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TÍTULO DO TRABALHO NOME DO(s) AUTOR(es) Orientador:

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1 TÍTULO DO TRABALHO NOME DO(s) AUTOR(es) Orientador:
UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos Faculdade de Educação, Estudos Sociais e Ciências de Nova Lima TÍTULO DO TRABALHO NOME DO(s) AUTOR(es) Orientador: Nova Lima – Julho de 2010

2 INTRODUÇÃO Faça uma síntese: Contextualize o tema
Fale sobre o trabalho Por que pesquisar sobre o assunto?

3 INTRODUÇÃO EXEMPLO Nova sintaxe do contexto organizacional
Concorrência dinâmica e incerta Cenário imprevisível e de crescente dissipação das estruturas organizacionais Modelos mais flexíveis de planejamento Tendência a ver as organizações como fenômeno processual como “corpos de pensamento e ação” (WEICK, 1979) Mudança de mentalidade dos dirigentes Remete ao campo da cognição para a compreensão dos processos de tomada de decisão Diferentes interfaces e articulações, entre campos díspares Novas ferramentas metodológicas apropriadas para representar os processos cognitivos que configuram as estratégias organizacionais: Mapas Cognitivos

4 INTRODUÇÃO Globalização Inovações tecnológicas
EXEMPLO INTRODUÇÃO Globalização Inovações tecnológicas Agilização das comunicações Mudanças profundas nas organizações Desintegração vertical, foco no negócio e terceirização Demissão e transição para o trabalho autônomo Mudanças nas carreiras profissionais

5 EXEMPLO JUSTIFICATIVA O processo de evolução do Cooperativismo no Brasil tem sido dinâmico, requerendo um mapeamento de como está ocorrendo o seu desenvolvimento nas instituições brasileiras. A efetivação desta proposta de pesquisa se justifica, essencialmente, pela importância do cooperativismo para o desenvolvimento do país, destacando-se a urgência de conhecer melhor a realidade brasileira.

6 JUSTIFICATIVA A efetivação desta proposta de pesquisa se justifica uma
EXEMPLO JUSTIFICATIVA A efetivação desta proposta de pesquisa se justifica uma vez que avaliar o desempenho de uma organização é fator crucial para a melhoria de sua performance. No contexto atual, aonde as organizações vêm enfrentando em todo o mundo um período de permanente volatilidade e turbulência sem precedentes, com o acirramento crescente da competitividade no mundo dos negócios, mais do que nunca se faz necessário criar um sistema de avaliação dos resultados, onde ocorra a medição sistemática e estruturada do desempenho global da organização.

7 JUSTIFICATIVA No Brasil, as universidades corporativas são um
EXEMPLO JUSTIFICATIVA No Brasil, as universidades corporativas são um fenômeno relativamente recente. Existem poucas pesquisas realizadas sobre essa configuração em empresas brasileiras. Importância da educação corporativa para o desenvolvimento das organizações e do país, destacando-se a urgência de conhecer melhor a realidade brasileira.

8 EXEMPLO JUSTIFICATIVA Poucas pesquisas realizadas no setor da educação no que diz respeito à atitude de clientes como objeto de análise no momento da escolha da escola dos filhos Desafio de compreender qual ou quais fatores motivam a escolha da escola Conhecer as expectativas dos clientes da escola

9 PROBLEMA

10 OBJETIVO GERAL

11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

12 REFERENCIAL TEÓRICO COLOQUE EM TÓPICOS, DESTACANDO OS
PONTOS PRINCIPAIS DA TEORIA QUE FUNDAMENTARAM A ELABORAÇÃO DA PESQUISA, A ANÁLISE DOS DADOS E A CONCLUSÃO. COLOQUE OS PRINCIPAIS AUTORES CITADOS EM CADA TEMA ABORDADO.

