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O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira

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Apresentação em tema: "O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira

2 SKINNER ( ) Durante décadas foi o psicólogo mais influente do mundo, alguém que marcou a psicologia para sempre; Principal figura da ciência do comportamento deste século; Personificação da psicologia behaviorista americana; Nascido em Susquehanna, Pensilvânia, cresceu em ambiente estável e de muito afeto; Seu sistema de psicologia reflete as próprias experiências de infância: “a vida é produto da história de reforços”;

3 SKINNER (1904-1990) Formou-se em letras e desejava tornar-se escritor;
Leu sobre as experiências de condicionamento de Watson e Pavlov os quais lhe despertaram interesse científico; Pós-graduação em psicologia na Harvard University; Dissertação: “reflexo é uma correlação entre um estímulo e uma resposta”; utilidade do conceito de reflexo na descrição do comportamento; 1938: The behavior of organisms → uns dos livros que mudaram a face da psicologia moderna; aplicação prática das idéias de Skinner; 1953: Scienc and human behavior →livro básico da psicologia behaviorista de Skinner;

4 SKINNER O behaviorismo de Skinner: renovação do behaviorismo de Watson; Dedica-se ao estudo das respostas; preocupado em descrever e não em explicar o comportamento observável; Organismo humano controlado pelas forças do ambiente; Não duvidava da existência das condições mentais ou fisiológicas internas, apenas não aceitava a sua validade no estudo científico do comportamento→behaviorismo radical

5 “Behaviorismo radical”: não atribuí à mente qualquer das causas do comportamento; enfatiza os efeitos do ambiente sobre o comportamento; Comportamento humano: controlado por circunstâncias que podem ser especificadas e manipuladas objetivamente, através da análise experimental do comportamento; Estímulo e resposta: unidades básicas da descrição e ponto de partida para uma ciência do comportamento; As relações entre um organismo em seu meio: envolve 3 aspectos: A ocasião na qual a resposta ocorreu; A própria resposta; As conseqüências reforçadoras.

6 Contingências de reforço  as relações entre esses três elementos.
Idéias de Skinner: desenvolveram-se pelo contato próximo com o laboratório experimental (Caixa de Skinner). Uso de ratos e pombos na tentativa de coletar dados relevantes para os processos de condicionamento,aplicados aos seres humanos; Relação behaviorismo/ψ animal: - caráter típico do behaviorismo: pesquisador fora do material que estuda; - uso de experimentos com animais artificiais de laboratório com animais inferiores, - simplicidade dos organismos inferiores; controle mais completo das condições de experiência;

7 O Condicionamento Operante
Situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo que opera sobre o ambiente; não se relaciona com qualquer estímulo observável conhecido; Comportamento respondente: resposta provocada por um estímulo observável; A força de um comportamento operante aumenta quando, em seguida, recebe um estímulo reforçador: “tudo é uma questão de consequências”; Visão de ciência natural determinista, analítica e mecanicista de Skinner: o comportamento humano pode ser guiado, modificado e modelado com o conhecimento das condições ambientais e aplicação do reforço positivo;

8 “A modificação do comportamento funciona com as pessoas da mesma forma que o condicionamento operante o faz para alterar o comportamento de ratos e pombos, ou seja, reforçando o comportamento desejado e não reforçando o indesejado; Reconhece a importância da herança genética no comportamento, mas enfatizava os efeitos do meio na história pessoal do indivíduo (determinismo ambiental); Processos conscientes: não foram ignorados por Skinner, mas não foram estudados. São considerados efeitos (herança genética e experiências individuais),em vez de serem considerados causas das ações. São respostas a estímulos ambientais.

9 Personalidade: soma total de reações (estímulo/respostas); resultado da história pessoal de reforço do indivíduo; coleção de padrões de comportamento; As causas reais do comportamento humano são encontradas no ambiente e não dentro do indivíduo; As críticas ao Behaviorismo de Skinner: posição anti-teórica; extremo positivismo; Contribuições: educacional (instrução programada; tecnologia de ensino); tratamentos de fobias; psicoses. -

10 Comportamento problemático: causas e tratamentos
- Comportamentos neuróticos e psicóticos: respostas aprendidas, resultados de conseqüências punitivas de um comportamento em uma situação específica (histórias únicas de reforço; extrema privação ou saciação e punição rigorosa); Tratamento: o problema está no comportamento e não na pessoa. Mudar o comportamento, mudando as condições ambientais que influenciaram esse comportamento, sem analisar um “problema emocional interior”; Comportamentos problemáticos, impróprios: podem ter sidos aprendidos, resultados de reforços inadequados. Podem ser mudados, analisando as contigências de reforço; situações; comportamentos; e conseqüências, moldando e mantendo comportamentos construtivos.


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