A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza Continuidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza Continuidade"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza Continuidade
PROEF-2 Andre Carvalho

2 Assuntos/Temas/Conceitos/Teorias
Conhecimento Conceitual Seres Vivos Vários grupos Características Relações evolutivas e ecológicas Evolução e Origem da vida Comparar/situar ser humano com outros seres vivos Ecologia Relações entre seres vivos Ciclos biogeoquímicos Biomas Conservação Energia

3 Capacidades Conhecimento Procedimental propor e elaborar e desenvolver investigações ler e produzir textos relacionados a temas científicos (diferentes gêneros) argumentar trabalhar em grupo Ler e produzir textos não verbais utilizados em Ciências da Natureza (gráficos, tabelas, esquemas, figuras)

4 Atitudes e Valores Conhecimento Atitudinal respeitar os diferentes seres vivos, as pessoas e a si mesmo conscientizar-se das atitudes individuais que podem colaborar com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável valorizar sua própria produção e refletir sobre transformações em seu próprio conhecimento e visão de mundo valorizar o lugar de aprendiz

5 Abordagens Metodológicas
Aulas de laboratório e atividades práticas Explorar conhecimentos prévios Argumentação e debate Apresentações dos estudantes Leitura e discussão de textos

6 Sociedade de Consumo Os sentidos do Consumo Redução do consumo Cadeia alimentar Fluxo de energia Impactos diversos Ocupação desordenada Desmatamento Queimadas Enchentes Doenças

7 Cerrado

8 Cerrado Justificativa Encontramos representantes de todos os grandes grupos de seres vivos no cerrado Belo Horizonte está em uma região de cerrado O cerrado sofre grandes impactos e é pouco valorizado Os exemplos das relações existentes no cerrado estão mais próximas dos estudantes

9 Dia 15/03, aula 1 Objetivo: Apresentação dos alunos e professores. Atividade: Dinâmica de Apresentação onde o aluno falava seu nome e contava um “causo”.

10 Dia 16/03, aula 2 Objetivo: Fazer uma reflexão sobre a importância de se estudar ciências. Recuperar o que foi dado no semestre passado. Discutir sobre o que é necessário para o homem se manter vivo. Atividade: Produção de dois textos de cinco linhas sobre as seguintes perguntas: Por que estudar ciências é importante?/O que vocês aprenderam sobre o corpo humano? Levantamento das necessidades dos seres humanos hoje (tempestade cerebral registrada no quadro) Exposição sobre a necessidade de algo para cada uma das necessidades humanas.

11 Dia 21/03, aula 3 Objetivo: Recuperar a discussão da aula anterior sobre a necessidade de coisas para outra. Exemplificar em grande escala esta idéia. Exibir um exemplo de diferentes ângulos de uma paisagem para a percepção de um mapa. Atividade: Produção de dois textos de cinco linhas sobre as seguintes perguntas: O que é necessário para uma cidade existir? / O que é necessário para uma cidade se manter? Discutir cada uma das respostas dadas pelos alunos, registrando no quadro as necessidades através de um desenho dessa cidade comum à resposta de todos.

12 Dia 23/03, aula 4 Objetivo: Recuperar a discussão da aula anterior sobre a necessidade de coisas para outra. Exemplificar em grande escala esta idéia. Comparar as necessidades do mundo com as dos seres humanos. Atividade: Produção de um textos de dez linhas ou com oito linhas e um título sobre a seguinte pergunta: O que é necessário para que exista vida na Terra? Discutir sobre as necessidades comuns entre os organismos.

13 Dia 28/03, aula 5 Objetivo: Promover a percepção de um espaço e suas características. Trabalhar a habilidade de fazer perguntas objetivas para obter uma determinada informação. Atividade: Os alunos formam duplas onde eles trocam informações para que um descubra o nome de uma localidade pensada pelo outro.

14 Dia 30/03, aula 6 Objetivo: Iniciar a apresentação do Cerrado. Trabalhar a habilidade de fazer perguntas objetivas para obter uma determinada informação. Atividade: Os alunos fazem perguntas objetivas para que se descubra o local pensado pelo professor, o Cerrado.

15 Dia 04/04, aula 7 Objetivo: Demonstrar o cerrado preservado através de imagens. Discutir as características do cerrado. Atividade: Os alunos foram até o laboratório de informática e consultaram o google, o wikipédia e suas fontes em busca de informações sobre o cerrado.

16 Dia 06/04, aula 8 Objetivo: Demonstrar o cerrado impactado através de imagens. Discutir as características do cerrado impactado. Atividade: Discussão sobre impactos das atividades humanas no cerrado e início do trabalho de desenho sobre o cerrado.

17 Dia11/04, aula 9 Objetivo: Exibir o vídeo História das Coisas. Discutir sobre o consumo em nosso cotidiano. Atividade: Logo após a exibição do vídeo, discutiu-se sobre os principais fatores que nos levam a consumir e alternativas para a redução do consumo.

