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Integração das TIC no ensino da Físico-Química

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Apresentação em tema: "Integração das TIC no ensino da Físico-Química"— Transcrição da apresentação:

1 Integração das TIC no ensino da Físico-Química
Os professores e a Astronomia no ensino básico Outubro 2003 O WS foi realizado (pag70) com o objectivo: Criar uma maior predisposição à integração/utilização das TIC em contexto educativo Esclarecimento de aspectos pedagógicos e técnicos de forma integrada Divulgação de estratégias de integração Estudar o reflexo do ws nas atitudes dos professores. QUERIA COMEÇAR POR CUMPRIMENTAR O JURI E AGRADECER O APOIO QUE TIVE AO LONGO DESTES DOIS ANOS DE TODOS OS COLEGAS E PROFESSORES DE MESTARDO EM PARTICULAR DO DOUTOR JOÃO PAIVA. OBRIGADO TAMBÉM PELA PRESENÇA DE TODOS OS QUE AQUI QUISERAM ESTAR HOJE.

2 Resumo Questões motivadoras Problema Constatações LB
Os professores de FQ e as TIC Como promover a integração das TIC ? Proposta/WS Os professores da amostra/resultados Reflexões finais Proposta de formação

3 Os professores de FQ: que resultados?
Questões motivadoras Resultados do estudo nacional realizado em 2002 sobre a utilização das TIC pelos professores indicam uma reduzida utilização das TIC em contexto educativo. Os professores de FQ: que resultados? A formação de professores/formação inicial de professores e as TIC. Qual o impacto? A utilização das TIC na FQ : De que forma promover eficazmente o uso das pelos professores de FQ em contexto educativo ? Questões motivadoras: Os resultados do estudo da Jacinta e do livro branco servem de pano de fundo a esta dissertação.

4 Portugal e a Europa Panorama Europeu
O atraso de Portugal face a outros países no que diz respeito à integração das TIC na escola é evidente. Não tem sido realizado o esforço financeiro necessário de modo a dotar as escolas com o número necessário de computadores por aluno e respectiva ligação à Internet. E como “sem ovos não há omeletas” … Vivendo os professores o dia a dia das escolas e com tantas outras dificuldades a integração das TIC não é obviamente uma prioridade. EXISTE REALMENTE UM ATRASO E AS DIFICULDADES SÃO REAIS.

5 Portugal e a Europa 1 e 2ºCiclo 3ºCiclo
EM PORTUGAL NÃO EXISTEM ORIENTAÇÕES QUANTO À FORMA DE INTEGRAR AS TIC NAS DISCIPLINAS. ACTUALMENTE COM A REFORMA JÁ EXISTEM ALGUMAS MAS MUITO VAGAS

6 Problema “A reduzida utilização das TIC em contexto educativo por parte dos professores ”

7 Constatações (Livro Branco)
Estratégias pobres fundamentalmente à base de exposição e resolução de exercícios. Ensino mais virado para a aquisição de conhecimentos que para o desenvolvimento de competências. Ensino expositivo onde o Ensino experimental é pouco frequente e pouco aberto 2/3 dos professores sem formação pedagógica inicial Baixo nível de utilização dos recursos existentes Necessidades de formação sentidas na área da Astronomia Falta de vocação ? Falta de motivação? Segundo os professores a resposta é negativa embora a falta de condições seja um elemento desmotivante assim como a falta de apoio pedagógico e ciêntífico. Ensino tradicional caracterizado pela exposição como estratégia principal e centrado no professor e realização pontual de trabalho experimental eminentemente fechado virado para a verificação de leis e pouco centrados na resolução de problemas abertos por exemplo. Dificuldades na construção e utilização de instrumentos de avaliação. Subaproveitamento dos recursos existentes : 95% das escolas (ENSINO BÁSICO) possui retroprojector mas apenas 17% afirma o usar. APENAS 21% DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO AFIRMAM NÃO TER ACESSO A COMPUTADOR PARA A SUA DISCIPLINA(FQ) O QUE CONTRASTA COM OS VALORES ENCONTRADOS NO ESTUDO SOBRE AS TIC (ADIANTE) “Os problemas não têm razões tecnológicas nem se resolvem só com tecnologia. São problemas com raízes de mentalidades bem profundas. As tecnologias são apenas uma boa ajuda um bom pretexto para a mudança não o elixir”

8 Os professores de FQ e as TIC
Estudo realizado com base nos mesmos inquéritos do estudo nacional Foram igualmente analisados os inquéritos dos professores de FQ em profissionalização

9 Os professores de FQ e as TIC
Não diferem de forma substancial dos seus colegas de outras disciplinas na maioria das questões colocadas. Usam mais o computador que os seus colegas. Utilização em contexto disciplinar significativamente menor. Utilização perspectivada na aquisição de conhecimentos e não na comunicação e colaboração Atitudes positivas face às TIC sentindo-se motivados para a utilização das TIC : > 90% gostaria de saber mais. O peso dos inquéritos dos professores de FQ no estudo é de 3,4%. Usam mais o computador que os seus colegas para a preparação das aulas e mais para realizar múltiplas tarefas mas não em contexto disciplinar e junto dos alunos.

