A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como escolher o tema e delimitá-lo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como escolher o tema e delimitá-lo?"— Transcrição da apresentação:

1 Como escolher o tema e delimitá-lo?
Centro de Ensino Superior do Amapá Curso: Direito Disciplina: Monografia I Como escolher o tema e delimitá-lo? Profa. Linara Oeiras

2 Como escolher o tema? O tema do trabalho não precisa necessariamente ser original. É bastante que o enfoque, a atitude do pesquisador o seja. Costuma-se dizer que uma dissertação de mestrado, uma monografia de pós-graduação, um trabalho de conclusão de curso pode-se reduzir a comentar um tema qualquer, ficando a exigência de originalidade adstrita à tese de doutorado. Isto não procede. Evidentemente a originalidade científica é uma virtude e deve ser buscada, qualquer que seja a dimensão ou a pretensão do texto a ser produzido. Assim, uma monografia será tanto melhor quanto mais pareça uma dissertação de mestrado e uma dissertação de mestrado será tanto melhor quanto mais pareça uma tese de doutorado. A avaliação piora na direção inversa.

3 Como escolher o tema? A abrangência do tema é uma questão delicada quando se trata de defini-lo. Os autores de obras jurídicas parecem tender a uma ampliação exagerada de seus temas, fato que, embora possa atrair estudantes incautos, preocupados com o sucesso em provas, não se prestam ao trabalho científico. Não faz sentido que um jovem bacharelando se dedique a escrever uma dissertação como “Hermenêutica Jurídica” ou “Fundamentos do Direito Penal” ou “O Estado Moderno”. Temas muito amplos perdem em precisão e acuidade e demandam muita experiência por parte de seu autor. Pesquisador com as mãos abertas ou com as mãos fechadas.

4 Como escolher o tema? Estratégias para reduzir um tema jurídico:
por assunto (“A dispensa abusiva no contrato de trabalho”), por autor (“O conceito de legitimidade em Max Weber”); por circunscrição temporal (“Evolução do concubinato na segunda metade do século XX”); por circunscrição espacial (“Ações de despejo na Comarca de Macapá”); por referência expressa a aspecto específico do direito positivo (“O princípio da nacionalidade na Lei de Introdução ao Código Civil de 1916”) etc. O que é bom para as editoras, posteriormente, se o trabalho vier a ser publicado com objetivos de mercado, nem sempre é de bom tom científico. Editores tendem a querer uniformizar os títulos, buscando atingir maior público, muitas vezes com o nome da disciplina a que se podem dirigir os livros (“Filosofia do Direito” ao invés de “Ontologia do Dever Ser no Neokantismo Tardio”). Ao escrever para seus pares e examinadores, porém, a norma deve ser invertida.

5 Como escolher o tema? Outra regra é nunca separar “teoria” de “prática”, pensar conceitualmente a realidade empírica só têm sentido uma com a outra. Interessante observar que, nada obstante o direito constituir matéria eminentemente prática, os juristas pouco mencionam a “prática” do direito quando escrevem seus trabalhos “teóricos”, eles dificilmente referem-se a seus “trabalhos de campo”, a suas experiências práticas como operadores jurídicos, para confirmar empiricamente suas teses, o que, em outras áreas, constitui metodologia unânime dos pesquisadores.

6 Então: Como escolher o tema e delimitá-lo?
Dica: defina seu objeto de estudo por meio de uma frase curta e precisa pautada no esquema abaixo. O que se pesquisa? Quem (pessoa/”objeto”) envolve? Onde?/ Com base em que?

7 Exemplos: 1º Caso O que? Quem? Onde? / Com base em que?
A possibilidade jurídica de alteração do prenome no Registro Civil de Pessoas Naturais Transexuais Princípio da dignidade da pessoa humana

8 Exemplos: 1º Caso Objeto de Estudo:
A possibilidade jurídica de alteração do prenome do transexual no Registro Civil das Pessoas Naturais com base no princípio da dignidade da pessoa humana Problema: A omissão legal em relação à possibilidade jurídica de alteração do prenome do transexual fere o princípio da dignidade da pessoa humana?

9 Exemplos: 2º Caso O que? Quem? Onde? Com base em que?
Princípio do Contraditório Inquérito Policial Na CRFB/88 e no CPP

10 Exemplos: 2º Caso Objeto de Estudo:
O princípio do contraditório no inquérito policial Problema: O princípio do contraditório é dispensável no inquérito policial?

11 Como escolher o tema? Referência:
Texto adaptado: João Maurício Adeodato, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.


Carregar ppt "Como escolher o tema e delimitá-lo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google