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Estratégias de Gestão Ambiental

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Apresentação em tema: "Estratégias de Gestão Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Gestão Ambiental
Prevenção a Poluição (PP), Produção mais Limpa (P+L), Análise do Ciclo de Vida (ACV), Ecoeficiência e Ecodesign

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Século XXI: questões ambientais assumem dimensões globais. incluída na pauta obrigatória da maioria dos encontros mundiais - torna-se preocupação crescente das empresas que não querem continuar fazendo o papel de vilãs da sociedade.

3 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Mudanças no ambiente em que as empresas operam : antes vistas como instituições puramente econômicas - são cobradas em relação a outros papéis. pressões por parte da sociedade, através de movimentos sociais reivindicatórios, atuação de grupos organizados – resultam em novas leis e regulamentações que alteram as “regras do jogo.”

4 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Social obrigação para com a sociedade; além da proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades de emprego, etc.

5 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Benefícios da responsabilidade social: - melhoria na imagem da empresa; - atrai novos consumidores, melhores empregados e fornecedores; abertura de novos mercados. VANTAGEM ESTRATÉGICA

6 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ex. 1 – Shell de Paulínia (região de Campinas, SP) Ex. 2 – Grupo Balbo de Sertãozinho (SP) – produtos orgânicos Native;

7 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ex. 1 – Grupo Balbo de Sertãozinho (SP) – produtos orgânicos Native; Em 1987 – suspendeu a queima da cana-de- açúcar antes da colheita; Prejuízos iniciais: invasão de pragas até que gradualmente o equilíbrio ambiental nas fazendas da empresa se restabeleceu; “Ilhas” de vegetação nativa – aumento da biodiversidade/predadores naturais;

8 RESPONSABILIDADE SOCIAL
A colheita da cana crua reduziu consumo de água – lavar a cana queimada; Inserção da empresa num novo mercado – paga 60% a mais pelo açúcar produzido de forma orgânica – exportações; O foco da Native num produto ambiental gerou: - crescimento da receita; - acesso a novos mercado; - valorização da marca.

9 RESPONSABILIDADE SOCIAL

10 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conferência Rio 92: participação ativa do Conselho Empresarial para o DS – “Mudando o rumo: um perspectiva global do empresariado para o desenvolvimento e o MA”.

11 RESPONSABILIDADE SOCIAL
O progresso em direção ao DS é um bom negócio – cria vantagens competitivas e novas oportunidades – exige mudanças profundas na atitude empresarial.

12 RESPONSABILIDADE SOCIAL
As empresas continuam a representar o papel de vilãs do MA: relativamente poucas tornaram mais eficientes ecologicamente seus processos produtivos – quando o fazem é em resposta as exigências de órgãos governamentais. Podem ser apontadas como as principais responsáveis pelo esgotamento e pelas alterações nos recursos naturais.

13 SISTEMAS PRODUTIVOS Percepção de que sistemas produtivos e sistemas naturais fazem parte do mesmo sistema – Biosfera; Relação de dependência dos ecossistemas naturais: matéria prima, água;

14 SISTEMAS PRODUTIVOS Funcionam como ecossistemas abertos – fonte ilimitada de energia e recursos;

15 SISTEMAS PRODUTIVOS Enquanto deveriam funcionar assim:

16 SISTEMAS PRODUTIVOS Impacto Ambiental e na Saúde Humana – desde a extração de matéria prima até o descarte;

17 CONTROLE DA POLUIÇÃO SISTEMAS DE FINAL DE TUBO
Única forma de combate a poluição industrial até o final dos anos 1970; Meio mais tradicional de combate a poluição no meio industrial até hoje; O controle dos poluentes ocorre depois que são gerados;

18 CONTROLE DA POLUIÇÃO SISTEMAS DE FINAL DE TUBO TRATAMENTO PRODUTO RES
Í DUO E ILIMITADA MAT É RIA - PRIMA ILIMITADA PROCESSO TRATAMENTO

19 CONTROLE DA POLUIÇÃO SISTEMAS DE FINAL DE TUBO
O tratamento pode ser inadequado (baixa proteção ao MA – gera custos ao produtor; Opção mais sensata: minimizar os sistemas de final de tubo – interferir no processo para evitar ou diminuir a quantidade de resíduo a ser descartada.

