A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA."— Transcrição da apresentação:

1 III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA

2 Franciane Zanetti Campanerut - IQ USP Eliane Branco Haddad Colégio Nossa Senhora das Dores Uma Proposta de Estudo do Meio para uma abordagem de Conteúdos Químicos

3  Estudo do meio: método de apreensão do real no entendimento dos problemas ambientais e na mudança de comportamentos, visualizando soluções no âmbito das iniciativas individuais e coletivas.  É um processo de pesquisa ambiental, no interior da sala de aula e fora dela, de forma associada a sua disciplina escolar. Justificativa Teórica  Estudos do Meio estratégia que possibilita uma interação maior com o meio ambiente, há uma construção mais evidente, mais profunda de relações entre o conhecimento químico e o mundo.

4  Demonstrar que é possível estudar Química em um contexto social. Objetivos  Discutir as etapas para a realização de um Estudo do Meio.  Integrar a Química com outras áreas do conhecimento.  Proporcionar aos alunos uma articulação entre a sua aprendizagem, e formação para a pesquisa e a extensão – levar conhecimento acadêmico para a comunidade.

5 Procedimentos  Visita do grupo de educadores aos locais idealizados como propícios para o estudo dos conteúdos disciplinares programados para as turmas pertinentes: Ubatuba, Parati, a Usina Nuclear de Angra dos Reis e a Petrobrás  Confecção do Caderno de Estudo do Meio: dados sobre as visitas, dados geográficos, textos, as aulas, o roteiro das visitas e todas as outras informações  Leitura de textos e discussões em reuniões pedagógicas.

6 Problematização.  Sala de aula: Química Orgânica, tópico hidrocarbonetos, solicitação de uma pesquisa.  Já que os combustíveis fósseis estão se esgotando, será melhor substituirmos a energia desse tipo de combustível pela energia nuclear. Você concorda com essa afirmação? Que argumentos, a favor ou contra, você tem a colocar?

7 Preparação efetiva do trabalho  Com antecedência de cerca de três semanas ao Estudo do Meio, os alunos deverão ser convocados em contraturno, para preparar o Estudo do Meio.  A preparação se dá com a divisão dos alunos em equipes de trabalho, a saber:  Equipe responsável pelas fotografias  Equipe responsável pela filmagem  Equipe responsável pelos desenho  Equipe responsável pelo relato diário  Equipe responsável pelas entrevistas  Equipe responsável pelo apoio ao grupo

8 Desenvolvimento  Na partida, os alunos recebem o caderno de Estudo do Meio, para ser completado à medida que as visitas vão se sucedendo:  Visita à Usina Nuclear de Angra dos Reis: filme, explicações, visita aos laboratórios.  Retorno à Pousada: aula previamente preparada pela professora, sobre radioatividade e o aproveitamento da energia nuclear. Professores de Biologia, Física e Matemática, para fazerem intervenções, dadas questões dos alunos.

9 Usina Nuclear de Angra dos Reis

10  Ao fim da aula, realizam-se e as atividades propostas no Caderno de Estudo do Meio ( fazem parte da avaliação).  Atividade para retorno à escola: dissertação sobre a Energia Nuclear e a Ética na Ciência, que deve ser apoiada no texto presente no caderno de Estudo do Meio  Visita à Petrobrás, em São Sebastião: segue os moldes da Usina de Angra.  Voltando à Pousada nova aula, agora sobre o petróleo e suas aplicações, a indústria petroquímica e o uso do petróleo e de hidrocarbonetos e os impactos para o meio ambiente.

11 Terminal da Petrobrás – São Sebastião

12 De Volta a Escola  Atividades em aula, contemplando todos os alunos Produto final  Alunos: apresentação de toda a documentação (fotos, entrevistas, roteiro da viagem, edição de filmes, desenhos), trabalho que a equipe produziu.  Alunos que não participam da viagem de Estudo do Meio: trabalho de pesquisa a respeito da radioatividade e da energia nuclear

13 Exposição do trabalho aos pais  Desenvolvimento da capacidade de comunicação, interpretando gráficos e tabelas, favorecendo a oralidade.  Possibilidade de entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais, na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

14 Conclusão  Exige grande dedicação dos professores, da coordenação,toda a equipe escolar, dos pais e dos alunos.  Economicamente é mais caro do que permanecer na escola, mas, se bem planejado e sem terceirização dos serviços, é viável e a relação custo-benefício é baixa, pois o ganho no sentido de crescimento pessoal, pedagógico e profissional é bem maior que o investimento.

15  Estudo do Meio: não há o trabalho de Química, ou Física, ou Matemática, ou Biologia, ou qualquer outro, e sim o trabalho do Estudo efetuado, que engloba todas as áreas envolvidas e demonstra, mais uma vez que a fragmentação é um grande engano.

16 Pesquisa Ambiental gerando o saber químico


Carregar ppt "III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google