A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integração das TIC no ensino da Físico-Química Os professores e a Astronomia no ensino básico Outubro 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integração das TIC no ensino da Físico-Química Os professores e a Astronomia no ensino básico Outubro 2003."— Transcrição da apresentação:

1 Integração das TIC no ensino da Físico-Química Os professores e a Astronomia no ensino básico Outubro 2003

2 Resumo Questões motivadoras Questões motivadoras Problema Problema Constatações LB Constatações LB Os professores de FQ e as TIC Os professores de FQ e as TIC Como promover a integração das TIC ? Como promover a integração das TIC ? Proposta/WS Proposta/WS Os professores da amostra/resultados Os professores da amostra/resultados Reflexões finais Reflexões finais Proposta de formação Proposta de formação

3 Questões motivadoras Resultados do estudo nacional realizado em 2002 sobre a utilização das TIC pelos professores indicam uma reduzida utilização das TIC em contexto educativo. Resultados do estudo nacional realizado em 2002 sobre a utilização das TIC pelos professores indicam uma reduzida utilização das TIC em contexto educativo. Os professores de FQ: que resultados? A formação de professores/formação inicial de professores e as TIC. A formação de professores/formação inicial de professores e as TIC. Qual o impacto? A utilização das TIC na FQ : A utilização das TIC na FQ : De que forma promover eficazmente o uso das pelos professores de FQ em contexto educativo ?

4 Portugal e a Europa

5 1 e 2ºCiclo 3ºCiclo

6 Problema A reduzida utilização das TIC em contexto educativo por parte dos professores A reduzida utilização das TIC em contexto educativo por parte dos professores

7 Constatações (Livro Branco) Estratégias pobres fundamentalmente à base de exposição e resolução de exercícios. Ensino mais virado para a aquisição de conhecimentos que para o desenvolvimento de competências. Ensino expositivo onde o Ensino experimental é pouco frequente e pouco aberto Ensino expositivo onde o Ensino experimental é pouco frequente e pouco aberto 2/3 dos professores sem formação pedagógica inicial 2/3 dos professores sem formação pedagógica inicial Baixo nível de utilização dos recursos existentes Baixo nível de utilização dos recursos existentes Necessidades de formação sentidas na área da Astronomia Necessidades de formação sentidas na área da Astronomia

8 Os professores de FQ e as TIC Estudo realizado com base nos mesmos inquéritos do estudo nacional Foram igualmente analisados os inquéritos dos professores de FQ em profissionalização

9 Os professores de FQ e as TIC Não diferem de forma substancial dos seus colegas de outras disciplinas na maioria das questões colocadas. Usam mais o computador que os seus colegas. Usam mais o computador que os seus colegas. Utilização em contexto disciplinar significativamente menor. Utilização em contexto disciplinar significativamente menor. Utilização perspectivada na aquisição de conhecimentos e não na comunicação e colaboração Utilização perspectivada na aquisição de conhecimentos e não na comunicação e colaboração Atitudes positivas face às TIC sentindo-se motivados para a utilização das TIC : > 90% gostaria de saber mais. Atitudes positivas face às TIC sentindo-se motivados para a utilização das TIC : > 90% gostaria de saber mais.

10 Professores de FQ e as TIC FQ (outros)Em prof. Formação inicial no ensino superior 93%(+35%)- Autoformação (TIC ) Formação em TIC adquirida no ES Mais bem equipados 60%(+11%)35%(+13%)59%(+10%)70%47%(+17%) Afirmam necessitar de formação em software de aquisição de dados 57% dos professores inquiridos. Nos professores em profissionalização : 63%

11 Os professores de FQ e as TIC FQ (outros) Em prof. Taxa de utilização do computador Internet 97%(+6%)76%(+10%)55%(+11%)99% Usam o computador para preparar aulas Não usam com alunos Software de aquisição de dados Usam em contexto disciplinar 93%(+8%)80%(+6%)11%18%(-35%)>99%71%8%24% * Cerca de 68% das escolas possuem software aquisição de dados e 79% computador (LB)

12 Os professores de FQ e as TIC Obstáculos Obstáculos

13 Como promover a integração das TIC ? aprender e fazer são duas actividades tão intimamente ligadas que, tal como no desporto, o domínio decorre da prática e não o inverso, geralmente por impregnação e imitação Parece evidente não ser suficiente uma formação técnica. Parece evidente não ser suficiente uma formação técnica. Urge pensar de que modo abordar/formar os professores Urge pensar de que modo abordar/formar os professores

14 Condições favoráveis Reforma do ensino básico Reforma do ensino básico Centrada não nos conteúdos mas na alteração das metodologias para o desenvolvimento de competências A repercussão em relação às metodologias usadas pelos professores A repercussão em relação às metodologias usadas pelos professores As TIC são encaradas como potenciadoras de um ensino mais construtivista Os professores revelam atitudes positivas face às TIC Os professores revelam atitudes positivas face às TIC reconhecem a necessidade de formação e a exigência de novas competências