13 EXEMPLO REFERENCIAL TEÓRICO As mudanças no ambiente de negócios indicam cinco forças que impulsionam a tendência do desenvolvimento de pessoas assumir um papel estratégico (MEISTER, 1999): emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível; economia do conhecimento; redução do prazo de validade do conhecimento; empregabilidade/ocupacionalidade vitalícia; educação para estratégia global. Davenport e Prusak, Drucker, Eboli, Fleury e Fleury, Malvezzi, Meister,1999

14 REFERENCIAL TEÓRICO (1/2)
EXEMPLO REFERENCIAL TEÓRICO (1/2) Educação O que é educação? Educação no Brasil – Um breve histórico Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, de 1996. Serviços Conceituação e caracterização de serviços Principais autores: Zeithmal (1998); Grönroos (2000); Bateson e Hoffman (2001), Kotler (1994) Cliente da educação Principais autores: Gentilli (2000); Ramos (1992, 1994); Guillon e Mirshiawka (1994); Sirvanci (1996)

15 REFERENCIAL TEÓRICO (2/2)
EXEMPLO REFERENCIAL TEÓRICO (2/2) Comportamento do cliente Principais autores: Shiffman e Kanuk (2000); Churchill e Peter (2000); Solomom (2002); Seth, Mittal e Newman (2001); Engel, Blackwell e Miniard (2000) Comportamento do cliente em serviços Principais autores: Lovelock e Wright (2001); Bateson e Hoffman (2001); Bitner (1992); Kotler e Fox (1994) Teorias sobre valor Principais autores: Payne e Holt, 2001

16 O contexto de atuação do
EXEMPLO REFERENCIAL TEÓRICO O contexto de atuação do profissional de RH Crescentes evidências de que a GRH está se firmando cada vez mais. A idéia do elemento humano como fator-chave para o sucesso nunca foi colocada de forma tão veemente (MARQUARDT e ENGEL, 1993; ENDEREWICK, 1993) Os recursos humanos, com suas competências e talentos, desempenham um papel cada vez mais estratégico nas organizações (MARQUARDT e ENGEL, 1993; ENDEREWICK, 1993)

17 O contexto de atuação do
EXEMPLO REFERENCIAL TEÓRICO O contexto de atuação do profissional de RH Embora os gerentes reconheçam a importância da GRH, a sua integração com a estratégia corporativa é muito mais exceção do que regra (STOREY, 1995, ENDEREWICK, 1993) Crescente evidência de minimização dos custos, desqualificação, baixos salários e cortes drásticos nos quadros de pessoal (STOREY, 1995)

18 REFERENCIAL TEÓRICO A GRH nas organizações EXEMPLO
Diminuição acentuada do tamanho da área e do número de profissionais especializados Perda da identidade e do monopólio como prestadora de serviços em GRH Postura passiva do profissional de RH nos processos de mudança que se intensificam (FISHER, 1998)

19 REFERENCIAL TEÓRICO EXEMPLO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: DIFERENTES PERSPECTIVAS Contribuições para a compreensão do processo de estratégia: administração, biologia, história, física, matemática, psicologia, antropologia, economia e sociologia Abordagens preponderantes período de (BIGNETTI e PAIVA, 2001): Porter: oriunda da economia, portanto, racional. “Busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa” (MONTGOMERY e PORTER, 1998, p.5) Mintzberg (1998, p. 425): Base epistemológica a sociologia e a ciência política. “Todo processo de formulação de estratégias possui dois aspectos: um deliberado e outro emergente” nos quais estão envolvidos elementos racionais e não racionais.

20 METODOLOGIA ESCOLHAS METODOLÓGICAS Delineamento da Pesquisa
Coloque em itens: A abordagem Tipo de pesquisa Estratégia de pesquisa Universo/Amostra - Amostragem Técnicas de coleta de dados Pontos-chave investigados Delineamento da Pesquisa

21 ESCOLHAS METODOLÓGICAS
EXEMPLO ESCOLHAS METODOLÓGICAS Tipo de Pesquisa - Qualitativa do tipo descritiva Estratégia de pesquisa adotada - Estudo de caso Amostragem - Composta pelas principais lideranças da UC Coleta de dados – Análise documental, entrevista semi-estruturada e observação direta Os pontos-chave investigados foram: motivos para criação e implantação da UC; forma de estruturação da UC, identificando os princípios e práticas utilizadas; direcionamentos estratégicos da UC; processo de implementação da UC, seus desafios e dificuldades; financiamento da universidade corporativa; resultados já alcançados pela UC.

