Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
3º encontro Escola de Pais
Planejamento e rotina 3º encontro Escola de Pais
2
O que é rotina?
3
O que é rotina? Hábito, costume Prática
Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo Sequencia de atividades ou etapas Quadro cronológico de atividades Prática Prática constante em geral
4
A rotina pode ser... Planejada Não REPLANEJADA
5
ROTINA e PAPÉIS DO INDIVIDUO
6
Por que a rotina é mal vista?
7
A rotina é cercada de mitos
Assim como outras questões de nossa vida, A rotina é cercada de mitos
8
Rotina demais = ESCRAVIDÃO
Rotina de menos = CAOS Rotina demais = ESCRAVIDÃO Porém, devemos estar cientes de que é necessário REPLANEJAR SEMPRE
9
Mas, qual a importância da rotina?
10
planejada
11
Para a criança... Cria situação de aprendizagem positiva
A rotina é como uma guia ou moldura Cria situação de aprendizagem positiva Organiza as experiências sociais, físicas e psicológicas Permite melhor integração dos aspectos sociais, físicos e psicológicos Auxilia no desenvolvimento da confiança, da segurança, da autonomia Ajuda na construção da noção de tempo
12
Importante! Os estudos científicos tem mostrado que: Crianças que tem rotina bem definida tendem a ser mais saudáveis (Ferriolli, Marturano e Puntel, 2007). Os efeitos positivos de uma rotina bem estabelecida na infância são observados na adolescência (Vandell, Belsky, Burchinal, Steinberg, Vandergrift, NICHD Early Child Care Research Network, 2010).
13
A falta da rotina para a criança pode gerar
Ansiedade Instabilidade Irritabilidade Insegurança Desorganização DEVEMOS SER CLAROS NAS MENSAGENS
14
A rotina planejada na escola...
A rotina funciona como uma guia para o desenvolvimento das atividades escolares É elemento fundamental no desenvolvimento da autonomia Oferece segurança
15
Em casa... Uma rotina planejada pode auxiliar no processo educativo e no desenvolvimento infantil Facilitar o dia-a-dia
16
União família - escola O planejamento da rotina familiar e escolar é importante para criar: Segurança Confiança Ações da escola se tornam mais significativas quando são valorizadas e reforçadas pela família (vice-versa)
17
Juntos somos fortes Desenvolver a rotina para crianças exige que os adultos também tenham uma relação adequada com a rotina.
18
Aspectos Importantes a Associar à Rotina
19
Como ter uma rotina EFICAZ
Ineficaz – Eu priorizo o que é urgente Eficaz – Eu priorizo o que é importante RESULTADO Mais organização e produtividade. Menos crises. Reconhecimento como realizador. Uma vida mais equilibrada e paz de espírito. COMPORTAMENTO Foque nas maiores prioridades. Elimine o que não é importante. Planeje semanalmente. Planeje diariamente.
20
PROGRAME A SEMANA: Independente do tipo de ferramenta utilizada – software, papel ou computador de mão – programe suas prioridades. PLANEJE DIARIAMENTE: tarefas compromissos contatos COM SEUS FILHOS: Estabeleça uma rotina, mas altere o Planejamento Diário quando necessário for, em função do Programa Semanal.
21
Como desenvolver a rotina em casa
Listar atividades e ações diárias Reservar espaço para o brincar Organizar a sequência e definir horários Planejar com antecedência Manter a flexibilidade com bom senso Respeitar o momento do desenvolvimento da criança
22
Expor e acompanhar
25
Referências Anaí Haeser Peña: Psicóloga Escolar da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem do CEI 01- Taguatinga FERRIOLLI, Silvia Helena Tortul; MARTURANO, Edna Maria e PUNTEL, Ludmila Palucci. Contexto familiar e problemas de saúde mental infantil no Programa Saúde da Família. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.2, pp Epub 15-Fev-2007. VANDELL, Deborah Lowe; Belsky, Jay; Burchinal, Margaret; Steinberg, Laurence; Vandergrift; Nathan e NICHD Early Child Care Research Network. Do Effects of Early Child Care Extend to Age 15 Years? Results From the NICHD Study of Early Child Care and Youth Development. Child Development, 81(3), pp. 737–756, May/June 2010.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.