A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Florianópolis, 18 de maio de 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Florianópolis, 18 de maio de 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Florianópolis, 18 de maio de 2015.
Prezado Sr. Silva,       Como leitor assíduo da revisa Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar.      No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.      Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde. Atenciosamente, Leitor.

2 A carta tem uma estrutura obrigatória e que deve ser rigorosamente seguida, caso contrário, o candidato poderá ter sua redação anulada ou perder muitos pontos. A estrutura obrigatória da carta é: local e data, vocativo, texto e assinatura. 1 -  Local e data: por extenso, normalmente se usa a data no lado direito da folha. O local é separado da data por vírgula e, no final, obrigatoriamente, usa-se o ponto final: Florianópolis, 18 de maio de 2015.

3 2 - Vocativo: use um pronome de tratamento adequado à pessoa a quem está se dirigindo. Quanto menos intimidade, mais formalidade. Neste caso, observe a quem se destina a carta. Se a um juiz: Meritíssimo; ao presidente: Excelentíssimo Senhor; a uma autoridade: Ilustríssimo Senhor;  Para pessoas que não sejam autoridades, Prezado Senhor cabe muito bem. Se é parente ou amigo: Querido(a). Se souber o nome, coloque-o após o pronome de tratamento. Se não souber, pode ser o cargo que ocupa. O vocativo fica à margem esquerda, no parágrafo, e é seguido de vírgula. Prezado Sr. Silva,

4 3 - Texto: quanto mais íntima a pessoa, mais informal será seu diálogo e vice e versa. Procure, no primeiro parágrafo, de acordo com a proposta, perguntar sobre a pessoa ou fazer um elogio à empresa. Como leitor assíduo da revisa Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas, conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar. Depois, entre com o argumento proposto. No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.     Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde.

5 Atenciosamente, Leitor.
4 - Fechamento e Assinatura: Normalmente, fecha-se com as palavras: Atenciosamente ou Respeitosamente, quando for bastante formal. Quando não, pode-se fechar com: Abraço. Também podem ser utilizadas as fórmulas: “Sem mais para o momento, despeço-me” ou “Certos de contar com sua compreensão, pedimos deferimento” ou outra equivalente. Quanto à assinatura, observe as instruções da prova. Em alguns vestibulares, pede-se que se assine com a primeira letra do último sobrenome, pois não pode haver identificação no texto. Fiquem atentos. Atenciosamente, Leitor.

6 CARTA ARGUMENTATIVA Corpo do Texto: Inicia-se na margem de parágrafo. Diferentemente do modo a que o aluno está acostumado, no corpo da carta dissertativa há o espaço da argumentação: não basta a estrutura, é preciso defender a tese, atender à proposta, selecionando os argumentos, sem esquecer que há uma situação de interlocução (nesse caso, há a necessidade do uso da 3ª pessoa sempre, seja no modo verbal – “imagine”, “veja”, “repare” – seja na invocação,  com os pronomes de tratamento – mantendo o respeito a quem se dirige). É preciso também que seja usada a 1ª pessoa. Lembre-se de que o número de linhas exigido pela banca deve ser respeitado no Corpo e não na estrutura toda. O pronome de tratamento varia de Senhor(a) a Vossa Senhoria e Vossa Excelência.

7 Uns amigos me falaram que os senhores estão para destruir 45 mil pares de tênis falsificados com a marca Nike e que, para esse fim, uma máquina especial já teria até sido adquirida. A razão desta cartinha é um pedido. Um pedido muito urgente.


Carregar ppt "Florianópolis, 18 de maio de 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google