18 Dia 13/04, aula 10 Objetivo: Contextualizar historicamente a fotossíntese. Explicar a equação desse processo. Atividade: Os alunos ouviram sobre a história por trás da equação da fotossíntese de forma lúdica com o professor se colocando no lugar dos pensadores e cientistas das diferentes épocas em que estudou esse processo e fazendo as principais perguntas levantadas no decorrer desse tempo.

19 Dia 18/04, aula 11 Objetivo: Discutir sobre o método científico e sua aplicação. Atividade: Aos alunos foi exposto o método científico e a importância e aplicação de cada etapa foi trabalhada utilizando os exemplos expostos na aula sobre a formulação da equação da fotossíntese.

20 Dia 20/04, aula 12 Objetivo: Experimento Elodea. Atividade: Os alunos foram levados até o laboratório de ciências e lá observamos a formação de gases no tubo de ensaio provocado pela fotossíntese e também ao microscópio observamos as estruturas da folha dessa espécie.

21 Dia 25/04, aula 13 Objetivo: Discutir sobre as estratégias de obtenção de alimento das plantas. Atividade: Foi exposto no quadro negro um exemplo da estratificação de florestas densas e discutimos sobre as estratégias que as plantas tem para um melhor aproveitamento da luz que chega até elas.

22 Dia 27/04, aula 14 Objetivo: Expor o processo de sucessão ecológica. Definir seres autotróficos e seres heterotróficos Atividade: Demonstrou-se como poderia ocorrer a sucessão ecológica em um campo de futebol abandonado e também em uma ilha vulcânica. Redação sobre sucessão ecológica. Discutiu-se sobre a importância de seres autotróficos nesse processo.

23 Dia 02/05, aula 15 Objetivo: Definir seres autótrofos e seres heterótrofos Definir e exemplificar cadeia alimentar Atividade: Aula expositiva sobre a diferença entre os autótrofos e os heterótrofos utilizando como exemplos organismos do Cerrado. Organização dos seres autótrofos e heterótrofos em uma cadeia alimentar. Definição por escrito da cadeia alimentar.

24 Dia 04/05, aula 16 Objetivo: Apresentar o fluxo de energia e matéria que ocorre pela cadeia alimentar Discutir sobre respiração Atividade: Demonstrado o fluxo de energia e matéria na cadeia respiratória iniciou-se a discussão sobre respiração. Discutimos sobre a perda de energia pela respiração ao longo da cadeia.

25 Dia 09/05, aula 17 Objetivo: Discutir sobre o ciclo da matéria na cadeia alimentar Introdução da idéia de teia alimentar Atividade: Demonstramos um esquema do ciclo da matéria na cadeia alimentar e como todos os processos ao longo da cadeia possibilitam o retorno da matéria utilizada à origem passando por produtores consumidores e decompositores, o biótico e o abiótico.

26 Dia 11/05, aula 18 Objetivo: Pensar uma rede alimentar com animais do Cerrado Fazer um ditado de uma pergunta para avaliar o potencial dos alunos nessa atividade. Atividade: Formamos, no quadro, uma rede alimentar a partir do levantamento dos organismos existentes nos cerrado. Escutamos uma pílula sobre a fotossíntese e fiz um ditado de uma pergunta sobre o audio.

27 Dia 16/05, aula 19 Objetivo: Corrigir as respostas dos estudantes sobre a questão do ditado sobre fotossíntese. Atividade: Cada aluno leu sua resposta para a sala de forma que outros alunos pudessem concordar ou não com ela. Discussão sobre a resposta esperada e a resposta dada pelos alunos.

28 Dia 18/05, aula 20 Objetivo: Exercitar a concentração com a leitura de texto sobre a importância da fotossíntese. Fazer uma atividade sobre o texto. Atividade: Os alunos fizeram a leitura em silêncio do texto e escreveram perguntas sobre as dificuldades encontradas para discutimos sobre elas. Fizemos exercício coletivo de ligar uma coluna com outra sobre o tema do texto no quadro.

29 Dia 23/05, aula 21 Objetivo: Revisar cadeia alimentar Atividade: Através de um exercício onde os alunos deveriam identificar 3 cadeias alimentares em uma teia alimentar fizemos a revisão sobre o tema.

30 Dia 26/05, aula 22 Objetivo: Discutir sobre o papel dos decompositores nas redes alimentares. Atividade: A partir da rede alimentar do exercício da última aula discutimos sobre onde poderíamos inserir os decompositores na rede alimentar. Os alunos deveriam ligar todos os organismos aos decompositores. Discutimos sobre o papel da mesofauna através de uma ilustração de seus diferentes organismos.

