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PublicouBianca Angelim Fagundes Alterado mais de 8 anos atrás
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É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu mercado em potencial.
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Etnocêntrica: pressupõe produtos que tiveram sucesso no seu país de origem terão sucesso em qualquer lugar. Policêntrica: pressupõe que cada país em que a empresa opera é único. Regiocêntrica: vê as regiões como únicas e tenta desenvolver uma estratégia regional integrada. Geocêntrica: vê o mundo inteiro como um mercado em potencial.
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Forças motrizes: tecnologia, acordos econômicos regionais, desejos e necessidades de mercado, melhorias em transporte e comunicações, custos de desenvolvimento de produto, qualidade, tendências econômicas mundiais, alavancagem, empresa global/transnacional. Forças restritivas: miopia gerencial e cultura organizacional, controles e barreiras nacionais
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Sistemas econômicos: alocação/dotação por mercados, alocação comandatária e sistema misto. Estágios de desenvolvimento de mercado: países de baixa renda (África Subsaariana), renda média baixa (Indonésia), renda média alta (Brasil), países de alta renda (EUA), casos perdidosa (Etiópia, Moçambique).
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Alianças comerciais internacionais - graus de cooperação econômica: área de livre comércio (abole barreiras internas), união alfandegária (estabelecem barreiras externas comuns), mercado comum (eliminam-se barreiras ao fluxo de fatores, como mão-de-obra), união econômica (moeda única).
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Cultura de baixo contexto: as mensagens são explícitas, as palavras transmitem a maioria das informações na comunicação. A documentação é muito importante na negociação – são mais burocráticas. Cultura de alto contexto: há menos informações contidas na parte verbal da mensagem. Há menos burocracia – a honra vale mais que uma assinatura.
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Deve-se estudar o ambiente político, legal e regulatório do país em que pretende comercializar. Analisar o seu risco político, impostos, risco de expropriação e como funciona o registro de marcas e patentes (propriedade intelectual. Se há leis antitruste e se a corrupção prevalece no país.
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Características de mercados regionais: Europa Ocidental, Europa Central e Leste Europeu, América do Norte, Ásia-Pacífico (China, Japão, Cingapura, Índia e Oceania), América Latina (Brasil e Chile), Oriente Médio, África.
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Modos de pesquisa: observação (visualização e monitoramento) e busca. Fontes de informação: fontes humanas, documentais, na Internet e percepção direta.
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Pesquisa formal de marketing: Identificação do problema da pesquisa Desenvolvimento de um plano de pesquisa Coleta de dados Análise de dados Apresentação dos resultados
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Segmentação geográfica, demográfica, psicográfica. Estratégia global para o mercado-alvo: marketing global padronizado, concentrado e diferenciado. Posicionamento global do produto: high-tech e high-touch.
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Obrigado!
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