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Alunos: Cloves Teixeira Nascimento Fernanda Souza de Oliveira

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Apresentação em tema: "Alunos: Cloves Teixeira Nascimento Fernanda Souza de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Planos de Negócios que dão certo - Antes de começar a fazer seu plano: as perguntas certas
Alunos: Cloves Teixeira Nascimento Fernanda Souza de Oliveira Lucas Amâncio Mateus

2 O que é plano de negócios?
Documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser. (Fonte: Wikipedia) Processo Empreendedor: Identificar e avaliar a oportunidade → Desenvolver o plano de negócios → Determinar e captar os recursos necessários → Gerenciar o empreendimento criado

3 Antes de começar a fazer seu plano: as perguntas certas
Nem todas as ideias que surgem devem ser levadas até o fim; “Como saber se a ideia que se está perseguindo é só mais um arco-íris ou tem mesmo um pote de ouro no final?” Triagem Rápida

4 Triagem Rápida Método que ajuda a avaliar rapidamente várias ideias e decidir qual é a oportunidade mais atraente; “Não se tem nenhuma estratégia até que se comece a rejeitar um monte de oportunidades”; A questão TEMPO!

5 4 Âncoras da Triagem Rápida
Deve-se escolher as oportunidades que: Criam ou agregam valor expressivo para o cliente ou usuário final; Solucionam um problema significativo ou suprem alguma carência/necessidade, visando lucratividade.

6 4 Âncoras da Triagem Rápida
Têm características de mercado sólido, margem e lucratividade altas e atraentes; Estão bem ajustadas aos fundadores e à equipe de gestão no momento e no mercado e ao equilíbrio risco-retorno.

7 Caso FireFly Toys Primeiro momento:
Público-alvo: crianças que viajam desacompanhadas. Proposta: produção de bichos de pelúcia.

8 Dica: evitar ‘miopia em marketing’.
Caso FireFly Toys Mas será que uma empresa de bichinhos de pelúcia seria um negócio sustentável? Dica: evitar ‘miopia em marketing’.

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12 Caso FireFly Toys Após a Triagem Rápida:
Público-alvo: Crianças que passavam por situações difíceis e seus responsáveis. Proposta: Bichinhos de pelúcia; livros com histórias sobre bichinhos; conjuntos que incluíam atividades para uso com os bichinhos ou independentemente dele; guia com instruções para os adultos que cuidam das crianças sobre como usar os bichinhos e os conjuntos para se comunicarem com elas.

13 Empreendedores versus Triagem
Os empreendedores se perguntam: O que pode dar certo? Os não-empreendedores se perguntam: O que pode dar errado?

14 Empreendedores versus Triagem
O empreendedor obstinado formatará sua ideia de forma que as classificações da Triagem Rápida evoluam na direção do “siga”; A triagem é meramente hipotética até que se comece a agir.

15 Hora do Plano de Negócios
Após feita a Triagem Rápida é hora de pensar no plano de negócios. O Guia para Plano de Negócios: Programação e estrutura analítica prévias de um plano; Afirmações precisam ser apoiadas com dados, preferencialmente apresentados em forma gráfica, visual; Guia aplicável a uma ampla gama de negócios.

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19 Alguns fundamentos do plano de negócio: um processo
O propósito primário do processo é ajudar os empreendedores a adquirirem profundo entendimento da oportunidade que estão idealizando. O processo do plano de negócios pode não só evitar que o empreendedor persiga uma má oportunidade, mas também ajudá-lo a transformar suas visões originais em melhores oportunidades.

20 Alguns fundamentos do plano de negócio: um processo
O plano de negócio proporciona os subsídios que permitem ao empreendedor transmitir potencial positivo e atrair investimento para o negócio. Proporciona a confirmação necessária para persuadir possíveis empregados a largar seus empregos em troca do futuro incerto de um novo empreendimento.

21 Alguns fundamentos do plano de negócio: um processo
Pode garantir um parceiro estratégico, um cliente ou fornecedor cruciais; Dá credibilidade aos olhos dos interessados; Exige tempo e esforço para confecção; O processo vai ajudá-lo a responder às perguntas essenciais para identificar a oportunidade e dar-lhe novo formato que o torne melhor; Tal como acontece com todos os planos de batalha, é preciso modificá-lo quando começam os combates.

22 Tipos de planos de negócio
Dependendo do propósito, um plano de negócios pode tomar uma série de formas, e a diferença primordial entre elas diz respeito à extensão e aos detalhes.

23 Tipos de planos de negócio
Para atração de capital externo: O plano tem tipicamente de 25 a 40 páginas, porém quanto menor, melhor. É também uma boa cartilha para novos empregados ou a diversos interessados, tais como novos fornecedores e clientes.

24 Tipos de planos de negócio
Plano operacional: Destina-se primordialmente ao empreendedor e à equipe para conduzirem o desenvolvimento, lançamento e crescimento inicial da empresa, e adquirirem conhecimento profundo do negócio. O nível de detalhamento tende ser a muito maior e é normal que tenha mais de 80 páginas.

25 Tipos de planos de negócio
Plano compacto: Tamanho típico é de no máximo 10 páginas. Seu propósito é proporcionar uma concepção inicial do negócio, uma sistematização concisa da oportunidade, do pessoal e das necessidades financeiras. Serve de base para desenvolvimento do plano operacional.

26 OBRIGADO!


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