31 Dia 30/05, aula 23 Objetivo: Discutir sobre combustíveis fósseis e sua exploração. Atividade: Fizemos um desenho de lugares onde poderíamos encontrar os diferentes combustíveis fósseis, gás natural, petróleo e carvão mineral. Formulamos hipóteses sobre como eles teriam se formado.

32 Dia 01/06, aula 24 Objetivo: Apresentar os ciclos biogeoquímicos Apresentar esquemas do ciclo do carbono Verificar possibilidade de trabalho de curto prazo Atividade: Após apresentação sobre os ciclos e diferentes elementos foi mostrada e discutida uma série de imagem sobre o ciclo do carbono. Os alunos, então, receberam um esquema em branco para preencherem com os elementos do ciclo do carbono como para casa (1 dia).

33 Dia 06/06, aula 25 Objetivo: Verificar coletivamente as respostas sobre o ciclo do carbono no esquema. Atividade: Cada aluno colocou sua resposta no esquema feito no quadro de forma que ela pudesse ser alterada por outro aluno. Ao final chegamos a uma resposta coletiva que resolvia o esquema do ciclo.

34 Dia 08/06, aula 26 Objetivo: Avaliar a interpretação de esquemas Atividade: Os alunos em pequenos grupos desenvolveram um texto sobre o esquema do ciclo do carbono que fizeram.

35 Dia 13/06, aula 27 Objetivo: Discutir sobre o efeito estufa. Atividade: Discutimos sobre o lado bom e o lado ruim do efeito estufa e suas causas. Verificamos a impossibilidade de vida na terra caso esse efeito não fosse possível. Debatemos sobre o aquecimento global e seus desdobramentos.

36 Dia 15/06, aula 28 Objetivo: Discutir sobre os estados de estados de agregação da matéria Atividade: Antes de entrarmos no ciclo da água, trabalhamos os estados solido, líquido e gasoso em que a encontramos e expandimos essa lógica para toda a matéria levando em conta temperatura e pressão.

37 Dia 20/06, aula 29 Objetivo: Definir os estados de agregação da matéria Demonstrar o ciclo da água Verificar possibilidade de trabalho de médio prazo Atividade: Definimos os estados sólido, líquido e gasoso Revisamos os ciclos biogeoquímicos Demonstramos o ciclo da água através de uma imagem, de um áudio e de um vídeo. Trabalho para ser feito em casa: escrever uma carta sobre o ciclo da água para um conhecido (1 semana).

38 Dia 22/06, aula 30 Objetivo: Discutir curiosidades sobre o ciclo da água Demonstrar como ocorre a respiração nos diferentes organismos Atividade: Falamos sobre chuva de granizo, raios e trovões Discutimos sobre a respiração pulmonar, branquial e cutânea que se percebe nos diferentes organismos e a importância da água nesse processo.

39 Dia 27/06, aula 31 Objetivo: Demonstrar alguns microrganismos que vivem na água. Demonstrar como ocorre a respiração nos diferentes organismos Atividade: Discutimos sobre a respiração traqueal Exibição do vídeo “A vida na gota d’água”

40 Dia 29/06, aula 32 Objetivo: Autoavaliação dos alunos Atividade: Os alunos entregaram as cartas sobre o ciclo da água e discutimos sobre o estado dos trabalhos. Os alunos preencheram a autoavaliação. Tiramos dúvidas sobre a prova do dia 04/07, sobre seu formato e conteúdo.

41 Dia 04/07, aula 33 Objetivo: Avaliar o conteúdo e as habilidades desenvolvidas ao longo do semestre. Atividade: Aos alunos será entregue uma prova individual, ele terá que produzir nas diferentes questões pequenos textos que contenham as palavras chaves do conteúdo ministrado neste semestre e preencher um esquema sobre o ciclo da água.

42 Dia 06/07 e 07/07, aulas 34 Objetivo: Entrega da avaliação parcial do aluno. Atividade: Aos alunos será entregue a avaliação do semestre para leitura individual e discussão coletiva das dificuldades encontradas ao longo das atividades.

43 E o futuro?!!!

44 E o futuro?! Cadeia alimentar/fluxo de energia Autotróficos Plantas fotossíntese Heterótrofos Herbívoros/Carnívoros respiração Decompositores decomposição

45 E o futuro?!! Relações ecológicas Espécie, população e comunidade. Relações harmônicas e desarmônicas

46 Desmatamento Plantas Fotossíntese Sucessão Ecológica Erosão

47 Poluição das Águas Peixes Ciclo da água Ocupação desordenada Enchentes

48 Efeito Estufa Anfíbios Ciclo do carbono Queimadas

49 Diminuição da Biodiversidade
Répteis Aves Mamíferos Relações ecológicas Cadeia alimentar Fluxo de energia

50 Contaminação dos solos
Microrganismos


Carregar ppt "Ciências da Natureza Continuidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google