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BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.

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1 BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo

2 VISÃO DE ESTRATÉGIA NOS
NEGÓCIOS

3 NEGOCIAÇÃO Dentre as características mais valorizadas no perfil dos executivos, está a habilidade de ser um bom negociador, pois ele terá que negociar com: clientes; fornecedores; funcionários; superiores; bancos; entre outras pessoas e entidades.

4 Conceito Amplo de Negociação
1- negociação é um processo. 2- envolve no mínimo duas partes interessadas no objetivo da negociação 3- busca do melhor resultado possível do processo 4- conciliar interesses diversos. 5- bases aceitáveis para ambos 6- disposição para fazer concessões dentro de limites estabelecidos previamente.

5 Termos Utilizados na Negociação.
Partes: indivíduos ou grupos com interesses comuns. Interesses: objetivos que as partes tem no negócio. Confrontar e discutir: as partes interagem, fazendo e recebendo propostas. Acordo: fechamento da negociação.

6 Habilidades Necessárias para uma Boa Negociação:
Saber ouvir: ouvindo bem captamos as necessidades da outra parte para melhor satisfazê-las. Devemos ouvir também com olhos, corpo e emoções;

7 Habilidades Necessárias para uma Boa Negociação:
Comunicação oral: Análise da audiência: saber para quem (com quem vai negociar) e escolher a linguagem (ideal);

8 Habilidades em negociar
Saber apresentar seus pontos de vista e deixar claro a sua preocupação com o outro.

9 Habilidades Necessárias para uma Boa Negociação:
Bom observador, como: - o outro está com tempo para negociar? - você é mais um no negócio?

10 Habilidades Necessárias para uma Boa Negociação:
Cuidados com a Voz: - entonação; - ritmo; - dicção.

11 Uso do Poder num Processo de Negociação
- o poder da concorrência – procura fomentar disputa. - o poder da especialização – o conhecimento técnico. - o poder de conhecimento ou informação – o conhecimento dos concorrentes, dos preços, dos prazos, das entregas, das promoções e das condições dadas pelo mercado.

12 Uso do Poder num Processo de Negociação
Pode ser um diferencial competitivo o uso do poder: ex: procure entrar em contato pessoas, clientes, que conheçam a pessoa que vai negociar.

13 Uso do Poder num Processo de Negociação
- o poder do tempo investido – um maior tempo investido pode aumentar a probabilidade de êxito em uma negociação. - o poder de persistência – a capacidade de insistir. - o poder de capacidade persuasiva – poder de induzir e convencer.

14 Uso do Poder num Processo de Negociação
- O poder da atitude – uma postura de não ficar somente pensando. - o poder do precedente – a existência de um caso que gerou um precedente que favorece a concorrência, como o caso de um cliente que rompeu negócios com seu concorrente.

15 Uso do Poder num Processo de Negociação
Quando um lado domina totalmente a força no negócio, o resultado da negociação tende a ser injusto para o mais fraco.

16 Roteiro para se Levantar Informações antes da negociação. Até 6 itens
1. Descubra quem realmente tem o poder de decisão. 2. Descubra quem é a pessoa com a qual será desenvolvida a negociação.

17 Roteiro para se Levantar Informações antes da negociação.
3. O que está efetivamente sendo negociado, pode existir várias possibilidades de negócio, qual é a prioridade? 4. Quais os reais interesses da organização e da pessoa que vai negociar com você?

18 Roteiro para se Levantar Informações antes da negociação.
5. Quais os limites da negociação? 6. Quais os prazos finais da negociação?

19 Área de Negociação. O “ponto ótimo” é aquele que, se atingido, satisfaria ambas as partes. O “ponto de resistência” é o ponto mínimo aceitável, do qual a outra parte não se desloca. O espaço compreendido entre o ponto ótimo e o de resistência é denominado de área de negociação.

20 Figura da Área de Negociação
Ponto ótimo Ponto resistência Área de negociação

21 Guia de Planejamento para suas Negociações.
Você nunca pode ir despreparado para uma negociação. A falta de informações pode ser uma das maiores causas de fracasso.