20 Prevenção À Poluição (PP o P2)
2º passo na tentativa de controle de emissões e resíduos; Devem considerar: - redução ou eliminação de materiais tóxicos – substituição de materiais ou equipamentos no processo, reformulação do produto;

21 Prevenção À Poluição (PP o P2)
Matéria- Prima Produção Descarte Reciclagem Figura: Ciclo de reciclagem fechado (Giannetti & Almeida, 2006). - implantação de ciclos fechados de reciclagem; - desenvolvimento de novas técnicas.

22 Produção Mais Limpa (P+L)
1989: PNUMA introduziu o conceito de P+L: “ Uma estratégia ambiental de caráter preventivo, aplicada a processos, produtos e serviços empresariais, que tem como objetivo o uso eficiente dos recursos e a diminuição dos impactos negativos ao MA.” PNUMA: Programa das Nações Unidas p/ o MA

23 Produção Mais Limpa (P+L)
Visa melhorar a eficiência, a lucratividade e a competitividade das empresas, enquanto protege o ambiente, o consumidor e o trabalhador; O tratamento de efluentes, a incineração e até a reciclagem de resíduos fora do processo de produção não são considerados parte da Produção Mais Limpa – não implicam em redução da quantidade de poluentes na fonte geradora, mas atuam somente de forma corretiva.

24 Produção Mais Limpa (P+L)
Em resumo, adota-se os seguintes procedimentos: Quanto aos processos de produção: conservar matérias-primas e energia, eliminando as tóxicas e reduzir a quantidade e toxicidade de todas emissões e resíduos;

25 Produção Mais Limpa (P+L)
Quanto aos produtos: redução dos impactos ao longo do seu ciclo de vida – design adequado; ECODESIGN

26 Produção Mais Limpa (P+L)
Quanto aos serviços: incorporando as preocupações ambientais no seu projeto e fornecimento. representa mudança de foco da empresa: antes: controle da poluição, passando a prevenção.

27 Produção Mais Limpa (P+L)
Programa de P+L - Difusão da informação Capacitação Instrumentos de apoio: Centros Nacionais para a P+L – em vários países em desenvolvimento – atuam em conjunto com a ONU para o desenvolvimento industrial.

28 Produção Mais Limpa (P+L)
Centros Nacionais para a P+L Atuação: - disseminação de informação; - implantação de programas de P+L; - capacitação de profissionais; - atuação em políticas ambientais.

29 Exemplos de aplicação da P+L
Empresa: 3M do Brasil Ltda. - Fábrica Sumaré. Produtos: Adesivos, abrasivos, tapetes de PVC, esponjas de poliuretano e produtos médicos. Desde 1999 programa de redução do consumo de água na empresa (revisão periódica de purgadores, eliminação de vazamento de vapor, conscientização de funcionários, reúso de água);

30 Exemplos de aplicação da P+L
Resultado: redução do volume captado pela empresa de 33,8 m3/h em 1999, para 26,7 m3/h, em junho/2002, com um aumento da produção total da fábrica (7,6%); Em 2001 implantado o reúso dos efluentes tratados da fábrica - na limpeza de pisos e equipamentos, sistemas de refrigeração, caldeiras, etc. Redução na captação de água da empresa, em aproximadamente m3/ano.

31 ECOEFICIÊNCIA Trabalho direcionado a minimizar impactos ambientais, devido ao uso minimizado de matéria-prima – produzir mais com menos”.