22 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
EXEMPLO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Tipo de pesquisa: Abordagem qualitativa, aliada ao uso de técnicas quantitativas Quanto aos fins: Estudo descritivo Quanto aos meios: Estudo de caso Unidade de análise: Empresa Alfa Amostra: Grupo dirigente Coleta de dados: Questionário e entrevista semi-estruturada Tratamento e análise dos dados: Análise de conteúdo/Mapas cognitivos

23 A EMPRESA SELECIONADA Faça uma breve apresentação da empresa pesquisada.

24 ANÁLISE DOS RESULTADOS
Faça uma síntese com os principais resultados da pesquisa.

25 ANÁLISE DOS RESULTADOS (1/3)
EXEMPLO ANÁLISE DOS RESULTADOS (1/3) A estratégia geral escolhida para a apresentação dos dados foi a de composição de uma estrutura descritiva, da qual derivou não só a linha de apresentação como, também, o tipo de análise dos dados. A Empresa BETA Início - 1º de outubro de 2003. Motivos para a criação e implementação da UC como razão principal está a crença de que programas contínuos de educação corporativa podem conduzir a melhores desempenhos de indivíduos e organizações;....

26 ANÁLISE DOS RESULTADOS (2/3)
EXEMPLO ANÁLISE DOS RESULTADOS (2/3) A estrutura - É favorável à educação, viabilizada por recursos didáticos, bons conteúdos dos programas instrucionais e das publicações, recursos físicos de instalações e equipamentos e recursos tecnológicos. Objetivos Contemplam programas que são oferecidos, hoje, a toda a estrutura de cargos da Empresa, clientes, alguns poucos fornecedores e a comunidade. A UC abrange, também, os objetivos de democratização das oportunidades de educação e o desenvolvimento de pesquisas.

27 ANÁLISE DOS RESULTADOS (3/3)
EXEMPLO ANÁLISE DOS RESULTADOS (3/3) Principais inovações Sistematização da formação, profissionalização do EAD, o incremento de metodologias e a ampliação do conceito e da prática de atendimento à cadeia de valor. Dificuldades: necessidade de reconstrução da área de capacitação da Empresa; falta de pessoal e de pessoas com qualificação necessária; ausência de uma área de controladoria sistematizada; a necessidade de uma mudança cultural e de visão com relação ao conceito de treinamento empresarial.

28 ANÁLISE DOS RESULTADOS

29 Interpretação dos fatores 1/3
EXEMPLO

30 Interpretação dos fatores 2/3
EXEMPLO Atributos relevantes e que contribuem para a formação de valor esperado e a literatura em marketing Perspectiva de valor sob o enfoque da satisfação do cliente e qualidade de serviços Parasuraman, Zeithmail e Berry (1985) Dimensões da qualidades: “Segurança”, “Empatia”, e “Tangibilidade” Correspondem aos fatores Segurança; Atendimento e Acessibilidade; Infra-estrutura Grönroos (2004) Critérios atribuídos à qualidade de serviços: “Profissionalismo e habilidades”, “Atitudes e comportamento”, “Reputação e credibilidade”, “Facilidade de acesso e flexibilidade” Correspondem aos fatores Segurança, Atendimento; Espaço de convivência e Acessibilidade; Infra-estrutura