10 Professores de FQ e as TIC
FQ (outros) Em prof. Formação inicial no ensino superior 93%(+35%) - Autoformação (TIC ) Formação em TIC adquirida no ES Mais bem equipados 60%(+11%) 35%(+13%) 59%(+10%) 70% 47% (+17%) Afirmam necessitar de formação em software de aquisição de dados 57% dos professores inquiridos. Nos professores em profissionalização : 63%

11 Os professores de FQ e as TIC
FQ (outros) Em prof. Taxa de utilização do computador Internet 97%(+6%) 76%(+10%) 55%(+11%) 99% Usam o computador para preparar aulas Não usam com alunos Software de aquisição de dados Usam em contexto disciplinar 93%(+8%) 80%(+6%) 11% 18%(-35%) >99% 71% 8% 24% APENAS 21% DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO AFIRMAM NÃO TER ACESSO A COMPUTADOR PARA A SUA DISCIPLINA(FQ) – LIVRO BRANCO PAG 30 APENAS 32% DAS ESCOLAS NO ENSINO BÁSICO, SEGUNDO OS PROFESSORES NÃO TÊM ACESSO A SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS – LIVRO BRANCO, TESE PAG 30 * Cerca de 68% das escolas possuem software aquisição de dados e 79% computador (LB)

12 Os professores de FQ e as TIC
Obstáculos Os professores de FQ queixam-se menos da falta de recursos humanos. Já os professores estagiários queixam-se mais da falta de resursos e menos dos recursos humanos.

13 Como promover a integração das TIC ?
“aprender e fazer são duas actividades tão intimamente ligadas que, tal como no desporto, o domínio decorre da prática e não o inverso, geralmente por impregnação e imitação” Parece evidente não ser suficiente uma formação técnica. Urge pensar de que modo abordar/formar os professores Promover acções de formação integrada TIC+astronomia com incidência nas metodologias. APESAR DE OS PROFESSORES NÃO RENTABILIZAREM OS RECURSOS EXISTENTES É A FALTA DE DOS MESMOS QUE É CONSIDERADO O PRINCIPAL OBSTÁCULO A FRASE É DE UM RELATÓRIO AO PARLAMENTO EUROPEU

14 Condições favoráveis Reforma do ensino básico
Centrada não nos conteúdos mas na alteração das metodologias para o desenvolvimento de competências A repercussão em relação às metodologias usadas pelos professores As TIC são encaradas como potenciadoras de um ensino mais construtivista Os professores revelam atitudes positivas face às TIC reconhecem a necessidade de formação e a exigência de novas competências a integração das TIC no ensino pode orientar a acção pedagógica dos professores noutras direcções. prespectiva-se que a integração das TIC potenciará um novo paradigma pedagógico arrastando os professores para novas metodologias até então sobre quarentena. No entanto a formação inicial dos professores joga um papel na forma como os professores perspectivam a utilização das tecnologias. Torna-se necessário dar exemplos de utilização, mostrar novas formas e as suas vantagens de modo a não se cair numa utilização forçada por modas (mais uma) não relevantes para o ensino. Convém lembrar no entanto os mais cépticos que a tecnologia está lá fora na nova sociedade, a sociedade da informarão.

15 Proposta na área da Astronomia
Unidade “Terra no Espaço” Sugestões para contornar alguns dos problemas sentidos: Financeiros : software gratuito Gestão dos recursos, espaço, e tempo Pedagógicas: estratégias, Avaliação, Sensibilização para as potencialidades das TIC na promoção das competências para o EB Experimentar actividades integradoras das TIC

16 Workshop/sessões de trabalho
1ªParte : Breve introdução 2ª parte : Exploração do CD-ROM e realização das actividades propostas CD-ROM Breve exploração do CD-ROM Nos inquéritos do ws aprofundaram-se questões como (pag74) Tipo de aplicações com que sabem trabalhar Percepção do nível de competência competentes Nível de importância atribuído à integração das TIC- 46% pertinente Percepção do peso desejável da formação técnica/pedagógica -70/30 Tipo de estratégias exposição/realização de experiências 92% Tempo em média activamente ocupado pelos alunos54% cerca de metade

