Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStefany Rodrigo Alterado mais de 9 anos atrás
1
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
2
Franciane Zanetti Campanerut - IQ USP Colégio Nossa Senhora das Dores
Uma Proposta de Estudo do Meio para uma abordagem de Conteúdos Químicos Franciane Zanetti Campanerut - IQ USP Eliane Branco Haddad Colégio Nossa Senhora das Dores
3
Justificativa Teórica
Estudo do meio: método de apreensão do real no entendimento dos problemas ambientais e na mudança de comportamentos, visualizando soluções no âmbito das iniciativas individuais e coletivas. É um processo de pesquisa ambiental, no interior da sala de aula e fora dela, de forma associada a sua disciplina escolar. Estudos do Meio estratégia que possibilita uma interação maior com o meio ambiente, há uma construção mais evidente, mais profunda de relações entre o conhecimento químico e o mundo.
4
Objetivos Demonstrar que é possível estudar Química em um contexto social. Discutir as etapas para a realização de um Estudo do Meio. Integrar a Química com outras áreas do conhecimento. Proporcionar aos alunos uma articulação entre a sua aprendizagem, e formação para a pesquisa e a extensão – levar conhecimento acadêmico para a comunidade.
5
Procedimentos Leitura de textos e discussões em reuniões pedagógicas. Visita do grupo de educadores aos locais idealizados como propícios para o estudo dos conteúdos disciplinares programados para as turmas pertinentes: Ubatuba, Parati, a Usina Nuclear de Angra dos Reis e a Petrobrás Confecção do Caderno de Estudo do Meio: dados sobre as visitas, dados geográficos, textos, as aulas, o roteiro das visitas e todas as outras informações
6
Problematização. Sala de aula: Química Orgânica, tópico hidrocarbonetos, solicitação de uma pesquisa. Já que os combustíveis fósseis estão se esgotando, será melhor substituirmos a energia desse tipo de combustível pela energia nuclear. Você concorda com essa afirmação? Que argumentos, a favor ou contra, você tem a colocar?
7
Preparação efetiva do trabalho
Com antecedência de cerca de três semanas ao Estudo do Meio, os alunos deverão ser convocados em contraturno, para preparar o Estudo do Meio. A preparação se dá com a divisão dos alunos em equipes de trabalho, a saber: Equipe responsável pelas fotografias Equipe responsável pela filmagem Equipe responsável pelos desenho Equipe responsável pelo relato diário Equipe responsável pelas entrevistas Equipe responsável pelo apoio ao grupo
8
Desenvolvimento Na partida, os alunos recebem o caderno de Estudo do Meio, para ser completado à medida que as visitas vão se sucedendo: Visita à Usina Nuclear de Angra dos Reis: filme, explicações, visita aos laboratórios. Retorno à Pousada: aula previamente preparada pela professora, sobre radioatividade e o aproveitamento da energia nuclear. Professores de Biologia, Física e Matemática, para fazerem intervenções, dadas questões dos alunos.
9
Usina Nuclear de Angra dos Reis
10
Ao fim da aula, realizam-se e as atividades propostas no Caderno de Estudo do Meio ( fazem parte da avaliação). Atividade para retorno à escola: dissertação sobre a Energia Nuclear e a Ética na Ciência, que deve ser apoiada no texto presente no caderno de Estudo do Meio Visita à Petrobrás, em São Sebastião: segue os moldes da Usina de Angra. Voltando à Pousada nova aula, agora sobre o petróleo e suas aplicações, a indústria petroquímica e o uso do petróleo e de hidrocarbonetos e os impactos para o meio ambiente.
11
Terminal da Petrobrás – São Sebastião
12
De Volta a Escola Produto final
Atividades em aula, contemplando todos os alunos Alunos que não participam da viagem de Estudo do Meio: trabalho de pesquisa a respeito da radioatividade e da energia nuclear Produto final Alunos: apresentação de toda a documentação (fotos, entrevistas, roteiro da viagem, edição de filmes, desenhos), trabalho que a equipe produziu.
13
Exposição do trabalho aos pais
Desenvolvimento da capacidade de comunicação, interpretando gráficos e tabelas, favorecendo a oralidade. Possibilidade de entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais, na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
14
Conclusão Exige grande dedicação dos professores, da coordenação,toda a equipe escolar, dos pais e dos alunos. Economicamente é mais caro do que permanecer na escola, mas, se bem planejado e sem terceirização dos serviços, é viável e a relação custo-benefício é baixa, pois o ganho no sentido de crescimento pessoal, pedagógico e profissional é bem maior que o investimento.
15
Estudo do Meio: não há o trabalho de Química, ou Física, ou Matemática, ou Biologia, ou qualquer outro, e sim o trabalho do Estudo efetuado, que engloba todas as áreas envolvidas e demonstra, mais uma vez que a fragmentação é um grande engano.
16
Pesquisa Ambiental gerando o saber químico
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.