A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza
Fundação de apoio à Escola Técnica – FAETEC Curso: Técnico em Enfermagem do Trabalho SISTEMA CIRCULATÓRIO

2 Anatomia Circulatória e sua fisiologia
Coração Anatomia Circulatória e sua fisiologia O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que são: as artérias, as veias e os capilares. No sistema circulatório são encontradas duas rotas ou circulações: pulmonar e sistêmica. Veias Artérias

3 Funções do Sistema Circulatório
O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos. Também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo celular, como gás carbônico e uréia, conduzindo-os aos órgãos responsáveis por sua eliminação.

4 Ergonomia A Ergonomia tem sido recentemente considerada como a solução para os problemas relativos à saúde e segurança no trabalho. Em termos gerais, pode-se dizer que a Ergonomia visa a adaptação das tarefas ao homem. Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.

5 Doenças ocupacionais Designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. As doenças ocupacionais do sistema circulatório, constituem motivo de preocupação, porque são doenças que mais matam no Brasil.

6 Varizes São veias dilatadas, com volume aumentado. Dentro das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para as extremidades, quando as válvulas não se fecham adequadamente, acontece esse retorno, denominado refluxo. Quando acontece o refluxo, aumenta a quantidade de sangue dentro das veias, o que faz com que elas se dilatem. Dando origem as varizes.

7 Sinais e sintomas Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas; ardência, edema, câimbras e dormência. São mais acentuados no final do dia. Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele; agrupamentos de finos vasos avermelhados e prurido(coceira).

8 Fatores de predisposição
Hereditariedade, idade, sexo, obesidade, traumatismos, sedentarismo, tabagismo, gravidez, medicamentos de reposição hormonal, anticoncepcionais, longa permanência com as pernas pendentes. Postura prolongada em pé ou sentado, (ex: garçons, balconistas, cirugiões, secretárias e etc). Roupas muito justas e temperatura externa alta.

9 Complicações das varizes
Quando temos varizes o sangue venoso tende a ficar represado nas pernas. Em consequência, com o passar do tempo, os tecidos das pernas passam a ser menos oxigenados e menos nutridos. Quando não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações. Entre estas podemos citar: Eczema – geralmente se inicia com prurido.

10 Hemorragias – a pele e a parede das varizes muitas vezes ficam tão finas que facilmente se rompem.
Flebite e trombose - Pode vir acompanhada da formação de trombo decorrente do sangue que coagula, que pode progredir para as veias profundas e aumentar o risco de embolia pulmonar.

11 Úlceras – A complicação mais temida pela população
Úlceras – A complicação mais temida pela população. No início cicatrizam com certa facilidade mas, com o tempo e se tratadas de forma indevida, vão se tornando mais complexas. Como existem vários tipos de úlceras. Quando isto ocorrer, procure deitar-se, elevar a perna e colocar bandagens compressivas sobre o local e procurar o médico.

12

13 Medidas para amenizar o risco de varizes no ambiente de trabalho
Sensibilizar o trabalhador á respeito dos malefícios causados pelo tabagismo, sedentarismo e dieta incorreta. Utilizando também conhecimentos da ergonomia. Períodos de descanso, sentado ou deitado, com elevação das pernas quando possível. Roupas confortáveis. Temperatura adequada do ambiente de trabalho. Atividade física e suporte para os pés.

14 Tratamento: Medidas de ordem geral
Não fique parado muito tempo, sobretudo em tempos quentes. Se tiver de ficar de pé por períodos longos, contraia e relaxe frequentemente os músculos da batata das pernas para evitar que o sangue se acumule nas veias. Ao sentar-se, não deixe que a borda da cadeira lhe vinque as coxas, obstruindo o fluxo sanguíneo, e não cruzes as pernas. Use meias compressivas. Se sentir as pernas cansadas, descanse-as elevando-as acima do nível dos quadris. Melhore a circulação com atividades diárias, como caminhar.

15 Conclusão O importante é analisar o risco individual, e coletivo. Sanando dentro das possibilidades todas as causas que possam contribuir de modo negativo à saúde do trabalhador. Existem patologias que levam-se em conta também a predisposição genética do indivíduo. O importante é sempre lembrar que a palavra de ordem é: Prevenir!!!

16 Componentes do Grupo Andréa dos Santos Fabiana Faria
Georgia de Almeida Jaciane Cavalcante Michele Macedo Tayana Gomes William Cerqueira


Carregar ppt "Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google