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Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,

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1 Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2

2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo.

3 Ausente (nível 0 = 0,0): texto que não atende á proposta solicitada, seja quanto ao tema, seja quanto ao tipo textual. Para esta situação, marca-se fuga ao tema ou não atendimento ao tipo textual. Baixa (nível 1= 40,0): texto que tangencia o tema proposto, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido. É importante ressaltar que o texto que apenas tangencie a proposta, ainda que apresente tema adequadamente desenvolvido, deverá ser avaliado no nível 1. Também assim deve ser avaliado o texto em que se verifique inadequação do tipo textual, isto é, que não seja uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

4 Mediana (nível 2=80,0) texto em que o tema seja desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas ao que seja proposto nos textos motivadores. Assim também deve ser avaliado o texto em que haja domínio precário do tipo textual exigido, isto é, em que se identifique mistura dos tipos textuais, sinalizando desconhecimento da estrutura do tipo dissertativo-argumentativo.

5 Boa (nível 3=120,0): texto em que o tema seja desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum. Assim também deve ser avaliado o texto em que se identifique domínio adequado do tipo textual exigido, ou seja, que esteja compatível com a estrutura de um texto dissertativo- argumentativo, ainda que a progressão textual seja considerada deficiente.

6 Muito boa (nível 4= 160,0): texto em que o tema seja bem desenvolvido, com evidentes indícios de autoria e certa distância do senso comum. Assim também deve ser avaliado o texto em que se identifique bom domínio do tipo textual exigido, isto é, com progressão textual fluente.

7 Excelente (nível 5=200,0): texto em que o tema seja desenvolvido de modo consistente e autoral, apresentando repertório sociocultural produtivo. Assim também deve ser avaliado o texto em que se perceba total domínio do tipo textual exigido, isto é, com progressão textual fluente e articulada com o projeto de texto.


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