A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração."— Transcrição da apresentação:

1 “ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.º Semestre 2012/2013 PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVO Apoio na Orientação Vocacional

2  Geral : Apoiar os jovens nas suas dificuldades de escolha e sensibilizar/incentivar a proactividade na pesquisa dos materiais.  Objectivo Específico: Criar dinâmicas que proporcionem o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens. Objectivos

3  Alunos do 12.º ano  Áreas: -Ciências e Tecnologias -Humanidades -Artes Visuais -Ciências SocioEconómicas Público-Alvo

4

5  Aplicação de Questionários de Diagnóstico – 03 e 05 Abril 1.ª Actividade – Descrição -Quatro turmas do 12.º Ano -Número total de inquiridos: 93 alunos -Divulgação das actividades a realizar pelo grupo -Análise dos Questionários: ilações relativas ao prosseguimento dos estudos, áreas de interesse, conhecimento existentes.

6 1.ª Actividade – Resultados

7 Legenda: A.C - Área de ciências A.S - Área de saúde A.T - Área de tecnologias A.A.R.N - Área de agricultura e recursos naturais A.A.A.P.D - Áreas de arquitectura, artes plásticas e design A.C.E.F.P - Áreas de ciências da educação e formação de professores A.D.C.S.S - Área de direito, ciências sociais e serviços A.E.G.C - Áreas de economia, gestão e contabilidade A.H.S.T. - Áreas de humanidades, secretariado e tradução A.E.F.D.A.E - Área de educação física, desporto e artes do espectáculo

8

9  Banca de Oportunidades –22 de Abril 2.ª Actividade - Descrição - Reunimos material informativo das faculdades da Universidade de Lisboa; - Expusemos em duas mesas o material recolhido centrando-nos no interior do bar; - Cada elemento dispunha de uma t-shirt com a sua identificação e um título alusivo; - Disponibilizamos uma caixinha de sugestões e inquéritos de satisfação.

10  Banca de Oportunidades – 22 de Abril 2.ª Actividade - Resultados Dificuldade em obter interesse do público-alvo; Desconhecimento do dia da Banca. Modo de combate:: - Ir ao encontro dos alunos no pavilhão de aulas do secundário; - Apelar à sua passagem pelo bar, juntamente com a entrega de um folheto informativo da Universidade de Lisboa.

11  Banca de Oportunidades – 24 de Abril 3.ª Actividade – Descrição - Reunimos material informativo das faculdades da Universidade de Lisboa; - Expusemos em duas mesas o material recolhido centrando-nos no pátio ao lado do bar; - Cada elemento dispunha de uma t-shirt com a sua identificação e um título alusivo; - Disponibilizamos uma caixinha de sugestões e inquéritos de satisfação.

12 3.ª Actividade – Resultados  Banca de Oportunidades – 24 de Abril Modo de combate: - Rondar o ambiente escolar; - Abordar os poucos alunos do ensino secundário; - Refazer a Banca juntamente com a Palestra. Dia Aberto do Agrupamento com grande massa de alunos; Não existência de aulas, levou à falta de alunos do nosso público-alvo. Alunos do secundário existentes ocupados nas salas de exposição.

13  À Conversa com um Estudante do Ensino Superior – 08 Maio 4.ª Actividade – Descrição -Tentativa de pedido no ISCTE, mas recusa devido à sua agenda preenchida; -Pedido de dois estudantes na Associação de Estudantes da Faculdade Psicologia e Instituto da Educação – AEFPIE: um de Psicologia e outro de Ciências da Educação. -Ambiente informal, partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas -Aplicação dos questionários de satisfação.

14  À Conversa com um Estudante do Ensino Superior – 08 Maio  Gráfico relativo à questão 1 dos questionários de Satisfação feitos aos alunos: 4.ª Actividade - Resultados Legenda: 1=Discordo Bastante;2=Discordo; 3=Concordo; 4= Concordo Bastante

15 Gráficos relativos à questão 4 e 7 dos questionários de Satisfação feitos aos alunos: questão 4questão 7 Legenda: 1=Discordo Bastante;2=Discordo; 3=Concordo; 4= Concordo Bastante 4.ª Actividade – Resultado (Cont.)

16 Obs.: “Deveriam apresentar testemunhos de diferentes áreas”  Questões: 1. A realização desta actividade foi pertinente? – Concordo Bastante 2.A atividade foi bem organizada? - Concordo 3.Os materiais e estratégias utilizadas nesta atividade foram adequados? – Concordo Bastante 4.A atividade foi útil para o esclarecimento de dúvidas? - Concordo 5.Durante a atividade, a interação e dinâmica estabelecida revelou-se eficaz? – Concordo Bastante 6.Os temas tratados durante a revelaram-se adequados? -Concordo 7.Relativamente ao desempenho do grupo organizador nesta atividade, este foi positivo e adequado? – Concordo Avaliação das Psicólogas

17 QuestõesDiscordo Bastante DiscordoConcordoConcordo Bastante 1.Os materiais utilizados foram seleccionados de forma adequada? * * * 2.A informação fornecida foi pertinente e esclarecedora? * * * 3.No decorrer da actividade existiu interacção entre si e o público-alvo? * * 4.As dúvidas colocadas eram devidamente esclarecidas? * * * 5.Adoptou uma atitude proactiva e dinâmica? * * * 6.De uma forma geral, o desempenho do grupo e os objectivos propostos foram eficazes * * * Auto-avaliação do grupo

18 PONTOS FORTES  Escolha da temática trabalhada;  Visão da perspectiva escolar;  Coesão do grupo;  Aquisição de conhecimentos práticos;  Escolha pertinente das actividades;  Conhecimento de novas realidades profissionais;  Confrontação com os imprevistos; PONTOS A MELHORAR  A comunicação entre os responsáveis e o grupo;  Desvalorização do projecto;  Barreira no contacto directo com a comunidade educativa;  Interferência do desânimo do grupo;  A não conformidade face aos obstáculos; Considerações Finais

19 Sugestões para Futuros Projectos Percebe que existe mais letras no alfabeto Distância o problema Manter sempre o espírito de equipa Motiva-te e conta até 10 Salienta o lado Positivo

20


Carregar ppt "“ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google