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Estratégias de Liderança Corporativa

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Apresentação em tema: "Estratégias de Liderança Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Liderança Corporativa
“Sábio é aquele que reconhece que tem muito a aprender”

2 Comunicação O que são e qual a importância em nossas vidas... Explorar junto ao grupo antes de definir exemplificar e falar da importância...

3 Comunicação Briga de bar em Lagedinho Wells Chapel;
Comunicação de uma via

4 Comunicação de uma via

5 Questões para reflexão
Como evitar ou minimizar os ruídos de comunicação? O que é assertividade e quais são as bases que compões o comportamento assertivo? Qual a importância do feed back no processo de comunicação? Quais os tipos mais comuns? Por que é difícil dar e receber feed back?Como reagimos ao receber feed back? Quais os fatores que definem a audição ativa? O que é consenso é por que é difícil obtê-lo? O que fazer para melhorar a nossa percepção?

6 Comunicação Processos de Comunicação; Ruídos de Comunicação;
Comunicação Assertiva; Empatia; Feedback; Saber ouvir; Consenso; Percepção.

7 Sistema de comunicação
Empatia Emissor Receptor Meio Ruído

8 Assertividade Por que é difícil: Interesses pessoais:
Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

9 Assertividade O que é assertividade e por que é tão valorizada no ambiente profissional? Quais são as bases do comportamento assertivo?

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11 Feedback Por que é difícil: Interesses pessoais:
Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

12 Dar e Receber feedback Importância Tipos
Facilita o desenvolvimento de habilidades; Essencial no processo de aprendizagem; Necessidade de sabermos se o que estamos fazendo é bom ou não; Tipos Silêncio; Reforço Positivo; Críticas; Conselhos.

13 Silêncio Definição: Finalidade: Efeito Manter o “status quo”;
Nenhuma resposta dada; Finalidade: Manter o “status quo”; Efeito Diminui a confiança (longo prazo); Reduz o desempenho (longo prazo); Gera surpresa durante as avaliações de desempenho; Pode gerar paranoia.

14 Críticas Negativas Definição: Finalidade Efeito
Identifica comportamentos ou resultados indesejáveis, que não correspondem ao padrão. Ex “Você não se saiu bem na coordenação daquela reunião hoje de manhã”; Finalidade Cessar comportamento/resultados indesejáveis; Efeito Gera desculpas e censura dos outros; Tende a eliminar outros comportamentos correlatos; Diminui a confiança; Leva à fuga e à esquiva; Abala o relacionamento;

15 Conselho Definição: Finalidade: Efeito:
Identifica comportamentos ou resultados considerados altamente importantes e, frequentemente especifica a maneira como incorporá-los no futuro. Finalidade: Dar forma ou mudar comportamentos/resultados, a fim de elevar o nível de desempenho Efeito: Melhora a confiança; Pode melhorar o relacionamento; Eleva o nível de desempenho.

16 Reforço Definição: Finalidade: Efeito: ...
Identifica comportamentos ou os resultados desejados, que correspondam aos padrões ou os excedam. Ex: “A diagramação desse relatório facilitará o meu trabalho. Agradeço-lhe pela atenção de estruturá-lo dessa maneira”; Finalidade: Aumentar desempenho e resultados desejados; Efeito: Aumenta a confiança; Eleva o nível de desempenho; Aumenta a motivação. ...

17 Para o Reforço Positivo
Explique, a cada pessoa, o que ela está fazendo de errado; Reconheça, a cada pessoa, o que ela está fazendo de certo; Esteja seguro de que o feedback fornecido é adequado ao comportamento; Administre e realize o feedback de maneira privada; Siga as leis do reforço imediato e situacional.

18 Dar e Receber feedback (Conselho, Crítica, Avaliação)
Ao dar feedback Seja específico; Ofereça alternativas positivas; Compatível com as necessidades de ambos, comunicador e receptor; Dirigido para comportamentos que o receptor possa modificar; Solicitado ao invés de imposto; Oportuno; Esclarecido, para assegurar comunicações precisas; Não ofereça feedback de modo vago ou sem respaldo de fatos; Trabalhe com um “Mix” de feedback; Finalize com um tom positivo; Seja sincero.

