A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

2 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (TIC)
Mudanças nas relações humanas levando as transformações.

3 UNESCO A UNESCO indica que a escola deve se adaptar, atualizar, se abrir para o mundo, integrando em seu ensino as novas linguagens e os novos modos de expressão.

4 Kenski (2007) As Tecnologias da Informação e comunicação com suas linguagem e lógicas próprias interferem no modo de agir, pensar e sentir das pessoas.

5 Belloni (1998) Para a autora os novos modos de aprender se dão por meio da autodidaxia (auto-aprendizagem) e são pouco explorados pelos professores.

6 Belloni (1998) A linguagem audivisual põe em comunicação um ser humano e uma máquina, da qual extrai informações que transforma em conhecimento.

7 Múltiplas linguagens O vídeo parte do visual, do imediato, próximo e concreto e mexe com os nossos sentimentos, possibilitando experiências sensórias diferenciadas.

8 Ferrés (1996) Explica que o contato intenso do homem com imagens e sons o faz desenvolver um novo tipo de inteligência, possibilitando novas maneiras de perceber o mundo.

9 Novas tecnologias O uso do vídeo na sala de aula precisa se constituir como uma prática planejada, como algo que possibilite a problematização

10 Moran (1995) Apresenta possibilidades de uso do vídeo na sala de aula:
Sensibilização: motivar Simulação: estimula experiências Ilustração: esclarece questões Conteúdo de ensino: determinado assunto

11 Uso do vídeo O vídeo pode ser produzido para registrar experiências, organizar depoimentos, documentos, entrevistas, reedição, utilização de recortes.

12 Para que serve o vídeo? Como suporte de outras mídias.
Para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Para trazer novas questões. Criar novas possibilidades na área educacional.

13 Papel do professor no uso do vídeo.
Planejar o uso do vídeo. Posicionar no planejamento e nas práticas pedagógicas por meio das intervenções. Ter a visão que o vídeo é um momento de estudo, reflexão e compreensão. Formação profissional. Cuidados para não criar crenças negativas.

14 Vídeo planejamento e uso
Três momentos essenciais sobre como ver o vídeo em sala de aula: Antes da projeção: conhecer o vídeo, problemas propostos, conceitos que podem ser explorados. O durante: recorte de cenas para elaboração de ações didáticas. O depois: tentar soluções, reedição do filme.

15 Alguns cuidados para o uso do vídeo na sala de aula
Criar um ambiente favorável. Posição do aparelho. O professor deve assistir ao vídeo junto com os alunos. Apresentar o vídeo. Não ter antecipações verbais sobre o conteúdo.


Carregar ppt "O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google