22 Guia de Planejamento para suas Negociações.
O fracasso por estar despreparado: - pode não gerar chance de novas negociações.

23 Roteiro de Perguntas, antes de ir para negociação:
Como vai ser esta negociação? Quem serão as pessoas envolvidas? Será Conflitante? Existe interesse da outra parte?

24 Roteiro de Perguntas, antes de ir para negociação:
Preparei-me das informações para saber até onde posso chegar no negócio? Peguei todos os materiais necessários para o negócio?

25 Roteiro de Perguntas, antes de ir para negociação:
Dá para todo mundo ganhar? Qual tem sido a natureza do meu relacionamento com o outro, esse relacionamento anterior vai afetar as atuais negociações? E nossas empresas, se dão bem?

26 Os Processos para Negociação.
Análise da outra Parte. Dependendo das informações colhidas na análise, será o tipo de estratégia que usaremos.

27 Tipos de Estratégias de Negociação.
Usa-se do poder e impõe a situação desejada. Usa-se da cautela, pois não obteve as informações necessárias. Usa-se os pontos fortes de sua empresa para tentar convencer, como: entrega diferenciada, produto diferenciado, preço diferenciado etc.

28 Tipos de Estratégias de Negociação.
Usa-se os pontos fracos do seu concorrente para induzir a negociação ao seu favor, sem ser arrogante. Esconder condições – usa-se quando esconde possibilidade de descontos, bonificações e só vai liberando aos poucos.

29 Alguns Cuidados no Poder de Negociação.
Atenção aos sinais como alguma pergunta do tipo: você gostaria de pagar a vista ou a prazo? Pois, dependendo do poder de negociação do comprador ele pode propor o seguinte: eu quero o preço a vista, e vou pagar a prazo.

30 Dicas para o Sucesso na Negociação.
1. Negociação não é competição. Que seja vantajoso para os dois lados. 2. Planeje por escrito. Nunca decida sobre um assunto para o qual não esteja preparado. 3. Nunca tenha receio de negociar, não importa a diferença entre você e o oponente. 4. Nenhum plano é completo sem as defesas contra as táticas do oponente.

31 Dicas de Negociação 5. Fale pouco. Ouça e filtre os detalhes.
6. Não se deixe se impressionar por status, título ou carisma.

32 Dicas de Negociação 7. Não se deixe impressionar por fatos, números, médias, estatísticas ou gráficas. 8. Enfatize sempre os pontos de acordo e minimize os de conflito.

33 Dicas de Negociação 9. Não se deixe impressionar por pressão do outro lado, ex: "última oferta, heimm....." ou "é pegar ou largar". Tudo é negociável. 10. Descubra a parte invisível do iceberg escondida entre as motivações do oponente.

34 Dicas de Negociação 11. Aprenda a deixar uma negociação e depois voltar a ela, sem constrangimento. 12. Uma negociação difícil pode envolver conflitos, cuidado.

35 Dicas de Negociação 13. Aprenda o máximo que puder sobre
estratégia e táticas. 14. Estabeleça sempre alvos altos. 15. Teste o oponente; você nunca sabe o que ele pode conceder. 16. Aprenda usar a resposta com perguntas.

36 Dicas de Negociação Seja sempre otimista.
Não se decepcione com o “não”. Transmita confiança, as pessoas gostam. Seja simpático.

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38 10 LIÇÕES NO NEGÓCIO Pessoas têm memória, empresas não. Seus anos de sacrifício em nome da empresa, horas extras não pagas e férias adiadas vão virar fumaça quando seu chefe for demitido ou sair para procurar novos desafios. Negocie antes que isso aconteça.

