A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Estrutural do Turismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Estrutural do Turismo"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Estrutural do Turismo
Análise Estrutural do Turismo consiste em uma observação rigorosa e metódica do campo de abrangência da atividade que auxilia no desenvolvimento de pesquisas aplicadas.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Aula 1- Análise Estrutural do Turismo
Objetivos de Aprendizagem Introduzir os conceitos de sistemas e suas aplicações no turismo. Entender a dinâmica da atividade turística na atualidade

20 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Antes de discutir sobre a atividade turística é preciso entender a Teoria Geral de Sistemas, suas premissas e seus pressupostos. Ludwig von Bertalanffy A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.

21 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Não é propriamente a TGS que interessa, mas seu produto principal: a sua abordagem de sistemas (teoria de sistemas) A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.

22 Teoria Geral de Sistemas
Dicionário Aurélio: do grego theoría, ação de examinar, contemplar, estudar, etc. Wikipédia: nome dado ao sistema organizado de idéias que explicam um fenômeno. Covington [2]: teoria é um mapeamento para a observação de um fenômeno.

23 Teoria Geral de Sistemas
Dado um determinado fenômeno, é possível elaborar uma teoria sobre o mesmo. Essa teoria tem, por objetivo, melhorar nossa compreensão sobre o fenômeno

24 Teoria Geral de Sistemas
Quando Isaac Newton elaborou a Teoria da Gravitação Universal, queria compreender o porque dos corpos caírem; e por que os planetas ficam em órbita solar.

25 Teoria Geral de Sistemas
Na natureza, tudo se comporta como se massa atraísse massa, na razão direta de seu produto e inversa ao quadrado da distância entre as mesmas (Issac Newton) Note que Newton deixou de lado coisas que, para o problema, não tinha relevância: côr, tamanho, forma, etc., reforçando a idéia de que teoria é um mapa do fenômeno

26

27 Teoria Geral de Sistemas
Outro exemplo é a Teoria da Evolução e da Seleção Natural, de Charles Darwin: Anatomia Comparativa; Embriologia; Biogeografia e Classificação das espécies. Sendo válida para todos os seres vivos, deixou de lado o tipo de espécie, tamanho, etc. Novamente, um mapa do fenômeno

28

29                                   

30 Teoria Geral de Sistemas
Certamente, isso também vale para a Teoria Geral de Sistemas Ludwig, ao elaborar tal teoria, tinha consciência disso Precisamos, pois, de um Mapa (Teoria) Geral de Sistemas, que tenha validade para qualquer tipo de sistema

31 Teoria Geral de Sistemas
Que esse mapa seja geral, isto é, que possa ser aplicado a qualquer tipo de sistema abrangido pela teoria Não importando que seja físico, químico, biológico, econômico, administrativo, político, social, etc. Compreendendo-se, no entanto, que a generalização impõe a perda dos detalhes

32 ?

33 TEORIA DOS SISTEMAS  Conceito clássico de SISTEMA:
“Conjunto de partes que interagem de modo a atingir um determinado fim, de acordo com um plano ou princípio; ou conjunto de procedimentos, doutrinas, idéias ou princípios, logicamente ordenados e coesos com intenção de descrever, explicar ou dirigir o funcionamento de um todo”.

34 Teoria Geral de Sistemas
Sistema Internacional de Unidades de Medida, baseado em unidades fundamentais Metro, unidade de comprimento Quilograma, unidade de massa Segundo, unidade de tempo Ampère, unidade de corrente elétrica Kelvin, unidade de temperatura

35

36 Teoria Geral de Sistemas
Sistema Solar O conjunto dos planetas que giram em redor do sol Sistema Operacional Conjunto integrado de programas básicos, projetado para supervisionar e controlar a execução de programas de aplicação em um computador

37

38 O Amadeus é o líder mundial no segmento de Sistemas de Reserva em turismo.
Com mais de 491 companhias aéreas, hotéis e pontos de vendas para locação de veículos, o Amadeus é o maior sistema de reservas de viagens do planeta. O AMADEUS, criado em 1987 pela Lufthansa, Iberia e Air France, na Europa, é o líder mundial do setor, superando a marca de mais de 290 mil terminais espalhados em 210 países.

39

40 INTRODUÇÃO A TEORIA DOS SISTEMAS  Segundo Mário Beni o SISTEMA:
  “um moderno conceito estabelecido, afirma que cada variável, em um sistema, interage com as outras variáveis de forma tão completa que causa e efeito não podem ser separados. Uma única variável pode, ao mesmo tempo, ser causa e efeito. A realidade não permanecerá imóvel. Mas não pode ser desmembrada. Não será possível entender uma célula, a estrutura de um cérebro, a família, uma cultura ou o turismo se forem isolados de seus contextos. O relacionamento é tudo”.

