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Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04

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Apresentação em tema: "Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04"— Transcrição da apresentação:

1 Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 O Desenvolvimento do Pensamento
Para compreender a forma de aprender de uma criança é preciso conhecer o processo de seu desenvolvimento cognitivo. Uma criança não é um adulto em miniatura. Ela passa por um amadurecimento neurológico paulatino, que lhe permite fazer novas descobertas a cada dia. Esse desenvolvimento será tão mais rico quanto mais estímulos receber. “A interação com o outro é fundamental para que a criança construa seu raciocício”. VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente

3 Os primeiros momentos A criança, ao nascer, ainda nada conhece do mundo que a cerca. Ela está totalmente a mercê de alguém que a alimente, aconchegue e faça o elo entre seu psiquismo e o mundo externo. Se observarmos um bebê recém-nascido, veremos que nada mais faz além de movimentar-se em bloco e chorar. Havendo uma pessoa de relação que o coloque em contato com o mundo, irá fazendo suas descobertas aos poucos.

4 Os primeiros meses Até os três meses, aproximadamente, o bebê submete-se aos cuidados que recebe, com pouca interação. A partir dessa fase, surge o primeiro sorriso realmente dirigido à pessoa que dele se ocupa. SPITZ (1979) denomina este sorriso de “o primeiro organizador”, pois mostra que a criança está fazendo contato e que está começando a fazer descobertas em relação a seu meio. Até então, seus movimentos são globais e sem sentido determinado. Depois, o bebê começa a dirigir seus movimentos a algo que chama a atenção (tenta agarrar algum objeto, tirar a meia do pé, puxa o móbile, etc).

5 A ausência da linguagem
A criança, porém, ainda não tem linguagem à sua disposição; por isso, ainda não pode se comunicar, a não ser através do choro, quando algo não lhe apraz. Assim, examina o mundo à sua volta através dos sentidos. Este período, que vai desde o nascimento até os dois anos, aproximadamente, Jean Piaget denomina de sensório-motor. A criança faz de uso de seus sentidos e dos movimentos para examinar o mundo ao seu redor. Ela pega tudo, sacode, põe na boca, cheira, aperta e joga.

6 As construções mentais
É comum observarmos crianças pequenas tentando colocar um objeto maior dentro de um menor, sentar numa minúscula cadeira de boneca ou colocar toda uma jarra de suco dentro de um copo, apesar de já estar transbordando há tempo. Vemos que essas noções não são óbvias e não existem desde sempre na mente da criança. São construções.

7 Entre dois e seis anos Nesta idade a criança já se locomove, tem domínio da linguagem, mas ainda não tem domínio da lógica formal. Não percebe, por exemplo, o raciocínio de identidade, que lhe permitiria observar que as coisas não se alteram quando mudam de posição. Assim quando transvaza líquido de um copo mais largo para um mais estreito, está convicta que há mais líquido no segundo copo.

8 Outros exemplos Quando brinca de massinha de modelar e parte sua massinha em vários pedaços, imagina que passa a ter muito mais massa. Acredita que quando vai a pé à casa de avó, a distância é muito mais longa do que quando vai de carro, pois o carro chega mais depressa. 28 cm 4 cm 4 cm 4 cm 4 cm 4 cm 4 cm 4 cm

9 O período pré-operatório
Este pensamento pré-lógico, Piaget denominou de pré-operatório, pois as conclusões da criança partem de um saber seu, chamado de egocêntrico, que nada tem a ver com a realidade em si, uma vez que ela ainda não consegue perceber os fatos físicos tais como eles são. É normal que o funcionamento mental da criança seja assim nessa idade; entretanto, até os sete anos, seu raciocínio já terá sido desenvolvido a tal ponto que as questões pré-lógicas não lhe causem mais dúvidas. ?

10 O quê se espera ? A criança deverá ter certeza que as quantidades não se alteram, apesar da modificação de suas formas; Precisará ter desenvolvido as noções de grandeza e de temporalidade; Esta segurança dará a ela razoáveis garantias de sucesso numa aprendizagem formal, como a que lhe será exigida na aprendizagem acadêmica. Há a mesma quantidade de lápis e canetas? Qual dos dois pratos ocorreu primeiro?

