A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Mobilização Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Mobilização Social"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Mobilização Social
Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. Fortaleza, outubro de 2011

2 Mobilização Social É a reunião de sujeitos que definem objetivos e compartilham sentimentos, conhecimentos e responsabilidades para a transformação de uma dada realidade, movidos por um acordo em relação a determinada causa de interesse público.

3 A formação do interesse coletivo
O interesse coletivo não é predeterminado Depende da construção de um sentido de “público” Sentidos comuns partilhados O sentido de “público” só se constrói por meio de sentidos comuns partilhados (comunicação) e em condições de publicidade (visibilidade pública)

4 O desafio da mobilização na sociedade complexa
Mudança nas formas de sociabilidade e organização da vida coletiva A SOCIEDADE COMPLEXA alta interdependência sistemas especializados tendência à dispersão

5 Desafios dos projetos mobilizadores
Coletivização: os problemas têm que tomar uma dimensão coletiva – tematização pública das questões Vinculação: buscar o vínculo de corresponsabilidade dos públicos com os movimentos/projetos mobilizadores

6 Coletivização: A tematização de questões na esfera pública e a constituição das causas sociais
Resultado de um processo em que a percepção de um determinado problema, restrito a âmbitos particulares, chega a atingir um âmbito coletivo de problematização e é posto à consideração dos públicos

7 Condições da coletivização de uma causa social
Existência demonstrável de um problema Concretude Caráter público Viabilidade Sentido amplo Que afeta a todos e cuja solução convém a todos Que é passível de solução Que se enquadra em valores aceitáveis

8 Vinculação A vinculação ideal dos públicos desejada por todo e qualquer projeto de mobilização encontra-se no nível da corresponsabilidade.

9 Corresponsabilidade O vínculo ideal da corresponsabilidade se dá quando os indivíduos se sentem efetivamente envolvidos no problema e compartilham a responsabilidade pela sua solução, entendendo a sua participação como uma parte essencial no todo. É gerada basicamente através de um sentimento de solidariedade.

10 Condições para a formação do vínculo da
corresponsabilidade Informação Julgamento Coesão Ação Continuidade

11 A prática educativa Ação
Gerar e manter um ambiente de interlocução – prática dialógica Fornecer constantemente informação especializada capaz de gerar, com os públicos, informação qualificada (como produção coletiva)

12 Que estratégias de comunicação são necessárias para envolver os públicos em temas relativos à educação?

13 “A comunicação verdadeira não nos parece estar na exclusiva transferência ou transmissão do conhecimento de um sujeito a outro, mas em sua co-participação no ato de compreender a significação do significado.” Paulo Freire

14 Comunicação e Mobilização Social
Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. Fortaleza, outubro de 2011


Carregar ppt "Comunicação e Mobilização Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google