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TEORIA DA CONTABILIDADE

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Apresentação em tema: "TEORIA DA CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof. Régio Ferreira

2 “ Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil “
Capítulo 2 “ Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil “ PLT – Pag. 19

3 ‘Objetivo da Contabilidade’:
Introdução ‘Objetivo da Contabilidade’: Fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade.

4 Satisfazer algumas das diversas necessidades de informação:
Usuários e suas necessidades de informação Satisfazer algumas das diversas necessidades de informação: - Investidores: decidir se devem comprar; - Empregados: estabilidade e lucratividade; - Credores por empréstimos: capacidade da entidade pagar seus empréstimos; - Fornecedores: se importâncias devidas serão pagas em dia. - Clientes: continuidade operacional da entidade, ou dela dependem como fornecedor.

5 Usuários e suas necessidades de informação
- Governo: interessados na destinação de recursos, nas atividades da empresa. - Público: afetam o público de diversas maneiras. Podem contribuir com a economia local, de várias maneiras, empregando e utilizando fornecedores locais.

6 Usuários e suas necessidades de informação
“ A Administração está interessada nas informações contidas nas demonstrações contábeis, embora tenha acesso a informações adicionais que contribuem para o desempenho das suas responsabilidades de planejamento, tomada de decisões e controle. “

7 Objetivo das demonstrações contábeis
“ Fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. “

8 Características qualitativas das demonstrações
a) Compreensibilidade: a informação contábil deve ser exposta ao usuário na forma mais compreensível possível. Presume-se que o usuário tenha conhecimento de contabilidade e dos negócios e atividades da entidade, para habilitar-se a entender as informações, desde que se proponha a analisá-las. Informações sobre assuntos complexos por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisões pelos usuários não devem ser excluídas.

9 Características qualitativas
das demonstrações b) Relevância: diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros, confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores.

10 Características qualitativas
das demonstrações c) Confiabilidade: exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar. Para que essa característica seja constatada nas demonstrações contábeis é necessário que se respeite o conceito da “Primazia da Essência Sobre a Forma”, ou seja, que, a realidade econômica dos fatos prevaleça sob sua forma.

11 Características qualitativas
das demonstrações c) Confiabilidade: Como exemplo, temos a contabilização das operações de leasing financeiro. Tendo em vista que as condições de contratação dessas operações as aproximam na essência de uma compra a prazo e não a uma locação, aplica-se o conceito da “Primazia da Essência Sobre a Forma” e, portanto, essas operações devem ser contabilizadas como aquisição a prazo de ativo.

12 Características qualitativas
das demonstrações d) Comparabilidade: trata-se de característica que permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo.

13 Limitações na relevância e na confiabilidade
- Observando-se a tempestividade e análise da relação custo/benefício das informações - O custo da informação sempre deve ser considerado, pois não pode ser superior ao benefício alcançado - O equilíbrio é o que torna a informação verdadeira e adequada ( true and fair view).

14 Elementos das Demonstrações
Contábeis.

15 ATIVO - representado pelos bens e direitos da empresa
ATIVO - representado pelos bens e direitos da empresa . Esses são os recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem em futuros benefícios econômicos para a entidade. PASSIVO – obrigações. Dívidas de funcionamento e financiamentos oriundas de eventos já ocorridos, cujo pagamento deve resultar em saída de recurso capazes de gerar novos benefícios econômicos para a entidade. PATRIMÔNIO LÍQUIDO – valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Representam o valor líquido da sociedade perante seus acionistas e investidores. Equação Patrimonial : PL = A – P

16 RECEITAS – são os aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada ou aumento de ativos, ou diminuição dos passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido ( lucros). DESPESAS – são os decréscimos nos benefícios econômicos necessários a obtenção de receitas e dos lucros almejados pela entidade.

17 O reconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis
Os valores lançados contabilmente no ativo, passivo, receita e despesas da entidade dependem exclusivamente da Probabilidade de Realização de um Benefício Econômico futuro e de sua confiabilidade na mensuração.

18 Capital é o valor entregue pelo sócios a sociedade.
Mensuração dos elementos das demonstrações contábeis e conceito de capital e manutenção de capital Os elementos patrimoniais só podem ser reconhecidos pelo seu valor histórico, pelo valor líquido de sua realização ou pelo valor presente dos futuros benefícios econômicos. A legislação brasileira obriga a contabilidade a escriturar com base no valor histórico. Capital é o valor entregue pelo sócios a sociedade.

19 Mensuração dos elementos das demonstrações contábeis e conceito de capital e manutenção de capital
O lucro é o que excede à manutenção da empresa no período, ou seja, o que excede o capital financeiro entregue pelos sócios.

20 ESTAMOS JUNTOS?


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