A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como utilizam os alunos a Internet nos CRE?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como utilizam os alunos a Internet nos CRE?"— Transcrição da apresentação:

1 Como utilizam os alunos a Internet nos CRE?
Frequência de Utilização Género dos Utilizadores Tempos de utilização Actividades Objectivos e intencionalidade nas utilizações Modalidades de formação dos alunos no domínio da Internet. Esclarecimento das estratégias dos alunos face à utilização da Internet na sua vida escolar. Tipologia de acções estratégicas para a utilização da Internet.   Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

2 Frequência de Utilização (1 Sem.)
10% utilizam a Internet Utilização uma vez por semana Poucos utilizam mais que 3 vezes Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

3 Género de Utilizadores Género de Utilizadores
Utilização da internet por ambos os sexos Género de Utilizadores Predominância sexo masculino. Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

4 Tempos de utilização Tempos de utilização
Utilização dentro e fora do horário escolar Tempos de utilização Ocorrem fora do horário escolar Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

5 Actividades IRC – “Social” Conflito de interesse Internet
e tempos lectivos Correio electrónico e/ou IRC Consulta de páginas favoritas Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

6 Objectivos e intencionalidade nas utilizações
Na presença dos professores - 10% dos casos. Carácter não escolar Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

7 Modalidades de formação  TIC.
Processos informais – os alunos num sistema de entreajuda conseguem desenvolver os seus conhecimentos. A critica dos alunos em relação a ITI, poder-se-ia aplicar a TIC Privilegia-se a prática à teoria Modalidades de formação dos alunos no domínio da Internet. Os processos informais, contribuíram para a formação do uso da Internet Os alunos criticaram a formação formal na disciplina de ITI Os alunos atribuíram particular importância à experiência e à prática para aprender e utilizar a internet Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

8 Estratégias dos alunos face à utilização da Internet na sua vida escolar.
Trabalho de pesquisa  > autonomia Dificuldades de acesso diminuíram, aumentaram os recursos e os meios de acesso aos mesmos Alteram-se os hábitos de pesquisa – a produção de informação original já não é como antes Esclarecimento das estratégias dos alunos face à utilização da Internet na sua vida escolar. trabalho de pesquisa como trabalho autónomo; discurso entusiasta em relação às vantagens, com análise critica às dificuldades práticas para atingir os fins; Enfatizada a pesquisa em detrimento da produção de informação original. Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

9 Esclarecimento das estratégias dos alunos face à utilização da Internet na sua vida escolar.
Tendem a dar utilização pessoal sempre que permitido para grande parte dos alunos - o uso do MSN é uma forma de estarem Esclarecimento das estratégias dos alunos face à utilização da Internet na sua vida escolar. O tempo de utilização por aluno leva-os a colocar em primeiro lugar a realização de acções pessoais Práticas profissionais dos professores são inibidoras e pouco estimulantes. Afastamento dos professores da Internet  não a mobilizam na prática lectiva  não influenciam ou estimulam os alunos à sua utilização Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

10 Tipologia de acções estratégicas para a utilização da Internet.
Os Verdadeiros Cibernautas Fins escolares Associa-se actividade de agrado à melhoria dos resultados Valorização da criatividade com diferentes suportes de informação Apreciam a autonomia face aos professores  o papel mais activo que lhes é facultado  beneficiam de perspectivas diversificadas do conhecimento Associam experiência de acção a experiência de integração Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

11 Tipologia de acções estratégicas para a utilização da Internet.
Os Sobreviventes da rede Dependência de factores circunstanciais para desenvolvimento de trabalhos O objectivo destes alunos consiste em salvar aparências Indiferença - não consideram que a Internet possa assumir um papel determinante num processo de mudança que implique uma redefinição do seu papel na organização pedagógica. Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

12 “Ausência de sentido crítico”
Tipologia de acções estratégicas para a utilização da Internet. Os Oportunistas da Rede O aluno procura despachar o mais rapidamente as tarefas escolares para se concentrar em outras coisas Êxito sem esforço Meio de fuga às actividades escolares. “Ausência de sentido crítico” Os Alunos, A Internet e a Escola Contextos organizacionais, estratégias de utilização

13 Os Alunos, A Internet e a Escola
Contextos organizacionais, estratégias de utilização


Carregar ppt "Como utilizam os alunos a Internet nos CRE?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google