19 Dar e Receber feedback (Conselho, Crítica, Avaliação)
Ao receber Feedback.. Encare como uma oportunidade única de aprendizado. Ouça com toda atenção. Peça exemplos específicos do que você fez Pergunte o que poderia ter feito melhor. Não tente justificar ou defender o que fez. Não seja resistente.

20 Dar e Receber feedback (Conselho, Crítica, Avaliação)
Porque é difícil dar feedback? Orgulho - desejo de mostrar nossa “inteligência e habilidade” sem se preocupar com a utilidade do feedback para o receptor; Tendência em usar o feedback como desabafo ou agressão velada ou manifesta; Temer as reações dos outros – sua mágoa, sua agressão, que o feedback seja mal interpretado; Dica: Se o receptor se torna defensivo não reagir à resistência para não potencializa-la; Muitas vezes a pessoa não está preparada psicologicamente para receber feedback, não deseja ou não sente necessidade;

21 Dar e Receber feedback (Conselho, Crítica, Avaliação)
Porque é difícil receber feedback? É difícil aceitar nossas ineficiências; Na maioria das vezes não estamos preparamos para ouvir. Preferimos falar; Há falta de confiança entre as pessoas; Por orgulho, o feedback pode afetar nossa vaidade; Sentimos que a nossa independência está sendo violada; Às vezes, a resolução de um problema pode significar descobrir algumas facetas da nossa personalidade que temos evitado;

22 Manter ou elevar a auto estima!
Porque é importante... O que fazer para mantermos ou elevarmos a Auto estima de alguém... Pensem em algum fato de sua vida onde você poderia ter trabalhado melhor esta questão de manter ou elevar a auto estima de alguém... Pensem em alguma colocação de alguém que fez com que sua auto estima fosse “lá para baixo”; O que fazer para recuperar a auto estima?

23 Audição Ativa Por que é difícil: Interesses pessoais:
Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

24 Desenvolvendo a audição ativa
Pare de Falar; Coloque-se no lugar do outro; Pergunte quando não entender; Não seja apressado; Concentre-se no que ele está falando; Dê sinais de que você está ouvindo; Controle suas emoções; Concentre-se nos pontos principais; Compartilhe da responsabilidade pela qualidade da comunicação; Reaja às ideias não às pessoas; Não discuta mentalmente;

25 Desenvolvendo a audição ativa
Ouça aquilo que não foi dito; Ouça como algo é dito; Não antagonize o emissor; Evite inferir sobre o emissor; Evite classificar o emissor; Evite julgamentos precipitados; Reconheça seus próprios preconceitos;

26 Consenso Por que é difícil: Interesses pessoais:
Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

27 Consenso O que é... Porque é difícil obtê-lo...
Processo onde a grande maioria chega a um acordo sobre uma idéia ou tomada de decisão. Porque é difícil obtê-lo... Interesses pessoais, Orgulho, Preconceito, Auto afirmação, Moroso. O que fazer para conseguí-lo... Ter consciência das diferenças individuais, renunciar à algumas idéias preconcebidas; Abrir a mente para ouvir outras opiniões; Valorizar a Diversidade, etc. Por que é difícil: Interesses pessoais: Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

28 Consenso Vantagens em relação à outros métodos: Gera novas ideias;
Promove o Auto conhecimento e Auto desenvolvimento; Incentiva a valorização pessoal, própria e a de outros; Eleva a auto estima na medida que todas opiniões são ouvidas; Resulta em comprometimento pela decisão final; É eficaz quanto ao resultado obtido; Por que é difícil: Interesses pessoais: Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

29 Consenso Regras que facilitam: Ouça ativamente um ao outro;
Respeite outros pontos de vista e reconheça que ninguém é dono da verdade; Seja específico; Se utilize de exemplos; Evite conversas paralelas, compartilhe suas idéias; Concentre no problema, evite reclamações ou acusações; Mantenha a calma; Pense criativamente; Aceite que este encontro é apenas para começar; Procure o objetivo comum; Explique as razões que estão por traz de suas afirmações; Por que é difícil: Interesses pessoais: Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

30 Consenso Regras que facilitam:
Participe ativamente; Compartilhe informações relevantes; Não faça ataques pessoais; Mantenha a discussão focada em interesses, não em posições; Permita a participação de todos os membros do grupo; Faça afirmações e solicite comentários; Seja auto crítico; Não desista até que o consenso seja alcançado; Por que é difícil: Interesses pessoais: Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

