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Resultados Após avaliar os alunos e fazer a comparação com a tabela a partir da idade e gênero obtivemos os seguintes resultados: 55% das crianças apresentam-se.

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1 Resultados Após avaliar os alunos e fazer a comparação com a tabela a partir da idade e gênero obtivemos os seguintes resultados: 55% das crianças apresentam-se dentro do que os autores consideram Normal. Já 35% delas apresentam-se dentro do que é considerado Excesso de peso. E 10% estão no nível considerado de Baixo peso. Introdução Estado nutricional, é o estado resultante do equilíbrio entre o suprimento de nutrientes de um lado e do gasto do organismo do outro. Este pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações orgânicas: equilíbrio entre consumo e necessidades nutricionais (normalidade nutricional); insuficiência qualitativa e/ou quantitativa de consumo de nutrientes (carências nutricionais); e excesso ou desequilíbrio de consumo de nutrientes (distúrbios nutricionais). Além destes fatores que são classificados como biológicos, o estado nutricional sofre influências histórico-sociais como dos processos econômicos, políticos e da organização familiar. Considerações Finais Questões sociais são levados em consideração se analisarmos a qualidade da alimentação dos alunos principalmente no ambiente escolar. O que nos deparamos muitas vezes na escola na hora da merenda é a imensa fila que se forma em frente a cantina para comprar o alimento do seu agrado, ou seja, para a criança o mais atrativo são os doces e salgadinhos. Isso é um fator cultural que está impregnado nas crianças da atualidade e junto a isso a tendência ao sedentarismo muito devido a jogos eletroeletrônicos ou até mesmo a ausência do incentivo às prática de Educação Física escolar, pois os resultados poderiam ser bem melhores do que os que encontramos nesse trabalho. Com certeza com uma boa educação alimentar atrelado ás práticas de atividades físicas na escola o aluno conseguirá desenvolver-se em todos os aspectos globais durante sua formação. CENTRO/CURSO DE ORIGEM Referências NETO, Jaime Olbrich; et.al.Avaliação nutricional em crianças de uma instituição de ensino. A escola que alimenta? Revista Científica em Extensão. Unesp/SP 1 - Acadêmico de Licenciatura do Curso de Educação Física da Urcamp Alegrete. 2 – Orientador: Prof. Ms Rodrigo de Azambuja Guterres ¹ NUNES, Marluã Alende; ²GUTERRES, Rodrigo de A. ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL EM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA PERIFERIA DE ALEGRETE. Objetivos Analisar o estado nutricional através do índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia da cidade de Alegrete Material e Método Para a realização dessa pesquisa, foi escolhida de forma intencional uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na periferia da cidade. Para isso foram avaliados 20 alunos sendo 11 meninos e 9 meninas com faixa etária entre 8 e 11 anos. Para coleta de dados foram utilizadas uma sala vazia especial para o teste, balança de precisão Cadence para avaliar o peso, e uma fita métrica pregada a parede para medir a estatura. Os testes foram baseados e aplicado de acordo com o protocolo do Manual de Aplicação de Medidas e Testes, Normas e Critérios de Avaliação Julho/2007 do PROESP-BR. A avaliação do estado nutricional das crianças propostos por CONDE e MONTEIRO (2006) está dividido em 4 categorias: Baixo Peso, Normal, Excesso de peso e Obesidade. Instituição Educacional: URCAMP


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