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SEXO E GÊNERO Sexo diz respeito a características fisiológicas relativas à reprodução: órgãos sexuais, produção de células reprodutoras diferenciadas;

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Apresentação em tema: "SEXO E GÊNERO Sexo diz respeito a características fisiológicas relativas à reprodução: órgãos sexuais, produção de células reprodutoras diferenciadas;"— Transcrição da apresentação:

1 SEXO E GÊNERO Sexo diz respeito a características fisiológicas relativas à reprodução: órgãos sexuais, produção de células reprodutoras diferenciadas; O sexo biológico com que se nasce não determina, por si só, o desenvolvimento posterior, que é determinado pelo processo de socialização, pelo qual homens e mulheres passam; O processo de socialização produz o que chamamos de Gênero, e é por isso que o gênero sempre remete ao grupo social.

2 GÊNERO Cada cultura tem seus modelos de referência para definir como os homens e as mulheres devem ser; Os papéis sociais são complementares: para entender a mulher socialmente construída é preciso entender o homem socialmente construído; Além da diferença de gênero, tem-se uma hierarquia de gêneros na sociedade, que aponta a prevalência do modelo masculino sobre o feminino.

3 HIERARQUIA DE GÊNERO A autoridade social é exercida nos papéis de pai e marido – a mulher é subordinada, e isso se reflete na concepção da inferioridade feminina; Esta situação perde força com a revolução sexual, mas a hierarquia de gêneros permanece, agora através da valorização de atributos considerados masculinos; Assim, mesmo as mulheres que ocupam posições de comando/chefia acabam por adotar estes atributos.

4 HIERARQUIA DE GÊNERO Esta hierarquia é comumente explicada através de razões naturais, mas existem culturas com uma organização social diferente, o que evidencia que ela não é natural, mas sim construída socialmente; Para manter esta situação, adotam-se várias teorias e explicações: O homem caçador; Guerra e controle populacional; Sociobiologia

5 TEORIAS: O HOMEM CAÇADOR
A hierarquia estaria baseada no fato de que a sobrevivência do homem primitivo se devia à caça, que era sua responsabilidade; a mulher dependia do homem para obter alimento, daí a subordinação; Os efeitos disto permaneceriam até hoje, na figura do homem provedor do lar e da mulher cuidadora do lar; As evidências atuais questionam esta teoria – não se pode afirmar a importância da caça, nem que havia a noção de laço familiar como atualmente.

6 GUERRA E CONTROLE POPULACIONAL
A guerra seria estimulada por causa da escassez de recursos naturais; esta necessidade estimularia a agressividade masculina, necessária para as batalhas; Como “bônus” pelas vitórias, os homens tinham o direito de possuir as mulheres dos derrotados. As mulheres, não possuindo força suficiente para guerrear, eram socializadas para se submeterem aos homens ou para utilizar outras estratégias em lugar da força: a sedução, p. ex.

7 SOCIOBIOLOGIA A Sociobiologia busca explicações biológicas para as diferenças sociais: As mulheres, por assumirem o peso da procriação (gestação, parto, amamentação), procurariam homens para ajudá-las na criação dos filhos. Para convencer o homem, a mulher se submeteria a ele. Todas estas relações entre homens e mulheres afetam diretamente nossa noção de família e as relações entre seus membros.

8 FAMÍLIA Modelo hegemônico de família comumente adotado é o nuclear. Contudo, existem várias outras formas de estrutura familiar: Extensa; Monoparental; O modelo hegemônico é também patriarcal, que tem suas raízes no período senhorial e nos clãs parentais; Neste modelo, várias pessoas podem ser agregadas, mas todas sob o domínio do pai – não por acaso, chamado de “Chefe da Família”. Homossexual; Filhos de relações anteriores...

9 FAMÍLIA O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece a existência de três espécies de família: a natural, a extensa e a substituta. a) família natural: assim entendida a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes (art. 25,caput, ECA).

10 FAMÍLIA b) família extensa: aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade (art. 25, parágrafo único, ECA). c) família substituta: para a qual o menor deve ser encaminhado de maneira excepcional, por meio de qualquer das três modalidades possíveis, que são: guarda, tutela e adoção.

11 FAMÍLIA Art. 28, ECA: A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

12 FAMÍLIA A família não é uma instituição natural, mas sim uma construção do homem; A família assume duas funções primordiais: manutenção das posses e transmissão de valores sociais e ideológicos; A transmissão destes valores é repartida com outras instituições – escolas e mídia, p. ex. – mas a família ainda tem um papel central no que diz respeito à primeira educação, à repressão dos instintos e à aquisição da linguagem.

13 FAMÍLIA É na família que a criança apreende as primeiras informações sobre como se comportar em sociedade, a partir dos modelos familiares; É também na família que aprendemos a reprimir nossos desejos, bem como adiar sua satisfação; Por fim, aprendemos a linguagem em casa, e a linguagem é condição básica para que possamos nos apropriar do mundo ao nosso redor. Aprendemos na convivência com irmãos a ambivalência de sentimentos típica das relações amorosas e sociais;

14 FAMÍLIA A família e o lar como lugares de proteção e acolhimento são um mito, em muitos casos: basta observar as estatísticas de Violência Doméstica e Violência Intrafamiliar no Brasil e no mundo; Violência Doméstica X Violência Intrafamiliar; Secretaria de políticas para as mulheres – ação afirmativa, semelhante às cotas raciais/sociais, visando permitir o acesso de minorias a espaços não ocupados antes.


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