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32 Percepção Por que é difícil: Interesses pessoais:
Orgulho/auto afirmação “na minha opinião”... “O meu ponto de vista”..., Preconceito, É mais demorado que outros métodos, votação por exemplo, Dificuldade para renunciar à idéias formadas,

33 A Sabedoria da Montanha
“O que os olhos não veem... o coração da organização sente... e muito” Oscar Motomura Custos invisíveis

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35 Percepção - Leitura de ambiente
Sensação “Fenômeno psicológico produzido pela estimulação de nosso organismo” Os raios luminosos, atuando em nossos olhos, convertem-se em sensação visual; O alimento, produz uma sensação gustativa; Uma partícula aromática, em contato com a mucosa nasal, ocasiona uma sensação olfativa. Um determinado som, produz uma sensação auditiva; Antes de falarmos em percepção vamos pensar um pouco sobre o que vem a ser a Sensação... Nós somente percebemos quando sentimos, ou seja nos percebemos através dos nossos órgãos dos sentidos: Olhos, nariz, boca, tato, etc...Por exemplo: Fazer um exercício com cada orgãos dos sentidos: Visual: Auditivo: Com todos faixas do CD Jean Michel Jarre Em seguida solicitar três voluntários Gustativo: solicitar três voluntários para o exercício (três alimentos diferentes). Olfativo: Três voluntários diferentes dos anteriores – Três aromas/fragâncias diferentes ( Ortelã - Explorar a transparência

36 Percepção - Leitura de ambiente
Sensação Sensações Internas: São as que provém do interior de nosso organismo: Fome, sede, sono, fadiga, bem ou mal estar. Sensações externas: São as que provém de nossos órgãos dos sentidos: Gosto, olfato, audição, visão, tato, etc.

37 Percepção - Leitura de ambiente
“É o fenômeno que consiste em reconhecermos qual o estímulo que produziu em nós determinada sensação”. A sensação se dá quando um órgão, como os olhos ou os ouvidos, recebe um estímulo. A percepção abrange a sensação, mas inclui também o conhecimento do objeto percebido e a certeza de sua existência. Aula 4 Desenvolver uma discussão em dois momentos – Grupo GV e GO utilizando na segunda rodada o roteiro de percepção. Solicitar para trazerem um objeto de estimação (lembrança, presente, algo que tenha alguma coisa que de alguma maneira tenha um valor estimativo considerável) Explorar a transparência... Fazer o exercício duas filas em frente e promover pequenas mudanças para o treinamento.

38 Percepção - Leitura de ambiente
Percebemos o mundo exterior através dos órgãos dos sentidos. Canais por onde fluem as sensações: Estrutura psicológica: Psico Estrutura biológica: Somática Tipos de percepção: objetos, pessoas, atitudes, ambientes, etc...

39 Percepção - Leitura de ambiente
Fatores que influenciam na percepção das pessoas: Auto-revelação: Predisposição a fornecer informações de si mesmo. Predisposições de julgamento: Julgamos uma pessoa de acordo com finalidades específicas.Isto limita o que vemos no outro. Tendência para categorização: A primeira tendência é colocar dentro de categorias conhecidas – Generalização / Individualização. Efeito “Hallo”: Quando pequenos detalhes passam a influenciar o julgamento do todo.

40 Percepção - Leitura de ambiente
Fatores que influenciam na percepção das pessoas Experiência: Cada percepção depende de percepções anteriores e é corrigida por elas. Similaridade: Quando mais o outro se parece comigo, mais experiência tenho a seu respeito. Inteligência: Quanto mais inteligente maior a capacidade para perceber o outro. Complexidade cognitiva: A mentalidade unilinear não sente os conflitos da mentalidade versátil Percepção Alucinatória

41 Texto: Perceber o que acontece
Insights

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43 Atenção! Quantas vezes os jogadores de branco irão passar a bola

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45 Sábio é aquele que reconhece que tem muito a aprender
É impossível alguém dizer “eu já aprendi tudo”. Essa pessoa, antes de mais nada, está assumindo que ainda não passou por uma das boas lições da vida: aquela que nos mostra que, no topo de uma montanha, podemos sempre avistar outra, mais alta, a ser alcançada. Que nos mostra que tudo muda em frações de segundo. E que nós seres humanos, queremos sempre mais. “Sábio é aquele que reconhece que tem muito a aprender”


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