17 Os professores da amostra
Professores estagiários provenientes da UP(6) e da UTAD(7) 77% S. feminino e idades entre os anos UP UTAD Diversificam mais estratégia Melhor equipados Autoformação (TIC) Usam mais o computador na preparação de aulas Usam mais o computador em interacção com os alunos Mais motivados Maior peso da formação em TIC no E. superior (6 créditos contra 3 da UP) Maior percepção da exigência de novas competências aos professores Usam a Internet menos na preparação de aulas UP Tecnologias da informação e comunicação 1c Tecnologia educativa 3C UTAD Introdução à informática 1C Química e informática 1C Física e informática 1C

18 Formação vs motivação As vantagens ao nível da formação dos estagiários da UTAD não foram suficientes nem determinantes nas práticas pedagógicas face à motivação dos professores da UP. SENSORES Os professores estagiários da UTAD apesar de uma formação mais completa à partida não estão melhor preparados do ponto de vista técnico. Os professores estagiários da UTAD não implementam mais as TIC que os da UP As condições nas escolas eram idênticas Os professores da UTAD tinham melhores condições de trabalho à partida dada as disciplinas que frequentaram, condições essas que não encontraram nas escolas, ao passo que os professores da UP provavelmente mais inspirados fizeram das TIC um instrumento potenciador das estratégias que desejavam adopta. VALORES DO GRÁFICO SENSORES(SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS) UP UTAD NE TOTAIS CAPAZES % FAZEM % APENAS CERCA DE 66% DAS PESSOAS QUE SABEM, USAM SENSORES. SÃO VALORES SUPERIORES AOS NACIONAIS (11%) USAM SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS

19 Irá alterar a forma como ensinam.
Impacto do workshop: Aumento: Nível de esclarecimento da forma como podem ensinar os alunos a usar as TIC; Maior percepção das vantagens pedagógicas do uso das TIC com os alunos autoconfiança no que refere à utilização das TIC; da percepção das necessidades de meios materiais e a falta de motivação dos professores como obstáculos para uma real integração . Diminuição da percepção da necessidade de formação específica e da falta de recursos digitais Irá alterar a forma como ensinam.

20 UP versus UTAD após o ws UP UTAD:
“Penso que as TIC ajudam os meus alunos a adquirir conhecimentos novos e efectivos” “As TIC encorajam os alunos a trabalhar em colaboração” UTAD: Um aumento percepção da sua capacidade de usar as TIC com os alunos Acentuar da falta de condições na escola como obstáculo Para os da UP – MAIOR CONSCIENLIZAÇÃO DO PAPEL DAS TIC Fica um pouco a ideia de que a falta de condições nas escolas desmobiliza aqueles que estão habituados a terem (na faculdade) os recursos necessários. Por outro lado a” falta de condições” estimula a criatividade e motiva os estagiários. Entenda-se por falta de condições o facto de na UP não estar reservado às TIC um papel tão importante como na UTAD

21 Reflexões finais É difícil aos professores enquadrar as TIC no seu modelo de ensino e apreendido enquanto alunos. Não reconhecem às TIC um papel potenciador das estratégias que utilizam, não as encarando como parte da resposta às suas necessidades e preocupações. Tal como acontece com o ensino experimental ou o recurso a outros meios que não o quadro e giz.

22 Aproveitar a reforma no EB
Uma estratégia de formação centrada em novas práticas com recurso às TIC poderá dotar os professores das competências em TIC de forma integrada e poderá proporcionar uma assimilação mais pacifica e eficaz das metodologias assim como a contaminação nas áreas adjacentes do conhecimento das mais próximas às mais afastadas da Astronomia. Os professores não possuem modelos de ensino associados a esta área –Astronomia Centrar a formação nas metodologias e estratégias de ensino com recurso às TIC Dar a formação em TIC de acordo com as necessidades Os professores não possuem modelos de ensino associados a esta área –falta de formação Centrar a formação nas metodologias e estratégias de ensino com recurso às TIC Dar formação em TIC de acordo com as necessidades

23 Plano de formação Plataforma electrónica – colaborativa (plone,metadot, phpwebsite) Criação de uma comunidade viva e participativa tendo a plataforma como suporte Espaços para alunos e professores

24 As TIC não são aqui encaradas como a solução.
Reservas As TIC não são aqui encaradas como a solução. Fazem antes parte da solução onde o professor joga um papel maior e mais determinante: ensinar construtivamente uma ciência construtivista. Mencionar limitações da analise efectuada.

25 Carlos Brás Outubro 2003


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