31 Interpretação dos fatores 3/3
EXEMPLO Atributos relevantes e que contribuem para a formação de valor esperado e a literatura em marketing Sistema de prestação de serviços Bitner (1992), Brown e Meuter (2000) – aborda a influência dos ambientes imediatos sociais e físicos que envolvem uma experiência, denominado servicescape. Bateson e Hoffman (2001) – presença de outros clientes no local afeta, direta ou indiretamente, a prestação de serviço. Ambos estabelecem relação com os fatores Espaço de convivência e Infra-estrutura Intangibilidade Kotler (1994) – remete-se a essa característica do serviço dizendo que, para reduzir a incerteza, os clientes tentarão identificar sinais ou evidência de qualidade do serviço a partir da infra-estrutura física e administrativa, sendo papel da prestadora de serviços tangibilizar o intangível. Estabelece relação com o fator Infra-estrutura Portanto Há congruência entre atributos relevantes e que contribuem para a formação de valor esperado e a literatura em marketing

32 As influências dos processos cognitivos na formulação das estratégias
EXEMPLO As influências dos processos cognitivos na formulação das estratégias Os resultados do questionário e das entrevistas confirmam os pressupostos das escolas cognitiva e empreendedora: A empresa busca ativamente novas oportunidades de negócio. A empresa cria e desenvolve novos conceitos de negócio. Inovação é um dos pontos fortes da empresa. A estratégia atual ainda é fortemente influenciada pelos valores dos fundadores da empresa. O líder da empresa é carismático e inspira a ação das pessoas. “A empresa é isso, é o futuro... É necessário formular estratégias hoje para, daqui a cinco, dez anos, estarmos vivos” (E1) “Meu papel hoje é o seguinte: além de coordenar, criar novos negócios, a partir do momento que eu crio novos negócios, que eu sinto o cheiro dele, eu formato e jogo na empresa” (E1) “Eu tenho uma ligação humana com as pessoas fantástica, meu trato com as pessoas é muito bom, ponto forte meu, o lado humano é que liga as pontas” (E1) “O cara, oito horas da manhã ele está na empresa, ele é motivado sempre, sabe, ele não desiste, o cara é forte demais” (E6)

33 ANÁLISE DOS RESULTADOS
EXEMPLO ANÁLISE DOS RESULTADOS 3. Quanto ao profissional de RH Estará o profissional de Recursos Humanos migrando para o trabalho autônomo como alternativa ao emprego formal, ou ainda, há mercado de trabalho assalariado para ele? Caso venha a perder o seu emprego, quais são as possibilidades de que esse profissional venha a transitar para o trabalho autônomo? E, ao se redirecionar para o trabalho autônomo, o faz de modo planejado e persistente ou desiste à medida que encontra obstáculos ou oportunidades de emprego?

34 EXEMPLO

35 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
EXEMPLO DISCUSSÃO DOS RESULTADOS No que se refere a essa questão, grande parte dos profissionais filiados à ABRH/MG pertence à categoria assalariada, sendo expressiva a porcentagem de autônomos. De modo geral, os profissionais de RH permaneceram em seus empregos durante a década de 90. O número médio de empregos foi 1,67 com desvio padrão de 1,05, o que pode ser explicado pelo fato de as empresas ainda praticarem uma GRH mais tradicional

36 Tabela 26 - Trajetórias de carreiras de profissionais pertencentes ao GRSA
EXEMPLO

37 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
EXEMPLO DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Consideradas as trajetórias de carreira em que ocorreu mudança na forma de atuação profissional, aquelas que culminaram em trabalho autônomo correspondem à maioria dos casos. Assim, apesar de o regime de trabalho assalariado concentrar o maior número de profissionais de RH, uma vez que esses passam por algum tipo de transição de carreira, existe uma razoável possibilidade de que venham a se tornar autônomos

38 CONSIDERAÇÕES FINAIS Coloque as limitações e sugestões para
Coloque as conclusões. Coloque as limitações e sugestões para futuras pesquisas.

39 EXEMPLO CONSIDERAÇÕES FINAIS A conclusão que se pode tirar com base na discussão das três questões de pesquisa e a partir dos estudos quantitativos é que o mercado de trabalho de RH ainda se caracteriza pelo trabalho assalariado, mas seus profissionais já sinalizam uma inclinação no sentido de se redirecionarem para o trabalho autônomo

40 EXEMPLO LIMITAÇÕES O fato de nenhum dos estudos ter contemplado devidamente a categoria dos profissionais de RH desempregados. O fato de ter se baseado nas percepções das pessoas pesquisadas, o que está sujeito a distorções e foi evidenciado por meio de díspares avaliações feitas pelos profissionais de RH quanto às tendências da GRH.