11 O quê se verifica Vemos na prática, porém, que a criança pode chegar aos sete anos ainda com o raciocínio totalmente pré-lógico. Isto se dá em virtude da estimulação insuficiente que recebeu na fase dos dois aos seis anos, em relação à estruturas lógicas. As escolas tradicionais tendem a dar mais importância a um currículo de conteúdos a serem vencidos, em detrimento da construção do pensamento lógico.

12 Por quê isto ocorre? Um desconhecimento dos processos de estruturação cognitiva das crianças. Muitos responsáveis por escolas não conhecem as fases de construção do pensamento de uma criança e organizam o currículo por aquilo que consideram mais importante, a partir de seu ponto de vista. Este, porém, é de um adulto, e um adulto não pode, sem um embasamento teórico adequado, compreender como se dá o funcionamento do pensamento infantil. Muitas vezes, temos um currículo totalmente inadequado para a fase em que a criança encontra-se; este é, consequentemente, estéril.

13 Por quê isto ocorre? b) A competitividade entre escolas.
No intuito de angariar mais alunos, é importante mostrar aos pais que são dados muitos conteúdos; os pais, como leigos, desejando o melhor para seus filhos, concordam que esta é a melhor maneira de ensinar. Entretanto, sem a construção da estrutura lógica, esses conteúdos caem num terreno árido, e a única aprendizagem que se faz é uma aprendizagem mecânica.

14 Por quê isto ocorre? c) Os materiais que estruturam o raciocínio são lúdicos, basicamente. A escola, por falta de conhecimentos aprofundados, tem dificuldade em explicar aos pais por quê a criança vem à escola “brincar”. Na verdade, ela não está brincando por brincar, ela está fazendo uma importante construção, que vai embasar toda a aprendizagem futura. Os pais, se soubessem da real importância dessas atividades, certamente as aprovariam; entretanto, mais uma vez por desconhecimento da escola, este conhecimento não é dado a eles.

15 Por quê isto ocorre? d) Os professores, em cursos de reciclagem, frequentemente, recebem estas informações, mas não conseguem pô-las em prática. A escola cobra que o currículo proposto seja vencido, e os professores alegam que o tempo é pouco para fazer a construção do raciocínio e vencer o currículo. Estes, para manterem o emprego, optam por vencer o currículo.

16 Conclusões finais Questões desse gênero contribuem para a situação vigente: o fato das crianças frequentarem as séries iniciais com grandes falhas lógicas. É possível encontrar crianças num sexto ano do Ensino Fundamental que ainda não conseguem organizar elementos por ordem de tamanho, diferenciar classe de subclasse ou compreender a interseção de classes. Estas dificuldades, invisíveis para quem não é capaz de analisar a estrutura lógica, são a causa de grande número de dificuldades de aprendizagem observáveis em nossas escolas.

17 O quê fazer ? Para sanar essas dificuldades, é fundamental preparar melhor nossos professores de Educação Infantil, para que tenham a noção da importância de estimular a criança para que construa a estrutura lógica. Ela é curiosa, seu cérebro apresenta bastante plasticidade, e as atividades apresentadas são desafiadoras, pois levam a criança a encontrar soluções diante os problemas apresentados.

18 Para Refletir Comente, historicamente, a afirmação: “A criança não é um adulto em miniatura”. Como um recém-nascido interage com seu meio? De acordo com Spitz, qual a importância do “sorriso organizador”? Um adulto viajou para outro planeta totalmente diferente daquele que conhecemos. Supondo que as condições vitais para o adulto estejam satisfeitas, como você supõe que ele iria assimilar este novo mundo? Cite alguns equívocos observados em crianças na fase pré-lógica. Por quê estas se comportam deste modo? Míriam fez uma barrinha de massa de modelar. Depois contou-a em pedacinhos e disse à sua professora que estava com mais massinha de modelar. Como a professora deve intervir para auxiliar Míriam em realizar uma construção mental adequada neste caso? Segundo Piaget, o quê caracteriza o egocentrismo? Quais construções mentais se espera de uma criança com sete anos de idade? Qual a principal causa de crianças com sete anos ainda situarem-se na fase pré-lógica? Argumente sobre alguns empecilhos observados atualmente nas escolas de Educação Infantil, que impedem o bom desenvolvimento de estruturas lógicas.


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