32 ECOEFICIÊNCIA Idéias centrais:
- reduzir matéria e energia em bens e serviços; - reduzir a dispersão de material tóxico; - aumentar a reciclagem de material; - maximizar o uso de fontes renováveis; - aumentar a durabilidade dos produtos; - aumentar a quantidade de bens e serviços.

33 Hotéis Ecoeficientes HOTÉIS ECOEFICIENTES SENAC
“O compromisso com o MA do Senac SP é trabalhado pelo programa Ecoeficiência em conjunto com o Sistema de Gestão Integrado do Grande Hotel São Pedro, ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.” (

34 Grande Hotel São Pedro - Senac
Entre as ações realizadas: Monitoramento dos indicadores ambientais, como o consumo de água, energia, papel e copo descartável. Gestão de resíduos perigosos (lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, pilhas e baterias); de material orgânico e inorgânico; de resíduos de saúde; e de material reciclável.

35 Grande Hotel São Pedro - Senac
Plantio e replantio de mudas para preservação e manutenção da área verde do entorno do hotel; Análise da potabilidade da água; Adoção do papel reciclado. 

36 Grande Hotel São Pedro - Senac
As ações são divulgadas aos colaboradores, alunos, hóspedes, comunidade e fornecedores por meio de banners, palestras, workshops e s.

37 Grande Hotel São Pedro - Senac
Princípios e objetivos corporativos norteadores da atuação do Senac: RESPEITO à legislação, às normas e aos demais requisitos ambientais aplicáveis a suas atividades, produtos e serviços. CONTRIBUIÇÃO ao desenvolvimento sustentável, incorporando a variável ambiental nos seus processos de gestão e projetos de educação, treinamento e capacitação.

38 Grande Hotel São Pedro - Senac
Objetivos associados: Melhorar continuamente seu desempenho ambiental: - Implementar e aprimorar medidas voltadas à ecoeficiência, com ênfase no uso racional de recursos naturais, energéticos e materiais, na redução da geração de resíduos e na maximização do reúso e da reciclagem.

39 Grande Hotel São Pedro - Senac
- Identificar e avaliar eventuais fontes de poluição, desenvolver e adotar procedimentos e práticas preventivas para o seu gerenciamento. - Instituir e manter um sistema de gestão ambiental e avaliar seu desempenho por meio de indicadores socioambientais.

40 Grande Hotel São Pedro - Senac
ATUAÇÃO como agente de desenvolvimento e disseminador de práticas e posturas ambientalmente responsáveis. Objetivos associados: - Conscientizar e capacitar seus funcionários, docentes e gerentes para a efetiva implementação e manutenção desse compromisso. - Fomentar, com seus parceiros e fornecedores, a adoção de práticas e procedimentos compatíveis com seu posicionamento institucional.

41 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV)
A avaliação inclui o ciclo de vida completo do produto, processo ou atividade; - da extração e o processamento de matérias primas; - a fabricação, o transporte e a distribuição; - o uso, o reemprego, a manutenção; - a reciclagem, a reutilização e a disposição final”.

42 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV)
O ciclo é a história do produto; Definido na ISO como “compilação e avaliação das entradas, saídas e do impacto ambiental potencial de um produto através de seu ciclo de vida”.

43 PP, P+L, ECOEFICIÊNCIA Pontos similares e complementares;
PP tem caráter mais normativo – objetivo claro de redução dos impactos ambientais, sem preocupação com as possíveis conseqüências financeiras que venha a causar na empresa;

44 PP, P+L, ECOEFICIÊNCIA Ecoeficiência combina eficiência econômica e ecológica; uma empresa ecoeficiente agrega grande valor a suas matérias-primas, gerando pouco resíduo e poluição.

45 PP, P+L, ECOEFICIÊNCIA P+L fornece estratégias para melhorar produtos, serviços e processos continuamente – com conseqüente benefício econômico e redução de resíduos e poluentes na fonte. P+L e Ecoeficiência estão mais ligadas a gerar benefícios tanto para o ambiente como para a empresa.


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