41 EXEMPLO RECOMENDAÇÕES Incorporação de outros indicadores, mais relacionados a uma atuação estratégica da gestão de pessoas, para avaliar em que grau as empresas estão se descentralizando e se moderizando quanto à GRH. A esses indicadores poderão ser atribuídos pesos diferenciados, de acordo com a importância de cada um deles.

42 EXEMPLO RECOMENDAÇÕES Realização de pesquisa para explicar por que as organizações mineiras pesquisadas ainda praticam uma gestão tradicional de RH, levando-se em consideração fatores tais como a cultura em que elas estão inseridas e os possíveis riscos e desvantagens associadas à mudança para um modelo mais moderno e competitivo

43 Conclusões, limitações e sugestões
EXEMPLO Conclusões, limitações e sugestões Conclusões Clientes de serviços educacionais apresentam considerações sobre valor semelhantes às encontradas na literatura de marketing Limitações Trabalho conduzido sob a forma de estudo de caso Somente pais/responsáveis foram entrevistados Sugestões Realização da pesquisa em uma amostra probabilística Realização da pesquisa para entender o comportamento da criança/adolescente no processo de escolha da escola À instituição pesquisada, recomenda-se uma pesquisa de satisfação, para que se possa comparar as expectativas levantadas nesse estudo e o que está sendo oferecido pela escola.

44 CONSIDERAÇÕES FINAIS EXEMPLO
O estudo constata a predominância dos pressupostos cognitivos nas estratégias organizacionais, e permite inferir que o modelo da racionalidade clássica plena não retrata os processos decisórios desta empresa; as situações são complexas, as decisões estratégicas são alinhadas aos aspectos subjetivos, pois partem da percepção, da experiência e são moldadas socialmente por meio de valores compartilhados. A análise dos mapas cognitivos deixa clara a influência dos processos cognitivos na formulação das estratégias da Empresa ALFA. Existe uma inter-relação, entre os campos cognitivos e estratégico muito mais abrangente e consistente do que se percebe, denota uma ênfase nos processos cognitivos ao identificar os limites da racionalidade humana (SIMON, 1971) Os aspectos subjetivos se mostram presentes na formulação das estratégias, “a idéia brota, eu sinto o cheiro, é inexplicável” (E1). Importância de se adotar abordagens complementares (política do meio-sangue). Tendência de movimentos interdisciplinares – Estudos transversais.

45 LIMITES E CONTRIBUIÇÕES
EXEMPLO LIMITES E CONTRIBUIÇÕES Constata-se que há muito a investigar sobre os processos cognitivos na formulação das estratégias; não existem respostas definitivas e acabadas, mas uma complexa rede de pesquisas em construção. Os processos mentais não têm sido tão bem compreendidos, até então, na formulação da estratégia, provavelmente pela pouca intimidade ainda entre estrategistas do negócio e estrategistas do comportamento humano (MINTZBERG, AHLSTRAND e LAMPEL,2000). A abordagem cognitiva oferece uma contribuição no campo da administração ao ultrapassar o clássico modelo racional e elucidar os aspectos não-racionais que configuram a formulação de estratégias. Utilização de ferramentas de pesquisa condizentes, mapas cognitivos, tem se mostrado adequado para subsidiar o processo de análise dos conceitos que guiam as decisões dos estrategistas. Sugere-se novos estudos com uma população maior. Aprofundar e esclarecer algumas questões, ainda obscuras, relacionadas à compreensão dos processos cognitivos na formulação das estratégias empresariais.

