A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO) MARTA DUWE. + CONCLUSÃO Cuidado para não relaxar neste parágrafo, que é a cereja do bolo! Ele deve ocupar mais ou menos o mesmo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO) MARTA DUWE. + CONCLUSÃO Cuidado para não relaxar neste parágrafo, que é a cereja do bolo! Ele deve ocupar mais ou menos o mesmo."— Transcrição da apresentação:

1 + CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO) MARTA DUWE

2 + CONCLUSÃO Cuidado para não relaxar neste parágrafo, que é a cereja do bolo! Ele deve ocupar mais ou menos o mesmo número de linhas que a sua introdução (4 a 6, geralmente).

3 + CONCLUSÃO 3 OBJETIVOS: Fazer o leitor perceber que o texto acabou, Ratificar a tese, Causar uma boa impressão final.

4 + CONCLUSÃO: OBJETIVOS 1 : Fazer o leitor perceber que o texto acabou A conclusão não pode parecer mais um parágrafo de desenvolvimento. Uso de conectivos conclusivos, como: Portanto, Dessa maneira, Sendo assim, Nessa perspectiva… obs: Por fim não é conectivo conclusivo, mas do último parágrafo de argumentação!

5 + CONCLUSÃO: OBJETIVOS 2 : Ratificar a tese Nesse momento, lembramos ao leitor qual era nosso principal objetivo de convencimento. Para isso, podemos parafrasear o que foi sugerido como ponto de vista na introdução.

6 + 2 : Ratificar a tese Na introdução: A democracia apresenta falhas no Brasil. ( minha opinião sobre o regime democrático de nosso país.) Reescrevê-la na conclusão com outras palavras: O regime democrático de nosso país ainda está longe do que é ideal. Em essência, eu disse a mesma coisa, mas utilizei palavras diferentes, ratificando meu ponto de vista.

7 + CONCLUSÃO: OBJETIVOS 3 : Causar uma boa impressão final Essa é a parte mais difícil, mas passível de fazer com treino. Há estratégias que podem ser utilizadas para manter o nível de interesse do leitor.

8 + CONCLUSÃO ESTRATÉGIAS: Proposta de Intervenção Intertextualidade Sugestão de figuras

9 + CONCLUSÃO: ESTRATÉGIAS 1 : Proposta de Intervenção Tipo bem comum, mas bastante eficiente. O candidato se mostra preocupado com a problemática abordada, e sugere soluções. É preciso, todavia, fugir de soluções utópicas. A grande maioria dos problemas pedidos em temas de vestibulares não são de fácil solução. Por isso, ao invés de viajar em propostas pouco viáveis, às vezes é melhor sugerir maneiras de amenizar a questão.

10 + CONCLUSÃO: ESTRATÉGIAS 2: Intertextualidade Fazer referências a autoridades no assunto abordado: filósofos, escritores famosos, referências culturais… Para quem tem uma boa bagagem cultural, é uma excelente maneira de demostrar conhecimento de mundo e, quem sabe, terminar o texto com citações ou paráfrases.

11 + CONCLUSÃO: ESTRATÉGIAS 3: Síntese da Proposta Paráfrase da tese Para não deixar o parágrafo muito vazio: propor reflexões, perspectivas, estabelecer frases de efeito no final no texto.

12 + CONCLUSÃO: EXEMPLOS

13 +

14 +

15 + Frases para o início da CONCLUSÃO Por isso tudo … Levando-se em consideração esses aspectos … Dessa forma … Em vista dos argumentos apresentados … Dado o exposto … Tendo em vista os aspectos observados … Em virtude dos fatos mencionados … Levando-se em conta o que foi observado … Em virtude do que foi mencionado … Por todos esses aspectos … Pela observação dos aspectos analisados … Portanto... / logo... / então …

16 + Após, pode-se continuar: CONCLUSÃO... somos levados a acreditar que …... é-se levado a acreditar que …... entendemos que …... entende-se que …... concluímos que …... conclui-se que …... percebemos que …... percebe-se que …... resta aos homens …... é imprescindível que todos se conscientizem de que …... só nos resta esperar que …... é preciso que …... é necessário que …... faz-se necessário que...

17 + TÍTULO (DISSERTAÇÃO) MARTA DUWE

18 + TÍTULO Deve ser elaborado depois de concluir o rascunho da dissertação. Transcrever para a folha oficial antes do restante do texto. CENTRALIZADO

19 + TÍTULO Deve ter poucas palavras: CONCISO E SUGESTIVO DICA: pegar ideias na sua própria conclusão. Dessa forma, seu texto fica circular, mostra coesão, e impressiona o leitor.

20 + TÍTULO EVITAR fórmulas desgastadas: conjunção ou sinal que indica versus, como em Homem x Máquina slogans publicitários citação literal de provérbios referências muito genéricas ao tema, como em Natureza ou Bullying

21 + TÍTULO NÃO use aspas, a menos que se trate de uma citação. EVITE usar verbos. SINTAGMA NOMINAL Não use ponto final, exceto se houver verbo. Pode ser uma pergunta, Mas se não for evidentemente retórica, você precisa respondê-la ao longo do texto!


Carregar ppt "+ CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO) MARTA DUWE. + CONCLUSÃO Cuidado para não relaxar neste parágrafo, que é a cereja do bolo! Ele deve ocupar mais ou menos o mesmo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google