A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA :CMEI Supervisora bolsista: Marcia Lima Bolsistas: Bianca Gusmão O Leão Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma surgiu na rodinha de novidades através da fala de duas alunas que afirmaram ter visto um leão de verdade em Teresópolis na casa da avó e uma delas afirmou ter pego o leão no colo. 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Existe leão em Teresópolis? Existe leão no Brasil? 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) na turma pré II-F que é composta por 24 Alunos entre 5 e 6 anos.

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Existe sim leão em Teresópolis, eles ficam nas matas. No zoológico também tem leão. 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões, fazendo pesquisas em casa com seus país e/ou responsáveis.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Português: Foi realizado uma atividade de escrita espontânea onde os alunos eram levado ao mundo imaginário da escrita. Foi realizado também a elaboração do cartaz com imagens pesquisadas pelos alunos e a pesquisa trazida pela PIBID atuante na turma. Matemática: Através da atividade proposta da confecção da juba do leão e do fantoche foi possível trabalhar algumas formas geométricas tais como: triângulo, circulo e retângulo.

5 Geografia: Após a pesquisa realizada com os educandos, foi possível trabalhar os países de origem dos leões e as localidades em que se encontram. 4. CONCLUSÃO O projeto foi bastante produtivo e uma aprendizagem prazerosa para turma pré II-F pois, os mesmo aprenderam vários características e informações sobre o leão que ainda não tinham conhecimento, tais como: o habit natural, alimentação e etc. Enquanto estagiária esse projeto contribuiu para eu aprender juntamente com os alunos várias informações que ainda não tinha conhecimento.

6 Bibliografia: HENANDEZ, Fernando,;VENTURA, Montserral. A organiza do currículo por projeto de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. Toda biologia.com: Leão. Disponível em: http://m.todabiologia.com/zoologia/leao.htm acesso em: 16 jun. 2015


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google