A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Aula 4 ÁGUAS CONTINENTAIS Superficiais (continuação)

2 ÁGUAS CONTINENTAIS Superficiais Rios Lagos Áreas Alagadas

3

4

5

6 Principais bacias hidrográficas da América do Sul

7 Principais bacias hidrográficas da América do Sul
As três maiores bacias contribuem com 13 % do total de materiais sólidos em suspensão carreados para os oceanos. Cobrem desde áreas densamente povoadas ( hab./km2 até áreas com baixa densidade demográficas (menos de 1 hab./km2. Seu estudo tem importância ecológica, econômica e social.

8 Principais áreas alagadas da América do Sul

9 Águas Superficiais no Brasil
Disponibilidade de água doce no Brasil = 71 x 103 m3 / pessoa

10 Águas Superficiais no Brasil
As três maiores bacias hidrográficas do Brasil são: Amazônica, do Prata e do São Francisco. Esta última a única genuinamente brasileira. Diferenças ente as bacias do Amazonas e do Paraná águas brancas (com sedimentos provenientes dos Andes). águas pretas (com muita matéria orgânica oriunda das florestas densas da Amazonia). águas vermelhas (com material argiloso e solos provenientes dos planaltos da bacia do alto curso do Rio Paraná).

11 É formada pelo Rio Amazonas, seus tributários e lagos das várzeas.
Bacia Amazônica É formada pelo Rio Amazonas, seus tributários e lagos das várzeas. Importância da flutuação do nível das águas nessa bacia: Ecológico, Hidrológico, Sísmico, Químico, e Biológico.

12 Bacia Amazônica

13 Bacia Amazônica

14 Bacia Amazônica

15 Bacia Amazônica

16 Bacia do Prata

17 Bacia do Prata

18 Bacia do Prata

19 Bacia do Prata

20 Bacia do São Francisco

21 Bacia do São Francisco

22 Lagos e Áreas Alagadas Como LAGOS incluem-se os principais reservatórios de barragens (lagos artificiais) para aproveitamento hidrelétrico. Todos com multiaproveitamento (produção de energia elétrica, aquacultura, irrigação, suprimento de água, turismo, recreação, pesca comercial e esportiva etc. Exemplos: Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso, Xingó, Itaipu etc. Lagos do Rio Doce O Médio Rio Doce caracteriza-se pela presença de mais de 150 lagos de diversos tamanhos, desde 1 a 2 km2 até 20 km2 e com profundidades de até 30 m. Essa região faz parte do Planalto Sudeste do Brasil e recebe o nome de “terras baixas interplanálticas”. Sua vegetação original era Mata Atlântica, mas hoje é constituída por espécies exóticas (eucalipto). Principais impactos: remoção da vegetação natural, introdução de vegetação exótica, pesca intensiva, introdução de fauna exótica (p.e., peixes da amazônia = tucunaré), remoção de áreas alagadas para utilização agrícola, e uso intensivo de fertilizantes, construção de estradas.

23 Áreas Alagadas Pântanos
São áreas de transição, formadas por: várzeas, lagos rasos perenes ou temporários e pântanos em grandes deltas. Incluem, ainda, os mangues que estão presentes até a latitude de 30oS. As áreas alagadas são comuns a todos os grandes rios da América do Sul e brasileiros. Cobrem área superior a km2.

24 Áreas Alagadas e Pântanos
Regiões Alagadas Costeiras Incluem lagos, pântanos de águas doces e salobras constituindo sistemas de transição entre as águas interiores e os sistemas marinhos. São regiões de grande produtividade animal, chamadas de “berçário” de muitas espécies (peixes e crustáceos) e de matéria orgânica e particulada. Importância econômica Reprodução e desenvolvimento elevado de biomassas animal (peixes, répteis e mamíferos) e plantas (imersas e submersas). Muitas espécies de plantas aquáticas são utilizadas para purificação de águas para uso das populações, pela remoção de matéria em suspensão e nutrientes inorgânicos.

25 Pantanal Localiza-se no centro da América do Sul e constitui as cabeceiras da Bacia do Prata. Apresenta baixíssima declividade (0,5 a 3 m / km de Leste para Oeste e de 0,3 a 2,5 m / km de Norte para Sul e uma variação de nível das águas de 6 a 8 metros. Está situada em clima tropical úmido. Ocupa cerca de km2, constituindo um complexo de lagos rasos temporários ou permanentes, áreas alagadas, depressões inundadas e vasto número de canais, rios e sistemas alagados. Caracteriza-se pelo grande volume de sedimentos que mobiliza, apresentando águas turvas nas épocas de inundação. Muitas áreas são rasas e secam no período de águas baixas. Sua vegetação é de savana (cerrado) e florestas sazonais semidedidua e decidua, além de matas galerias e veredas.

26 Pantanal


Carregar ppt "GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google