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Do RENASCIMENTO ao BARROCO

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Apresentação em tema: "Do RENASCIMENTO ao BARROCO"— Transcrição da apresentação:

1 Do RENASCIMENTO ao BARROCO

2 Contexto de emergência
O MANEIRISMO Contexto de emergência 2ªmetade do século XVI ( ) Crise e declínio do espírito, ideais e formas do Renascimento Europa: espaço de guerra de foro religioso; crises económicas; desenvolvimento das pestes; Movimentos reformistas no seio da Igreja: Lutero, Calvino e Maquiavel

3 Fundamentos Do Humanismo ao Anti - Renascimento
Harmonia e ordem do mundo: Entre humana e o divino A razão e a fé Razão e natureza Alma e corpo Valorização da humanae litterae Saber e cultura como dignificação humana Reforma de Lutero: Homem é corrupto e redimível através da graça divina Oposição entre corpo e espírito Exaltação da fé Vanidade do saber Aversão à razão humana Mundo caótico

4 Marcas pertinentes Estilo artístico e literário: Artes plásticas
Reacção anticlássica: contra os ideias da normatividade Visão angustiada do mundo como desconcerto, labiríntico e incoerente Visão do homem como um ser problemático, contraditório, céptico e dilemático Marca uma crise espiritual, religiosa Melancolia e instabilidade afectiva Comportamentos estranhos e lunáticos Artes plásticas Culto de cores sombrias e trágicas (Miguel Ângelo) Distorção de ângulos, ruptura das proporções Culto do grotesco e monstruoso Presença de elementos góticos

5 Aborda problemas filosóficos-morais
Literatura Aborda problemas filosóficos-morais Fantasmas interiores, seres perseguidos Arte de elites Poética difícil Estilo intelectualizado de difícil compreensão Acentuado gosto pelas antíteses e metáforas conceituosas; Jogos cerebrais de alusões obscuras Estilo frio e sóbrio Recusa de uma visão realista Expressão pungente e agonizante da vida: pathos

6 O BARROCO Contexto de emergência
Século XVII ( ) Segue-se ao Maneirismo distinguindo-se pela expressão e visão do mundo e do homem Estilo do triunfo da Contra – Reforma católica Acção da Inquisição: Tribunal do Santo Ofício Concílio de Trento

7 Fundamentos e Marcas pertinentes
Triunfo espiritual exprime-se na grandiosidade, riqueza luxuriante; Proliferação das formas sensíveis Sentido teatral e espectacular do mundo e da vida Fascínio singular pelo jogo, espectáculo Jogos de metamorfoses Mistérios dos disfarces e máscaras Popular e aristocrática Realista e satírica Relevância para dinamismo febril e ostentação sumptuosa das formas Arte de volúpia e do sensorial sinestesias sons ritmos cores Acumulação de elementos decorativos

8 Temáticas Maneirismo e Barroco
O engano e desengano da vida Transitoriedade das coisas humanas Gosto por contrastes Propensão para o surpreendente Efemeridade da vida

9 Ce document est rattaché à : Baco de CARAVAGE (CARAVAGGIO)

10 Ce document est rattaché à : Gluditta
CARAVAGE (CARAVAGGIO)

11 Ce document est rattaché à : Massacre des Inocents 1609, Rubens

12 St. George and the Dragon, c.1606 by Peter Paul Rubens

13 Ce document est rattaché à : La Mort de la Vierge Michelangelo MERISI, dit CARAVAGE (CARAVAGGIO) INV. 54

14 Petrus-Paulus RUBENS Siegen (Westphalie), Anvers, 1640 La Piété et la Victoire tenant une couronne A dater vers 1628/1629


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