A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

o meio ambiente e a cultura da comunidade local.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "o meio ambiente e a cultura da comunidade local."— Transcrição da apresentação:

1 o meio ambiente e a cultura da comunidade local.
Turismo Sustentável "O turismo sustentável no seu sentido mais puro, é uma indústria que tenta provocar um baixo impacto sobre o ambiente e a cultura local, ao ajudar a gerar rendimentos, emprego e simultaneamente conservar os ecossistemas locais. É um turismo responsável, que é simultaneamente ecológico e cultural. Assim, as atividades do turismo sustentável têm de ter um impacto mínimo sobre o meio ambiente e a cultura da comunidade local. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo sustentável é o turismo que leva à gestão de todos os recursos de forma a que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas enquanto a integridade cultural, processos ecológicos essenciais, diversidade biológica e sistemas de suporte de vida são reservados.

2

3 Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo sustentável é o turismo que leva à gestão de todos os recursos de forma a que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas enquanto a integridade cultural, processos ecológicos essenciais, diversidade biológica e sistemas de suporte de vida são reservados.

4

5 O que é Ecoturismo?  "Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações."  

6

7 O Brasil ainda está dando os primeiros passos para o turismo sustentável, havendo ainda aqui uma maior preocupação com o ecoturismo do que com primeiro, mas algumas cidades já o adotaram como, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato grosso do Sul, sendo um dos grandes destaques do turismo nacional, adotou uma política sustentável a partir dos anos 90, quando começou a ser mais visitado e sentiu a necessidade de colocar regras no turismo para que não destruísse seus bens naturais.

8 TURISMO SUSTENTÁVEL Passaporte Verde para a Copa do Mundo de 2014
Sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil adotará o conceito de turismo sustentável para receber milhares de turistas estrangeiros que virão ao país em função do evento. Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) reuniram-se em Brasília, para definir uma lista de cooperação com ações estratégicas que serão desenvolvidas por meio de parceria entre os órgãos. E uma dessas ações é o fortalecimento da campanha Passaporte Verde durante a Copa.

9 O Passaporte Verde é um guia, disponível na maioria dos pontos turísticos e na rede hoteleira, com detalhes, informações e orientações sobre o turismo sustentável, atividade que respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades. A publicação é resultado da força- tarefa internacional para o desenvolvimento do turismo sustentável.

10 integrantes das comunidades locais.
As práticas do turista sustentável vão desde o planejamento até o meio de transporte utilizado na viagem. Ao escolher seu destino, o turista deve certificar-se que o local oferece meios de transporte, acomodações e tratamento de lixo e esgoto adequados. Para isso, deve preferir acomodações que tenham equipamentos eficientes e que permitam o uso racional da energia e da água e priorize o serviço de guias e condutores integrantes das comunidades locais.

11 FYALL (1998) lançou dez princípios para o desenvolvimento do Turismo de forma sustentável, todos focados de forma direta ou indireta na melhoria da qualidade de vida da comunidade local 1º - Usar os recursos com sustentabilidade: a conservação e o uso sustentável dos recursos-naturais, sociais e culturais é crucial e faz sentido mantê-los para o futuro da atividade.

12 2º - Reduzir o excesso de consumo e o desperdício: a redução do excesso de consumo e desperdícios evita os custos de restabelecer em longo prazo danos ambientais e contribui para a qualidade do turismo.

13 3º - Manter a diversidade: manter e promover a diversidade natural, social e cultural é essencial para o turismo sustentável duradouro, e cria opções diversificadas para a atividade.

14 4º - Integrar o turismo ao planejamento: o turismo é integrado numa estrutura de planejamento estratégico nacional e local e que empreenda taxas de impactos ambientais aumentando a viabilidade em longo prazo da atividade.

15 5º - Apóia as economias locais: o turismo que apóia em largo alcance as atividades econômicas locais e que leva em conta seus valores e recursos ambientais protege essas economias e evita danos ambientais.

16 6º - Envolver as comunidades locais: o total envolvimento das comunidades locais no setor de turismo, não só beneficia a elas e ao meio ambiente em geral, mas também melhora a qualidade da atividade turística.

17 7º - O poder público e privado: a articulação entre o s dois lados, as comunidades locais, as organizações e instituições ligadas ao turismo é essencial para elas trabalharem integradas, buscando solucionar potencias, conflitos e interesses.

18 8º - Qualificar mão-de-obra: a qualificação da mão-de-obra integra o turismo sustentável e práticas de trabalho, na medida em que recruta mão-de-obra local em todos os níveis, melhorando a qualidade do produto turístico.

19 9º - Comercializar o turismo com responsabilidade: o marketing que promove o turismo com ampla e responsável informação aumenta o respeito por ambientes naturais, sociais e culturais das áreas receptoras e aumenta a satisfação dos visitantes.

20 10º - Desenvolver pesquisas: a realização de pesquisas e o monitoramento da atividade através de dados e analises são essenciais para ajudar a resolver problemas e trazer benefícios para os espaços receptores, para o turismo e seus receptores.

21 "... o desenvolvimento do turismo sustentável pode satisfazer as necessidades econômicas, sociais e estéticas, simultaneamente as integridades cultural e ecológica. Pode ser benéfico aos anfitriões e para os visitantes enquanto protege e melhora a mesma oportunidade para o futuro. Essas são as boas notícias. Contudo, o desenvolvimento do turismo sustentável envolve tomada de medidas políticas vigorosas baseadas em trocas complexas aos níveis social, econômico e ambiental" (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO, 1993:51)

22 ANÁLISE CONCLUSIVA Considerando se tratar de uma área em franco desenvolvimento, com tamanha importância tendo em vista sua capacidade de geração de trabalho e renda a partir da realidade social contemporânea, tem-se nesse sentido um mix de possibilidades, alternativas, necessidades e responsabilidades que envolvem todos os atores do mercado turístico. Eles, em frente ao grande desafio de tornar o turismo uma fonte social natural sustentável, necessariamente estão obrigados às ações de análise e planejamento da capacidade turística à qual estão expostos.

23 Não se admite mais uma ação sem ponderar sobre suas conseqüências, pois na grande transformação desse mercado, sendo ele o responsável por envolver diversas áreas sociais, o mesmo vem acompanhado de alterações legais e de comportamento dos consumidores, o que vai exigir a qualificação cada vez maior dos responsáveis por tornar, ou não, o turismo uma fonte positiva para a sociedade.

24 Fontes: BENI, Mário Carlos. Globalização do Turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2003. GARROD, Brian; FYALL, Enoque. Beyond the rhetiric of sustainable tourism? Tourism Mnagement. Reino Unido: Elsevier Science, v. 19, n3, 1998. Instituto de Hospitalidade, Manual de boas práticas: aspectos econômicos relacionados ao turismo sustentável. Salvador, 2006. OMT. Planejamento para o desenvolvimento de turismo sustentável em nível municipal, Madrid, 1996. MAGALHÃES, Cláudia Freitas, Diretrizes para o Turismo Sustentável em municípios. São Paulo: Roca, 2002. NAISBITT, John. O paradoxo global. Rio de Janeiro: Campus, 1994. TORRE, De La. El turismo: fenómeno social. México, Fondo de Cultura Económica, 1992.


Carregar ppt "o meio ambiente e a cultura da comunidade local."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google