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POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE

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Apresentação em tema: "POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE"— Transcrição da apresentação:

1 POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA Coordenação da Memória Cultural POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE

2 Porto Alegre se caracteriza pela diversidade social e cultural de seus habitantes, muitos com suas origens em terras distantes: europeus (portugueses, espanhóis, alemães, italianos, poloneses) e asiáticos, que aqui chegaram como colonizadores, e também africanos, que para cá foram trazidos como escravos. Fragmentos de antigos recipientes indígenas – Acervo: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

3 Mas, muito antes da chegada desses estrangeiros, as terras brasileiras eram ocupadas por inúmeros grupos nativos, organizados em aldeias ou famílias, com culturas adaptadas aos diferentes ambientes de um imenso território, ainda sem fronteiras. Fragmentos de antigos recipientes indígenas – Acervo: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

4 Pesquisas arqueológicas realizadas em diferentes pontos do subsolo na região do Rio Grande do Sul onde Porto Alegre está inserida, identificaram vestígios de ocupação humana de até nove mil anos atrás. Eles estão relacionados a grupos indígenas que habitaram nosso Estado com organização social, língua e culturas próprias: Minuano, Kaingang e Guarani. Na Ilha Francisco Manoel, no Lago Guaíba, existiu uma aldeia Guarani habitada entre 1280 e 1420 dC. Fragmentos de antigos recipientes indígenas Acervo: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

5 A maioria desses grupos indígenas geralmente se estabelecia em pontos onde pudessem obter, com facilidade, água e alimentos (animais e vegetais), buscando margens de rios ou lagos, vales, áreas de matas ou encostas de morros. Os primeiros grupos praticavam a caça e a pesca e coletavam alimentos diretamente da natureza; produziam artefatos de trabalho e defesa – machados, raspadores, furadores, lanças, arcos e flechas - usando pedras, lascadas ou polidas, assim como madeira ou ossos de animais.

6 Os Guarani, de cultura amazônica, introduziram a agricultura e plantavam seus alimentos em clareiras abertas na mata. Ali, queimavam a vegetação existente e cultivavam milho, mandioca, feijão, abóbora, amendoim, batata e tabaco.

7 Viviam em aldeias compostas por casas grandes que abrigavam várias pessoas de uma mesma família.

8 Cozinhavam a carne em espetos de madeira no fogo feito no chão e usavam porongos para beber mate, costumes que foram incorporados pelos gaúchos.

9 Usavam barro para fazer panelas e potes de cerâmica, utilizados para preparar alimentos e bebidas.
Essas vasilhas, com diferentes formas, tamanhos e decorações, também eram utilizadas em rituais religiosos.

10 Foto e desenho: Fabricio Vicroski
Principais etapas de fabricação de peças em argila e exemplos de vasilhames produzidos pelos Guarani. Foto e desenho: Fabricio Vicroski

11 Pesquisas históricas registram que, em 1752, quando da chegada dos açorianos a Porto Alegre, os diferentes grupos nativos que antes ocupavam a região não estavam mais aqui presentes. No entanto, registra-se a vinda para a Aldeia dos Anjos (Gravataí) de índios trazidos das Missões pelos portugueses após a Guerra Guaranítica, em 1756. Esses indígenas, pouco a pouco, foram dispersando-se ou miscigenando-se com as novas populações de imigrantes que chegavam a Porto Alegre.

12 Índios Guarani

13 Apesar da falta de informação por grande parte da população sobre os povos nativos, a pesquisa histórica e arqueológica registra significativa presença indígena na região hoje ocupada por Porto Alegre, mesmo antes da chegada dos estrangeiros.

14 Atualmente, habitam a região de Porto Alegre grupos de Guarani e de Kaigang.
Para sua sobrevivência, produzem e comercializam artesanato de fibras vegetais e pequenas esculturas de madeira e podem ser encontrados no Centro Histórico e, nos finais de semana, no Brique da Redenção. Índio Kaigang

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16 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS:
POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS: 1- Colheita da mandioca O professor escolhe um aluno para ser o "pegador", quando outro aluno for pego, vira mandioca e deve ficar agachado. Para ser salvo deve ser "colhido" por um colega que ainda não foi pego, que  puxa-o pela mão. O professor deve substituir sucessivamente o pegador Brincadeira da roda As crianças são dispostas em  círculo, uma delas deve ficar no centro, seu objetivo é tentar sair da roda, quando conseguir todos os colegas devem correr atrás para tentar pegá-la. Em seguida, a criança do centro deve ser substituída até que todos tenham entrado na roda Jogo de palavras cruzadas Fazer uma cruzadinha com nomes  de ruas, rios, bairros e praças de Porto Alegre de origem indígena. (Ex. Guaíba, Camaquã, Guarujá, Humaitá, Ipanema, Itu, Sabará, Nonoai, Ipiranga, Ibicuí, Itapuã, Itapema) Nomes indígenas Pedir para as crianças procurarem, em mapas e guias,   ruas de Porto Alegre, ou do bairro onde elas moram, que possuem nomes de origem indígena Artesanato  Propor aos alunos que façam colares, pulseiras e demais adornos utilizando sementes ou grãos Pintura corporal Com a orientação do professor, as crianças fazem pinturas no rosto como as dos indígenas Oficina cerâmica Com a utilização de massa de modelar, os alunos reproduzem as formas dos recipientes cerâmicos utilizando a técnica indígena de sobreposição de roletes. (Ex. Fazer uma bolinha com a massa de modelar, colocá-la sobre a mesa e achatá-la levemente com a palma da mão formando um pequeno disco, em seguida fazer cerca de quatro ou cinco roletes (“minhoquinhas”) com aproximadamente 20cm a 30cm de comprimento, as crianças devem sobrepor um rolete de cada vez sobre o disco de forma circular, dando forma ao recipiente, ao final deve-se alisar o recipiente com a ponta dos dedos deixando-o uniforme. A superfície pode permanecer lisa ou também pode ser decorada produzindo-se pequenas marcas com a ponta das unhas ou utilizando um lápis.

17 Visite o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.
Lá estão preservadas peças arqueológicas que contribuem para explicar melhor a história dos povos indígenas.

18 19 de abril DIA DO ÍNDIO

19 Artefato em pedra lascada – Foto: Fabricio Vicroski
POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE é um material didático destinado à rede de escolas do município. Pesquisa e apoio técnico: arqueólogos José Otávio Catafesto de Souza, Fabrício Vicroski e Fernanda Tocchetto  Apresentação: equipe da Coordenação da Memória Cultural/Secretaria Municipal da Cultura. POVOS INDÍGENAS E PORTO ALEGRE referências bibliográficas: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de LOPES DA SILVA, Aracy; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. A temática indígena na escola: Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, SOUZA, José Otávio Catafesto de. Grupos Originários e seus descendentes indígenas atuais em Porto Alegre. Porto Alegre: Coordenação da Memória Cultural – Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 5. NOELLI, Francisco S. Noelli et alli. O mapa arqueológico e a revisão historiográfica a respeito das ocupações indígenas pré-históricas no município de Porto Alegre, RS. In Revista de História Regional 2(1) , 1997. -6.Gaulier, Patricia . Ocupação pré-histórica Guarani no Município de Porto Alegre, RS. Considerações preliminares a primeira datação do Sítio Arqueológico (RS-71-C) da Ilha Francisco Manoel. Revista de Arqueologia, 14-15:57-73, - imagens não creditadas: 19/04/2012 Artefato em pedra lascada – Foto: Fabricio Vicroski


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