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É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.

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Apresentação em tema: "É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu."— Transcrição da apresentação:

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2 É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu mercado em potencial.

3 Etnocêntrica: pressupõe produtos que tiveram sucesso no seu país de origem terão sucesso em qualquer lugar. Policêntrica: pressupõe que cada país em que a empresa opera é único. Regiocêntrica: vê as regiões como únicas e tenta desenvolver uma estratégia regional integrada. Geocêntrica: vê o mundo inteiro como um mercado em potencial.

4 Forças motrizes: tecnologia, acordos econômicos regionais, desejos e necessidades de mercado, melhorias em transporte e comunicações, custos de desenvolvimento de produto, qualidade, tendências econômicas mundiais, alavancagem, empresa global/transnacional. Forças restritivas: miopia gerencial e cultura organizacional, controles e barreiras nacionais

5 Sistemas econômicos: alocação/dotação por mercados, alocação comandatária e sistema misto. Estágios de desenvolvimento de mercado: países de baixa renda (África Subsaariana), renda média baixa (Indonésia), renda média alta (Brasil), países de alta renda (EUA), casos perdidosa (Etiópia, Moçambique).

6 Alianças comerciais internacionais - graus de cooperação econômica: área de livre comércio (abole barreiras internas), união alfandegária (estabelecem barreiras externas comuns), mercado comum (eliminam-se barreiras ao fluxo de fatores, como mão-de-obra), união econômica (moeda única).

7 Cultura de baixo contexto: as mensagens são explícitas, as palavras transmitem a maioria das informações na comunicação. A documentação é muito importante na negociação – são mais burocráticas. Cultura de alto contexto: há menos informações contidas na parte verbal da mensagem. Há menos burocracia – a honra vale mais que uma assinatura.

8 Deve-se estudar o ambiente político, legal e regulatório do país em que pretende comercializar. Analisar o seu risco político, impostos, risco de expropriação e como funciona o registro de marcas e patentes (propriedade intelectual. Se há leis antitruste e se a corrupção prevalece no país.

9 Características de mercados regionais: Europa Ocidental, Europa Central e Leste Europeu, América do Norte, Ásia-Pacífico (China, Japão, Cingapura, Índia e Oceania), América Latina (Brasil e Chile), Oriente Médio, África.

10 Modos de pesquisa: observação (visualização e monitoramento) e busca. Fontes de informação: fontes humanas, documentais, na Internet e percepção direta.

11 Pesquisa formal de marketing: Identificação do problema da pesquisa Desenvolvimento de um plano de pesquisa Coleta de dados Análise de dados Apresentação dos resultados

12 Segmentação geográfica, demográfica, psicográfica. Estratégia global para o mercado-alvo: marketing global padronizado, concentrado e diferenciado. Posicionamento global do produto: high-tech e high-touch.

13 Obrigado!


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