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O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.

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2 O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar de Deus? É possível falar do indizível?

3 O que e como os que nos precederam falaram de Deus? Como hoje, aqui e agora, em nossas circunstâncias de vida, em nosso contexto socioeconômico, somos chamados a falar de Deus? Que Deus advém ao nosso encontro? Em que Deus nos é permitido esperar? O que e como os que nos precederam falaram de Deus? Como hoje, aqui e agora, em nossas circunstâncias de vida, em nosso contexto socioeconômico, somos chamados a falar de Deus? Que Deus advém ao nosso encontro? Em que Deus nos é permitido esperar?

4  Tentativa de conhecer Deus parte de onde ele mesmo disse que estava e do que ele mesmo disse sobre si próprio.  Tudo o que se falou e escreveu sobre Deus tem como ponto de partida a experiência do mesmo. Principalmente a Sagrada Escritura.

5  “Nossa fé católica não é apenas uma doutrina, mas é uma experiência viva da presença do Espírito em nossas comunidades, vivendo em comunhão no amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.” (Sou Católico, p. 10)

6  Sagrada Escritura  Jesus Cristo  Nossa própria experiência

7 Pois, “a Deus é preciso primeiramente experimentar com o coração para depois refletir com a razão. O conhecimento de Deus nasce na experiência de Deus. E a linguagem sobre Deus será então decorrente dessa experiência e desse conhecimento. Esse é o método por excelência da teologia” (BINGEMER, p. 10) Sabe-se o ponto de partida, mas não o ponto de chegada. Objetivo: conhecimento mais íntimo de Deus revelado em Jesus Cristo. Experimentar e sentir.

8  “Se Deus não fosse Trindade, não poderíamos ouvi-lo, falar sobre ele, viver em comunhão com ele. O Cristianismo, em suma, não teria sentido.” (BINGEMER, p. 13)

9 Estas tradições antigas dos povos expressam o desejo de Deus que está inscrito no coração do homem Sem a referência a Deus não se pode entender o homem. “Criaste- nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração está inquieto até que descanse em Ti” (Santo Agostinho, Confissões, 1, 1) Em todos os povos e em todas as épocas (pré-historia, história) encontram-se abundantes expressões religiosas

10  Buscar por Deus é buscar pelo sentido da existência  Ainda hoje os homens e mulheres se perguntam por Deus:  Crentes e os não-crentes:

11  O crente:  Pergunta para não ter uma fé ingênua.  Busca aprofundar a sua crença, por isso deve progredir em sua fé  Necessidade de questionar-se

12  Também o não crente se pergunta por Deus:  Muitas vezes não crêem no Deus que é apresentado  Talvez viva melhor até do que aquele que diz crer.  Diferença entre ateísmo e indiferentismo religioso

13  Mais intensificado na modernidade (Séc. XVI – XVII)  Marcado pela autonomia (da razão, da religião)  Objetivo era colocar o ser humano no centro: antropocentrismo  Filósofos desse tempo: Feuerbach> Deus é a projeção daquilo que o homem não é

14  Marx: mesmo pressuposto de Feuerbach, mas pelo viés social. Deus e a religião servem para legitimar a exploração  Nietzche: declara a morte de Deus. O homem deve ocupar o lugar de Deus. Buscar ser ele mesmo.

15 Postura da teologia diante do ateísmo: A teologia não se preocupa com a existência de Deus, mas com a revelação de Deus, e o que dela se falou na história. Durante muito tempo a Igreja tinha uma postura apologética, pós Concílio Vaticano II, postura mais dialógica. A nosso preocupação maior deve ser pelo ateísmo prático do que pelo ateísmo teórico

16  Ponto central da fé cristã  Cristianismo: monoteísmo igualmente o judaísmo e islamismo.  AT: preparação para revelação da Santíssima Trindade  NT: Revelação trinitária em Jesus Cristo  Há uma integração entre Antigo e Novo testamentos

17 “O mistério da Santíssima é, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na "hierarquia das verdades de fé". "Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e Único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado.” (234)

18 Devemos encontrar palavras novas para transmitir essa verdade aos homens e mulheres modernos (BINGEMER, p.14) “Tudo que possamos dizer, mesmo em teologia, é menor do que esse Deus que ultrapassa todo entendimento e exige uma fé absoluta nele e em seu mistério.” (BINGEMER, p. 22)

19 Nº Papas Durante o Concílio Local e designação Duração do Concílio Temas principais 1ºSão Silvestre INiceia I 20 de Maio 20 de Maio a 25 de Julho de 32525 de Julho 325 A heresia de Ário. Redação do Símbolo ou Credo. Ário Credo 2ºSão Dâmaso I Constantinopla I MaioMaio a Julho de 381Julho381 A divindade do Espírito Santo. Espírito Santo 3ºSão Celestino IÉfeso 22 de Junho 22 de Junho a 17 de Julho de 43117 de Julho 431 A heresia de Nestório. Maria como mãe de Deus. NestórioMaria 4º São Leão I, Magno Calcedónia 8 de Outubro8 de Outubro a 1 de Novembro de 4511 de Novembro451 Condenação do monofisismo. A existência em Jesus Cristo de duas naturezas completas e perfeitas na unidade da pessoa, que é divina. monofisismo Jesus Cristo

20 Vias para o conhecimento racional de Deus (5 vias): – movimento - primeiro Motor; – causas eficientes - Causa primeira; – contingência - Ser Necessário por si mesmo; – graus de perfeição - Ser Perfeito por essência; – finalidade - Ser pelo qual todas as coisas se ordenam a um fim


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