A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

2 DESENVOLVIMENTO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DEFICIENTES MENTAIS
1) ASPECTO PSICOMOTOR Estimula o aluno a pensar e agir simultaneamente

3 DESENVOLVIMENTO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DEFICIENTES MENTAIS
2) RECREATIVO Tem como vantagem agir de forma direta no desenvolvimento de todo o corpo, de acordo com a atividade desenvolvida, sem a monotonia de aulas calcadas em repetições. Estimula, também, a sociabilidade.

4 A PREPARAÇÃO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DEFICIENTE MENTAL
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO CONHECER OS ALUNOS, O GRAU DE DEFICIÊNCIA DE CADA UM, AS NECESSDIDADES INDIVIDUAIS E OS OBJETIVOS DA SESSÃO PRIORIZAR ATIVIDADES LÚDICAS SABER QUANDO MUDAR UMA ATIVIDADE

5 A PREPARAÇÃO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DEFICIENTE MENTAL
OBSERVAR OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS DE ACORDO COM A DEFICIÊNCIA DO ALUNO SABER IMPOR LIMITES AOS ALUNOS E CONCEDER A LIBERDADE NECESSÁRIA PARA O BOM APROVEITAMENTO DA AULA REFORÇAR SEMPRE PONTOS JÁ TRABALHADOS

6 A PREPARAÇÃO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DEFICIENTE MENTAL
BUSCAR A INTEGRAÇÃO DO GRUPO SABER CONDUZIR A SESSÃO DE FORMA QUE O APROVEITAMENTO SEJA O MAIS HOMOGÊNEO QUANTO POSSÍVEL, SEM, COM ISSO, NIVELAR A AULA POR BAIXO APROVEITAR EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DOS ALUNOS

7 A PREPARAÇÃO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DEFICIENTE MENTAL
OBJETIVAR O DESENVOLVIMENTO, PARA FACILITAÇÃO DO COTIDIANO DO ALUNO LEMBRAR SEMPRE QUE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA LIDA COM PESSOAS, LOGO, SEJA CRIATIVO E APROVEITE POTENCIALIDADES

8 PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
1) Procurar um médico o mais cedo possível e seguir suas orientações. 2) Não adotar atitudes derrotistas. 3) Não ter vergonha ou complexo de culpa. 4) Não negligenciar os outros filhos. 5) Não ir além de suas limitações.

9 PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
6) Não exigir mais do filho especial do que ele pode lhe dar. 7) Procurar localizar seus problemas emocionais. 8) Não ter medo de ter mais filhos. 9) Não cobiçar o filho do vizinho. 10) Tentar aceitar a situação.

10 TRABALHO PSICOMOTOR COM DEF. MENTAIS
OBJETIVOS: 1) Adquirir a organização de seu esquema corporal e sua orientação no espaço. 2) Desenvolver a estruturação temporal.

11 TRABALHO PSICOMOTOR COM DEF. MENTAIS
OBJETIVOS: 3) Desenvolver um bom equilíbrio. 4) Adaptar-se ao meio.

12 TRABALHO PSICOMOTOR COM DEF. MENTAIS
OBJETIVOS: 5) Realizar atividades menos egocêntricas e de maior utilidade, ampliando a noção de responsabilidade social e de trabalho prolongado.

13 TRABALHO PSICOMOTOR COM DEF. MENTAIS
OBJETIVOS: 6) Desenvolver atividades que propiciem a reeducação motora e, tanto quanto possível, a realização pessoal.

14 TRABALHO PSICOMOTOR COM DEF. MENTAIS
ATIVIDADES: EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO VISUAL-MOTORA: 1) De educação gestual. 2) Exercícios de equilíbrio. 3) Exercícios de relaxamento. 4) Exercícios respiratórios.

15 TRABALHO PSICOMOTOR COM DEF. MENTAIS
ATIVIDADES: EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO VISUAL-MOTORA: 5) Exercícios de ritmo (com e sem música). 6) Atividades físicas que se assemelham a atividades profissionais e do cotidiano.

16 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Procure entender as características individuais de cada um e descobrir como relacionar-se com eles.  Registre sempre tudo e utilize-se desse registro, quando avaliá-lo e montar seu programa de atividades.

17 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Gradue por repetitividade ou intensidade as atividades a ele dirigidas.  Mantenha um relacionamento onde a franqueza das exposições proporcione confiança mútua.

18 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Explique e demonstre sempre, para ficar consciente de que ele participa plenamente do que está fazendo em suas aulas.  Não faça um “coquetel” de atividades com o aluno. Procure desenvolver seus objetivos com mais simplicidade.

19 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Gradue por repetitividade ou intensidade as atividades a ele dirigidas.  Mantenha um relacionamento onde a franqueza das exposições proporcione confiança mútua.

20 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Normalize suas atividades com ele, lembrando sempre de suas orientações e objetivos. Faça-o participar lentamente.

21 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Não faça críticas próximo a ele, principalmente se estas críticas denotam particularidades da qual não deva tomar conhecimento, e que podem influir no seu rendimento.

22 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Elogie sempre, principalmente se esse procedimento vier a acarretar pontos positivos no seu relacionamento e potencialidades.

23 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Observe se as atividades que você propõe têm algum significado na vida de seu aluno. Não subestime as possibilidades dele.

24 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Use o máximo de naturalidade em suas atividades, possibilitando-lhe maior compreensão entre o abstrato e o concreto.

25 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Procure certificar-se se a atividade foi compreendida, antes de torná-la mais difícil, pois a sobrecarga, quando não controlada, pode desorganizar seu plano de atividades.

26 PRINCÍPIOS NO TRATO COM UM DEFICIENTE MENTAL
Recompense o bom comportamento. Mantenha o autocontrole. Evite superproteção.

27 TEXTO BASE PARA LEITURA E DISCUSSÃO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Carregar ppt "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google