Agressividade Bulling

7 Estruturação do relatório
Capítulo 1 - Problema e importância do estudo, objectivos e questões Capítulo 2 - Enquadramento Capítulo 3 – Metodologia Capítulo 4 - Análise estatística dos resultados Capítulo 5 - Discussão e interpretação dos resultados, sistematização das conclusões, limitações deste estudo e sugestões que podem contribuir para o desenvolvimento de futuras investigações.

8 Objectivos Conhecer as representações que os alunos do 8º e 10º anos de escolaridade têm acerca da indisciplina e da violência na escola - Aprofundar os conceitos de indisciplina e violência escolar; - Compreender os factores da indisciplina e da violência escolar; - Compreender as consequências da indisciplina e da violência escolar; - Contribuir para a prevenção e para a diminuição de tais comportamentos. Pág. 7;8

9 Clareza dos objectivos
- Objectivos claros e concisos - O objectivo geral não transparece da melhor forma o âmbito do estudo

10 Metodologia Metodologia quantitativa
Aplicação de inquéritos por questionário Análise de dados dedutiva

11 “…o presente estudo teve por base uma metodologia quantitativa, a qual pode ser entendida como uma via muito “importante para dimensionar os problemas com os quais trabalhamos, para nos fazer grandes retratos da realidade”…” “As nossas opções foram feitas tendo em conta, não só os objectivos a que nos propusemos mas, também, as limitações de tempo associadas ao desenvolvimento deste trabalho”

12 “Para dar cumprimento ao objectivo do nosso estudo sentimos a necessidade de escolher um instrumento que permitisse a possibilidade de quantificar uma multiplicidade de dados e daí retirar algumas conclusões.”

13 Metodologia Descrição dos procedimentos e instrumentos utilizados
Indicação das variáveis em estudo Descrição dos procedimentos e instrumentos utilizados Caracterização da amostra

14 Amostra Idade Sexo Escolaridade dos pais Divorcio Reprovação
Todos os alunos do 8ºano Alunos do 10º ano escolhidos aleatoriamente Caracterização Idade Sexo Escolaridade dos pais Divorcio Reprovação

15 Instrumentos: O questionário “Peer Victimization Scale”
O questionário “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos” (EDEP) O questionário GLOB (5 secções)

16 Resultados do projecto
São apresentados através de dados estatísticos, utilizando tabelas e gráficos.

17 Contributos Os dados empíricos obtidos no presente estudo parecem sugerir a necessidade de elaborar e implementar programas de intervenção eficazes para prevenir este tipo de problemas.

18 Conclusões Os resultados obtidos na vitimização permitiram observar que o tipo de vitimização mais frequentemente utilizado foi a “vitimização verbal”, seguida da “vitimização social”, da “vitimização relativa à propriedade” e, por fim, da “vitimização física”. Relativamente à agressão na escola, os dados confirmam que o tipo de agressão mais utilizado foi a “agressão verbal”, seguida da “agressão social”, da “agressão relativa à propriedade” e da “agressão física” Quanto à disrupção escolar, parece surgir mais associada a comportamentos de alguns alunos que perturbam o processo da aula

19 A análise dos resultados, em função da variável tipo de curso, não permitiu observar diferenças estatisticamente significativas na maior parte dos itens da vitimização, da agressão e da disrupção escolar. Os resultados encontrados na relação entre a vitimização e o ano de escolaridade apresentam, na globalidade, diferenças estatisticamente significativas, tendo-se constatado que a percentagem de comportamentos de vitimização diminuía com o ano de escolaridade Relativamente à agressão e à disrupção escolar, os resultados do presente estudo também evidenciam relações significativas com o ano de escolaridade. Os alunos do 8º ano revelaram maiores níveis de vitimização, agressão e disrupção escolar do que os alunos do 10º ano, sobretudo os dos Cursos Científico-Humanísticos.

20 A globalidade dos resultados obtidos parece ir ao encontro da ideia de que, por um lado, tanto a indisciplina, como a agressividade e a disrupção escolar tendem a diminuir com o ano de escolaridade e, que, por outro, o tipo de curso não vai influenciar a frequência e intensidade desses comportamentos. Os problemas de indisciplina e violência escolar, apesar de não atingirem frequências elevadas, estão presentes na Escola Secundária da Moita, de forma similar ao que ocorre noutros estabelecimentos de ensino

21 Limitações: Falta de tempo para um amadurecimento do trabalho


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