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GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.

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2 GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Diretoria de Infra- Estrutura e Informação Diretoria de Obras Escolares Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos Departamentos

3 Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos Enfrentamento à Violência na Escola Educação em/para Direitos Humanos Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Educação Ambiental Educação Fiscal Programa Atitude SECJ Coordenação de Gestão Escolar SAREH Vila da Cidadania Coord. de Integração das Atividades Curriculares Coord. de Planejamento e Avaliação

4 Desafios Educacionais Contemporâneos são demandas que possuem uma historicidade, por vezes fruto das contradições da sociedade capitalista, outras vezes oriundas dos anseios dos movimentos sociais e, por isso, prementes na sociedade contemporânea. São de relevância para a comunidade escolar, pois estão presentes nas experiências, práticas, representações e identidades de educandos e educadores.

5 A conceituação acima se fez necessária ainda em 2007 - quando da criação da CDEC - como opção aos denominados Temas Sociais Contemporâneos, bem como aos seus encaminhamentos, então vigentes nas escolas da rede pública estadual. Tal entendimento se pautava no desdobramento dos PCNs, em especial dos denominados Temas Transversais.

6 Cenário em questão: Criação de novas disciplinas e fragmentação da matriz curricular; Educação pautada em valores pessoais e subjetividades; Desenvolvida por meio de ações pragmáticas, pontuais e esporádicas - Pedagogia de Projetos (início, meio e fim); Promovendo a secundarização e o esvaziamento dos conteúdos; Marcada pelos Quatro Pilares da educação: * Aprender a Ser * Aprender a Conviver * Aprender a Fazer * Aprender a Conhecer (Aprender ); Objetivando a formação de competências e habilidades; Visando à preparação do indivíduo para o mercado do trabalho; Secundarizando a função social da escola pública.

7 O que mudou: Assim, inserida nos conteúdos das diferentes disciplinas do currículo, contempladas no Projeto Político-Pedagógico, muito além de uma simples pedagogia de projetos (pautada por ações esporádicas e pontuais), a abordagem pedagógica desses assuntos, a partir dos conteúdos escolares e da apropriação dos conhecimentos sistematizados, visa propiciar o resgate da função social da escola. O momento presente é o de articulação desse trabalho com a Coordenação de Gestão Escolar e com o Departamento da Educação Básica, uma vez que cabe em especial a estes, a discussão referente à concepção e à organização do currículo em nossa rede.

8 Buscando oferecer um suporte às escolas para o enfrentamento dessas questões, a CDEC concentrou seu trabalho em três eixos: 1. produção de material de apoio didático- pedagógico; 2. formação continuada dos trabalhadores em educação; 3. acompanhamento e construção de ações interinstitucionais.

9 Avanços – eixo 1: Produção de material de apoio didático- pedagógico: Produção dos Cadernos Temáticos dos Desafios Educacionais Contemporâneos; Informações disponibilizadas no Portal Educacional Dia-a-dia Educação; Produções da TV Paulo Freire.

10 Avanços – eixo 2: Formação continuada dos trabalhadores em educação: Grupo de Estudos; Participação no PREVIDA; Participação no Projeto Escola que Protege; Seminários e oficinas ofertadas pela SEED; Reuniões Técnicas com os representantes dos NREs; Outros.

11 Avanços – eixo 3: Acompanhamento e construção de ações interinstitucionais: Participação no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – CEDCA; Participação no Conselho Estadual Antidrogas do Paraná – CONEAD; Participação na construção e avaliação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes; Outros.

12 Dificuldades – eixo 2: Formação continuada dos trabalhadores em educação (Impossibilidade de atingir um grande número de trabalhadores da educação em um curto espaço de tempo). Pesquisa: realizada em instituições universitárias de Pernambuco em 2007 – (Fonte: COUTINHO, 2009) Objetivo: analisar como a Educação Ambiental vem sendo inserida na formação de professores em PE.

13 Resultados: - 98,2% dos alunos concluintes julgam necessário obter conhecimentos sobre a Educação Ambiental durante a formação acadêmica; - 53,3% afirmam ter tido a oportunidade de discutir temas ambientais durante a formação acadêmica; - 34,1% julgam-se preparados para inserir a Educação Ambiental em suas práticas pedagógicas; - o tratamento da Educação Ambiental nas licenciaturas se deu através de seminários, palestras, debates em sala de aula, trabalhos acadêmicos, trabalhos de campo, participação em eventos, em disciplinas específicas ou eletivas;

14 Resultados: Oportunidade de discutir temas relacionados às questões ambientais - 96,1% dos concluintes dos cursos de Biologia; - 95,6% dos concluintes dos cursos de Geografia; - 65,5% dos concluintes dos cursos de Pedagogia; - 47,6% dos concluintes dos cursos de Matemática; - 31% dos concluintes dos cursos de História; - 20% dos concluintes dos cursos de Educação Física; - 8,3% dos concluintes dos cursos de Letras.

15 Obrigado pela atenção !!!

16 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS Contato: Sandro Cavalieri Savoia sandrosavoia@seed.pr.gov.br (41)3340-1533 / 1597


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