41 Conceito de Sistemas Saídas: Entradas: Informação Dados Energia
Matéria Entradas: Dados Energia Matéria

42 INTRODUÇÃO A TEORIA DOS SISTEMAS Simplificando o SISTEMA:
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados se relacionando para formar um todo.

43 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Fundamentos básicos: Os sistemas existem dentro dos sistemas; Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua natureza.

44 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Um dos problemas que enfrentamos ao analisar um sistema é saber até onde devemos decompor o sistema em subsistemas e até onde reunir sistemas em sistemas maiores. LIMITES

45 Parâmetros dos Sistemas
Ambiente Parâmetros dos Sistemas Saída ou produto ou resultado (output) Entrada ou insumo (input) SISTEMA Processamento ou processador ou transformador (throughput) Feedback (Retroalimentação)

46 Duas características básicas:
Propósito ou objetivo: definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos. Globalidade ou totalidade: qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades.

47 Principais conceitos relacionados aos sistemas
Entrada (input): informação, energia, materiais. Saída (output) Caixa Negra (Black Box): sistema impenetrável ou inacessível, ou ainda, complexo, de difícil explicação. Retroação (Feedback): comunicação de retorno (pode ser: positiva ou negativa). Homeostasia: equilíbrio dinâmico entre as partes. Informação: processo de redução da incerteza.

48 Conceito de Informação
Dado: é um registro ou uma anotação a respeito de um evento ou ocorrência. Informação: é um conjunto de dados com significado (conj. de letras formar uma frase). Comunicação: tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação.

49 Teoria dos Sistemas Componentes do Sistema:
 Meio ambiente – conjunto de todos os objetos que não fazem parte do sistema em questão, mas que exercem influências sobre a operação do mesmo.  Elementos ou unidades – são as partes que efetivamente compõem o sistema e que se relacionam entre si.  Relações – os elementos integrantes do sistema encontram-se inter-relacionados, uns dependendo dos outros, através de ligações que denunciam os fluxos.  Atributos – são as qualidades que se atribuem aos elementos ou ao sistema, visando caracterizá-los.

50 Teoria dos Sistemas Aspectos principais que devem ser sempre observados no estudo do significado de sistema: 1.Os objetivos totais do sistema e, mais especificamente, as medidas de rendimento do sistema inteiro; 2. o ambiente do sistema; 3. os recursos do sistema; 4.os compoentes do sistema, suas atividades, finalidades e medidas de rendimento; 5.a administração do sistema. (C. West Churchman, The Systems Approach, New York, 1968)

51 São os resultados esperados daquele sistema.
Teoria dos Sistemas  Objetivos Globais São os resultados esperados daquele sistema. Devem ser enunciados de forma clara e precisa, evitando interpretações errôneas.  Medidas de Rendimento São parâmetros que permitem o controle do sistema, demonstrando até que ponto ele está funcionando bem. No caso do Turismo, é necessário analisar os objetivos de cada um dos segmentos da atividade, que provavelmente vão convergir para um mesmo objetivo final, que será então o objetivo global do sistema de turismo.

52

53

54

55

56

57 Teoria dos Sistemas  Ambiente
É tudo aquilo que está “fora” do sistema, mas que influencia o seu funcionamento.  Recursos São os meios utilizados para o desempenho das atividades do sistema.  Componentes São as unidades ou elementos que compõem o sistema. Devem ser determinados a partir de sua “missão”, “tarefa” ou “atividade básica”.  Administração Responsável pelo planejamento, gestão e controle do sistema.

58

59

60

61 SISTEMA DE TURISMO (SISTUR) - Modelo Referencial -
CONJUNTO DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS-RA ECOLÓGICO SOCIAL CONJUNTO DA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL-OE ECONÔMICO CULTURAL SUPERESTRUTURA CONJUNTO DAS AÇÕES OPERACIONAIS-AO MERCADO OFERTA INPUT DEMANDA OUTPUT PRODUÇÃO CONSUMO INFRA-ESTRUTURA DISTRIBUIÇÃO Fonte: BENI, Mário. Análise Estrutural do Turismo, 2001

62 Recomendações do Professor
Estudar o Capítulo 1 – Fundamentos da Teoria de Sistemas Aplicado ao Turismo – do livro Análise Estrutural do Turismo de Mário Carlos Beni. Para maior aprofundamento sobre o assunto: Leia o Capítulo 17 – Teoria de Sistemas – do livro Introdução à Teoria Geral da Administração de autoria de Idalberto Chiavenato.

63 Exercícios de Fixação O que é Teoria de Sistemas?
Defina o que é sistema, quais suas características principais e explique como é o seu funcionamento. De que forma a Teoria de Sistemas auxilia o estudo do fenômeno turístico? Quais são os componentes do Sistema?


Carregar ppt "Análise Estrutural do Turismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google