39 Empresas não são entes justos. Aliás, o mundo não é justo
Empresas não são entes justos. Aliás, o mundo não é justo. Se você busca em sua empresa reconhecimento, justiça, punição dos maus e um final feliz, você está procurando no lugar errado. Aceite isso e a vida fica mais fácil. O caráter de uma empresa é menor do que a média do caráter de seus gestores. Basta um diretor ou gerente mal-intencionado para dar má fama à empresa e por tudo a perder. Afaste-se de pessoas nocivas. De preferência, afaste as pessoas nocivas

40 A melhor virtude que um gestor pode ter é a capacidade de tomar decisões razoáveis. O resto é brinde. Por razoável entenda razoavelmente inteligentes, num tempo razoável. E ninguém acerta sempre. Uma decisão rápida nem sempre é boa, mas uma decisão que demora demais sempre é ruim.

41 Às vezes duas semanas a mais em um projeto podem poupar anos de aborrecimentos e justificativas.
Bacana e legal são adjetivos que você deve buscar nas pessoas para organizar uma festa ou fazer uma viagem. Para montar uma equipe de trabalho prefira adjetivos como pontual, competente e confiável. Vai chegar um dia em que você vai preferir ter um funcionário chato e confiável do que um divertido e relapso

42 Se tiver que tomar decisões duras use o princípio do band-aid: é melhor puxar rápido e resolver logo do que puxar aos poucos e prolongar o sofrimento. Motivar uma equipe às vezes é uma tarefa difícil. Desmotivá-la é sempre muito fácil. As pessoas aprendem pelo exemplo. Especialmente quando são maus exemplos.

43 Muitas vezes você não conseguirá ter todas as informações
necessárias para tomar uma decisão com 100% de garantias Entenda o que é essencial, o que pode ser deixado de lado e aceite os imprevistos ou nunca decidirá nada

44 Exercício 1. Descreva a figura da área de negociação e explique.
2. Descreva as dicas de negociação e explique. 3. Quais requisitos para ser um talento especial no mundo dos negócios.

45 Exercício de auto-avaliação. Diagnosticar seu estilo de negociação
Correspondência dos números: 1 – NãO (corresponde muito pouco à sua descrição) Próximos ao 5 (corresponde muito à minha descrição)

46 Avaliação da descrição
1. Luto muito pelo que quero 2. Gosto de encontrar necessidades mútuas e fazer delas o foco das negociações 3. Prefiro evitar negociações intermináveis, dividindo a diferença 4. Prefiro um encontro amigável a um conflito desagradável 5. se puder, fico fora da negociação

47 Avaliação da descrição
6. Se tenho poder, uso-o para garantir que minhas necessidades sejam as primeiras a serem satisfeitas 7. Gosto de transformar um conflito em esforço conjunto para resolver problemas 8. Sempre proponho um meio termo que seja bom para ambas as partes 9. Minha prioridade é manter um relacionamento duradouro

48 Avaliação da descrição
10. Não gosto de reclamar nem de expor minhas preocupações aos outros 11. Uma boa discussão não me abala se puder trazer os resultados que espero 12. Prefiro ser transparente e assim encorajar a outra parte a ser também 13. Não me importo em ceder um pouco, contanto que a outra parte também o faça

49 Avaliação de descrição
14. as expectativas da outra pessoa em relação à minha pessoa me influência muito 15. Não confio em negociações para obter o que desejo 16. Procuro não deixar a outra parte saber muito sobre minhas necessidades e posição 17. Procuro enxergar o problema por outros ângulos para encontrar melhores soluções

50 Avaliação da descrição
19. Não gosto de perder tempo com “joguinhos” quando é possível ceder um pouco 20. Quando sinto que alguém tem alguma incompatibilidade comigo, tento ficar longe 21. Um bom blefe ou ameaça fazem milagres em negociações 22. Ao negociar, espero honestidade e confiança da outra parte e sou considerado uma pessoa digna de confiança

51 Avaliação da descrição
23. A meu ver, o mais justo é chegar a um meio-termo 24. Alguns dizem que eu cedo com muita facilidade na negociação 25. Muitas vezes, negociar traz pouca vantagem, portanto é melhor evitar as negociações

52 Pontuação Exemplo se deu pontuação 3 para questão número 1, escreva 3 na linha 1. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 TOTAL COMPETIR OU DERROTAR COLABORAR COOERAR FAZER CONCESSÃO CONCILIAR EVITAR ABANDONAR


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