46 CONSIDERAÇÕES FINAIS EXEMPLO
A implantação de UCs no Brasil segue uma tendência mundial de ênfase na aprendizagem contínua e na gestão do conhecimento como fatores determinantes de sucesso no mundo de negócios. Papéis da UniCo: desenvolvimento profissional interno em consonância com as estratégias organizacionais; alinhamento com o ambiente com o qual se relaciona, cadeia de valor e comunidade, via oferta de desenvolvimento profissional UC como um complemento estratégico do gerenciamento do aprendizado e desenvolvimento dos empregados. Implantação complexa, não se pode pular etapas. Sujeito a sofrer os impactos dos processos políticos internos. Instituições públicas: internos e externos.

47 CONSIDERAÇÕES FINAIS EXEMPLO Modelo de UC
A UC pesquisada é ainda muito nova e encontra-se em processo de estruturação. Necessita efetuar uma revisão dos seus processos e estabelecer critérios para as dimensões e práticas com as quais pretende atuar em sua proposta de educação. O posicionamento proativo de previsão de necessidades ocorre predominantemente em relação ao seu papel de desenvolvimento da cadeia de valor (mais especificamente dos clientes) e comunidade, sendo ainda pouco proativo em relação aos empregados. Sistemas de mensuração de resultados: desenvolvimento de um processo de avaliação de efetividade de treinamento. Modelo de UC Não se apresenta, efetivamente, como uma unidade de negócios, com prioridades de lucratividade sobre suas ações. Não há intenção de uma certificação oficial própria dos programas.

48 CONSIDERAÇÕES FINAIS EXEMPLO Sugestões para novas pesquisas:
analisar a percepção que a cadeia de valor, em toda a sua extensão, tem em relação à universidade corporativa. O que pode contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da educação corporativa ao permitir explicitar limitações e potencialidades do processo; aprofundar os estudos referentes à utilização de sistemas métricos para avaliar o impacto da universidade corporativa no negócio; verificar a possibilidade de implantação, pelas universidades corporativas, de uma ferramenta de gestão e de mensuração de desempenho como o Balanced Scorecard.Somente pais/responsáveis foram entrevistados.

49 REFERÊNCIAS Somente dos autores citados na apresentação.

50 Se quiser pode fazer agradecimentos.

51 O que falar Regras da defesa : Duração permitida
Apresentação: 20 minutos individual; 30 minutos dupla Sessão de perguntas: conforme critério do coordenador.

52 SLIDES Use cores com contraste adequado entre fundo e texto. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste. Varias cópias (Cd, pen-drive, etc).

53 Revisar Conteúdo dos slides:
A justificativa do estudo fica evidenciada? Há coerência entre objetivos, metodologia, resultados e conclusões? Os resultados principais estão adequadamente enfatizados?

54 CONCLUSÃO Fazer o fechamento do trabalho, principalmente amarrando com os objetivos definidos na introdução. Foram atingidos? Se sim, como e qual o resultado. Se não, por quê? Incluir no final uma análise pessoal sobre as limitações do trabalho (tudo que você gostaria de ter feito e que não foi possível, fatores que prejudicaram o bom andamento do trabalho).

55 ENSAIAR Treine em casa sua apresentação. Peça sugestões.

56 Apresentação Narração Início, meio e fim; Cuidado com o tom de voz;
Gestos; Posicionamento; Recursos (pointer)

57 Prepare-se Perguntas da banca; Literaturas complementares;
Contextualização do tema.

58 Apresentação 3 PONTOS FUNDAMENTAIS: Deve chegar cedo;
Gravar sua apresentação no computador instalado na sala da defesa; Verifique compatibilidade entre softwares; (cuidado com atualizações).

59 Durante a apresentação
Respeite o tempo da apresentação; Se houver erros nos slides, esclareça e continue a apresentação; Finalize a apresentação. Por exemplo: com um “muito obrigado”.

60 Perguntas da banca Necessidade de informação adicional;
Assunto não foi bem compreendido; Porque banca quer ajudar; Para a avaliação de sua postura e domínio.

61 Respondendo às perguntas
Fique aberto para sugestões/críticas; Se não souber responder, admita. Respostas com segurança; Agradeça.


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