15 Proposta na área da Astronomia Unidade Terra no Espaço Unidade Terra no Espaço Sugestões para contornar alguns dos problemas sentidos: Sugestões para contornar alguns dos problemas sentidos: Financeiros : software gratuito Financeiros : software gratuito Gestão dos recursos, espaço, e tempo Gestão dos recursos, espaço, e tempo Pedagógicas: estratégias, Avaliação, Pedagógicas: estratégias, Avaliação, Sensibilização para as potencialidades das TIC na promoção das competências para o EB Sensibilização para as potencialidades das TIC na promoção das competências para o EB Experimentar actividades integradoras das TIC Experimentar actividades integradoras das TIC

16 Workshop/sessões de trabalho 1ªParte : Breve introdução 2ª parte : Exploração do CD-ROM e realização das actividades propostas CD-ROM

17 Os professores da amostra Professores estagiários provenientes da UP(6) e da UTAD(7) Professores estagiários provenientes da UP(6) e da UTAD(7) 77% S. feminino e idades entre os anos 77% S. feminino e idades entre os anos UPUTAD Diversificam mais estratégia Diversificam mais estratégia Melhor equipados Melhor equipados Autoformação (TIC) Autoformação (TIC) Usam mais o computador na preparação de aulas Usam mais o computador na preparação de aulas Usam mais o computador em interacção com os alunos Usam mais o computador em interacção com os alunos Mais motivados Mais motivados Maior peso da formação em TIC no E. superior (6 créditos contra 3 da UP) Maior peso da formação em TIC no E. superior (6 créditos contra 3 da UP) Maior percepção da exigência de novas competências aos professores Maior percepção da exigência de novas competências aos professores Usam a Internet menos na preparação de aulas Usam a Internet menos na preparação de aulas

18 Formação vs motivação Os professores estagiários da UTAD apesar de uma formação mais completa à partida não estão melhor preparados do ponto de vista técnico. Os professores estagiários da UTAD apesar de uma formação mais completa à partida não estão melhor preparados do ponto de vista técnico. Os professores estagiários da UTAD não implementam mais as TIC que os da UP Os professores estagiários da UTAD não implementam mais as TIC que os da UP As vantagens ao nível da formação dos estagiários da UTAD não foram suficientes nem determinantes nas práticas pedagógicas face à motivação dos professores da UP. SENSORES SENSORES

19 Impacto do workshop: Aumento: Aumento: Nível de esclarecimento da forma como podem ensinar os alunos a usar as TIC; Nível de esclarecimento da forma como podem ensinar os alunos a usar as TIC; Maior percepção das vantagens pedagógicas do uso das TIC com os alunos Maior percepção das vantagens pedagógicas do uso das TIC com os alunos autoconfiança no que refere à utilização das TIC; autoconfiança no que refere à utilização das TIC; da percepção das necessidades de meios materiais e a falta de motivação dos professores como obstáculos para uma real integração. da percepção das necessidades de meios materiais e a falta de motivação dos professores como obstáculos para uma real integração. Diminuição Diminuição da percepção da necessidade de formação específica e da falta de recursos digitais da percepção da necessidade de formação específica e da falta de recursos digitais Irá alterar a forma como ensinam.

20 UP versus UTAD após o ws UP UP Penso que as TIC ajudam os meus alunos a adquirir conhecimentos novos e efectivosPenso que as TIC ajudam os meus alunos a adquirir conhecimentos novos e efectivos As TIC encorajam os alunos a trabalhar em colaboração As TIC encorajam os alunos a trabalhar em colaboração UTAD: UTAD: Um aumento percepção da sua capacidade de usar as TIC com os alunos Um aumento percepção da sua capacidade de usar as TIC com os alunos Acentuar da falta de condições na escola como obstáculo Acentuar da falta de condições na escola como obstáculo

21 Reflexões finais É difícil aos professores enquadrar as TIC no seu modelo de ensino e apreendido enquanto alunos. Não reconhecem às TIC um papel potenciador das estratégias que utilizam, não as encarando como parte da resposta às suas necessidades e preocupações.

22 Aproveitar a reforma no EB Uma estratégia de formação centrada em novas práticas com recurso às TIC poderá dotar os professores das competências em TIC de forma integrada e poderá proporcionar uma assimilação mais pacifica e eficaz das metodologias assim como a contaminação nas áreas adjacentes do conhecimento das mais próximas às mais afastadas da Astronomia. Os professores não possuem modelos de ensino associados a esta área –Astronomia Os professores não possuem modelos de ensino associados a esta área –Astronomia Centrar a formação nas metodologias e estratégias de ensino com recurso às TIC Centrar a formação nas metodologias e estratégias de ensino com recurso às TIC Dar a formação em TIC de acordo com as necessidades Dar a formação em TIC de acordo com as necessidades

23 Plano de formação Plataforma electrónica – colaborativa (plone,metadot, phpwebsite) Plataforma electrónica – colaborativa (plone,metadot, phpwebsite) Criação de uma comunidade viva e participativa tendo a plataforma como suporte Criação de uma comunidade viva e participativa tendo a plataforma como suporte Espaços para alunos e professores Espaços para alunos e professores

24 Reservas As TIC não são aqui encaradas como a solução. Fazem antes parte da solução onde o professor joga um papel maior e mais determinante: ensinar construtivamente uma ciência construtivista.

25 Carlos Brás Outubro 2003


Carregar ppt "Integração das TIC no ensino da Físico-Química Os professores e a Astronomia no ensino básico Outubro 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google