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A ESCOLHA DA PLATAFORMA. A escolha dos temas Temas devem ser claros e objetivos Linguagem simples e de fácil entendimento Temas devem ser relevantes para.

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1 A ESCOLHA DA PLATAFORMA

2 A escolha dos temas Temas devem ser claros e objetivos Linguagem simples e de fácil entendimento Temas devem ser relevantes para o interesse público Temas devem ser coerentes Apropriação de temas

3 TIPOS DE TEMAS Fundamentais ou racionais Referem-se a administração pública e a legislação. São base da plataforma e esboçam o plano de atuação do candidato. Ex. questões econômicas, segurança, educação.

4 Exemplo

5 (...) Investimento em energia O sistema elétrico Depois do apagão de 2001, novo modelo retomou a expansão do setor O atual modelo do setor elétrico brasileiro, instituído em 2004, permitiu ao Estado retomar sua expansão, após quase vinte anos da paralisia que levou ao “apagão” de 2001.

6 Sistema hidrotérmico deve diversificar suas fontes complementares O Sistema Integrado Nacional deve continuar hidrotérmico, mas nosso maior potencial hidráulico, hoje, está na Amazônia, onde a construção de grandes hidrelétricas enfrenta restrições crescentes. A complementariedade com térmicas movidas a gás é importante, mas deve se deslocar para o uso da energia eólica e outras fontes. (...)

7 Expandir com rapidez a fonte eólica Entre os maiores êxitos do novo modelo elétrico brasileiro está a rápida inserção da fonte eólica na matriz energética, pois ela traz a melhor oportunidade para se baixar os custos da expansão do sistema elétrico brasileiro. O Brasil tem dos melhores ventos do mundo do ponto de vista do seu aproveitamento para geração elétrica. A capacidade de geração eólica passou a crescer de forma acelerada a partir de 2008.

8 Temas oportunos ou emocionais Referem-se a fatos, acontecimentos ou tendências que se encontram em evidência em um determinado momento. Suavizam a imagem do político Tratam de assuntos de cunho emocional Tornam a campanha mais pessoal, menos profissional

9 Exemplo Comissão Nacional da Verdade (CNV) é o nome de uma comissão brasileira que tem por objetivo investigar violações de direitos humanos consideradas graves e ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988 no Brasil 2 por agentes do estado. 3 comissãobrasileiradireitos humanos19461988 2 3

10 Temas Segregacionistas O candidato deve posicionar-se em relação a um determinado assunto,o que levará a divisão do eleitorado. Temas que dão personalidade a campanha Tem prós e contras

11 Exemplo Plataforma LGBT para as Eleições Municipais de 2012 1. Introdução Historicamente, o Partido dos Trabalhadores tem sido uma ferramenta e um espaço de luta contra a homofobia. Ainda em 1981, no discurso de Lula, incorporado ao programa partidário, ele afirma que, no PT, nenhum homossexual será tratado como doente, pois o nosso Partido combate todo e qualquer tipo de discriminação.

12 O PT sempre esteve na linha de frente da luta pela cidadania plena de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais). Nosso Partido foi o primeiro a tentar proibir a discriminação a LGBT por vias legais. Em 1986, o então deputado José Genoíno propôs na Constituinte incorporar a proibição de discriminar alguém em virtude da orientação sexual ao texto da Carta Magna. O PT foi o primeiro partido a criar um Núcleo de Gays e Lésbicas, em 1991. Por meio da ação ousada da então deputada Marta Suplicy, o PT inseriu, em 1995, a agenda dos direitos civis de LGBT e da união entre pessoas do mesmo sexo no debate nacional.

13 O Partido dos Trabalhadores também foi o primeiro a criar estruturas governamentais em prefeituras e em governos estaduais para efetivar políticas afirmativas dos direitos LGBT. A maioria absoluta de todos os projetos (e de todas as leis aprovadas) em Câmaras Municipais, em Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional são de parlamentares petistas. Em 2012, é hora de avançar nessa trajetória elegendo mais prefeitos e prefeitas, vereadoras e vereadores do PT comprometidos com a agenda do respeito à diversidade sexual e da não discriminação.

14 Cuidados com temas Cada escolha de posicionamento custa votos Quais votos o PT perde ao apoiar a causa LGBT? Qual influência isso tem para o governo estadual? O majoritário e o proporcional

15 A seletividade dos temas Definição do público alvo conforme às características da população/ bairro/cidade. Conhecer sobre os temas mais importantes para este público. Adequação da linguagem a ação de comunicação.

16 O discurso Principal instrumento de divulgação da plataforma Deve ser trabalhado não somente no que dizer, mas principalmente em como dizer A entonação e as emoções do ouvinte Os trajes e aparência do candidato

17 A ordem dos discurso Início impactante- temas mais emocionais Meio racional- temas que exploram as ações de governo Fim envolvente- tom mais engajador O tempo

18 Ruídos Qualidade de som Modulação da voz Emprego de gírias Erros gramaticais

19 REFERÊNCIAS KUNTZ, Ronald. A escolha da plataforma. In: KUNTZ, Ronald. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Global, 2006. pp.91-96. Comissão da Verdade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Nacional_da_Verdad e http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Nacional_da_Verdad e Plataforma LGBT PT. Disponível em: http://old.pt.org.br/arquivos/Plataforma_LGBT_para_as_Elei%C3% A7%C3%B5es_Municipais_de_2012.pdf http://old.pt.org.br/arquivos/Plataforma_LGBT_para_as_Elei%C3% A7%C3%B5es_Municipais_de_2012.pdf Plataforma PT 2014. Disponível em: https://www.pt.org.br/wp- content/uploads/2014/05/DIRETRIZES-PROGRAMA-DE-GOVERNO- DILMA-PRESIDENTE-20141.pdf


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