A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ações Educativas “Creche Odete Cristina”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ações Educativas “Creche Odete Cristina”"— Transcrição da apresentação:

1 Ações Educativas “Creche Odete Cristina”
Alunas: Franciele, Cristina, Fernanda, Carla

2 Ações educativas Na rotina de atividades do Programa Saúde da Família, a Equipe de Saúde da Família deve realizar ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, propiciando a participação popular conforme o texto constitucional de 1988, onde o Sistema Único de Saúde foi instituído. As ações educativas devem contribuir enquanto espaço para construção-reconstrução coletiva de saberes, implicando em melhorias nas condições de vida e saúde da população e para consolidar o processo de cidadania que vem sendo pauta dos programas de ações das políticas para a população.

3 Ações educativas Estas ações fazem parte do dia-a-dia do enfermeiro do PSF, embora possam ter ou não o caráter de atividade programada e executada com a co-participação da população e de acordo com suas necessidades sócio-sanitárias. O cotidiano das práticas dos estudantes de enfermagem devem ser voltadas para a educação em saúde é permeado por aspectos que representam o contexto imediato e o específico, que estão atrelados ao contexto geral e ao meta contexto.

4 Introdução Ações Educativas Creche Odete Cristina
Equipe responsável pelas ações educativas Carla, Cristina, Fernanda, Franciele

5 Introdução Creche Odete Cristina
Organização não Governamental do grupo Missão Sal da Terra Possui convênio com a Prefeitura Municipal de Uberlândia.

6 Introdução Creche Odete Cristina
A instituição atende um total de 60 crianças. A idade das crianças é de 2 a 5 anos. Funciona em regime integral (manhã e tarde).

7 Introdução Problemas levantados pela coordenadora da creche:
1 - Higiene bucal 2 - Higiene corporal 3 – Pediculose 4 - Doenças respiratórias mais freqüentes na infância

8

9

10 Ação Educativa Higiene Bucal e Corporal
Bonecos de fantoches para encenação de peça teatral. Personagens: Cascão Juquinha (amigo de Cascão) A mãe do Cascão Dentista.

11

12

13

14 Ação Educativa Higiene Bucal e Corporal
Vídeos de desenhos animados com músicas infantis sobre o tema Escovação do “Super-Dente” (Franciele) Música e dança com o “Super-Dente” (Franciele) e a turma do teatro

15

16

17 Ação Educativa Higiene Bucal e Corporal
Técnica da escovação com uma escova de dentes e uma boca Distribuição de balões

18

19

20

21 Ação educativa Tema: Piolhos
No dia 16/04/2009 realizamos um teatro “Alice no País dos Piolhos” com quatro personagens: “O piolho”( Franciele) “O mata piolhos”(Fernanda) “A Alice”(Carla) “A mãe de Alice” (Cristina)

22

23 Teatro: Alice no País dos Piolhos
Na representação do teatro a personagem principal “ALICE” adquiriu piolho no colégio e sua mãe realizou todas as medidas necessárias para a cura da pediculose. Tais como o uso do pente fino, do xampu contra piolhos e uso de medicamentos de acordo com a prescrição médica.

24

25 Teatro: Alice no País dos Piolhos
Foi uma atividade bem divertida, as crianças adoraram. Fizemos com saco plástico e papelão, a roupa do piolho (personagem)e o pente fino e todas do grupo caracterizaram de acordo com os personagens.

26

27

28

29 Teatro: Alice no País dos Piolhos
Esse teatro teve como objetivo explicar a importância do tratamento contra os piolhos, a conduta correta de crianças que adquiriram piolhos e a prevenção da pediculose.

30

31 Ação Educativa: Reunião de Pais
Ação educativa direcionada aos pais. Reunião de Pais para: -Repassar as ações educativas feitas com as crianças; -Reforçar aos pais a importância de incentivar a higiene corpora e bucal; -Esclarecimento de dúvidas levantadas com os pais pela coordenadora da instituição;

32

33

34 Ação Educativa: Reunião de Pais
Além desses assuntos foram abordadas as infecções respiratórias mais comuns na infância; Foram abordadas a definição das doenças, sintomas, prevenção e tratamento; A exposição foi feita em forma de palestra; Foi aberto espaço para dúvidas dos pais e discussão.

35

36

37

38

39 Assegurar o fechamento.
Confraternização Assegurar o fechamento.

40

41

42


Carregar ppt "Ações Educativas “Creche Odete Cristina”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google