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DIREÇÃO DEFENSIVA TREINAMENTO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

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Apresentação em tema: "DIREÇÃO DEFENSIVA TREINAMENTO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 DIREÇÃO DEFENSIVA TREINAMENTO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

2 DIREÇÃO DEFENSIVA DEFINIÇÃO:
É dirigir de modo a evitar acidentes de trânsito apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas

3 DIREÇÃO PERFEITA OU DIRIGIR COM PERFEIÇÃO
Significa que você realiza viagem sem ACIDENTES, sem INFRAÇÕES de trânsito sem ABUSOS do veículo sem ATRASOS de horários, e, sem faltar com a CORTESIA devida.

4 OS DEZ MANDAMENTOS DO MOTORISTA DEFENSIVO
Conheça as leis de Trânsito. Use sempre o cinto de segurança. Conheça detalhadamente o veículo. Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento. Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evita-los.

5 OS DEZ MANDAMENTOS DO MOTORISTA DEFENSIVO
Tome decisões corretas com rapidez, nas situações de perigo. Não aceite desafios e provocações. Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas. Veja e seja visto. Não abuse da auto-confiança

6 RISCOS DEFINIÇÃO: Risco é uma circunstância que pode não se caracterizar em acidente. É uma possibilidade de perigo. Pode ser contornado, sinalizado e evitado

7 PERIGO DEFINIÇÃO: É uma circunstância de risco iminente, capaz de causar danos e prejuízo, muitas vezes irreparáveis ou fatais; ocorre quando ignoramos ou menosprezamos as situações de riscos.

8 ACIDENTE DEFINIÇÃO: É todo acontecimento desagradável, infeliz, inesperado ou não, que causa danos tanto materiais, quanto ecológicos e/ou humanos.

9 ACIDENTES CAUSAS: O acidente é desencadeado por uma seqüência de fatos críticos e circunstâncias que, cumulativamente, vão agravando perigos inerentes ao cotidiano do trânsito:

10 CAUSAS DOS ACIDENTES CAUSAS:
FATORES HUMANOS: Stress, pressa, sono, cansaço, problemas familiares, estado de saúde, efeitos de drogas, álcool, outros; AS CONDIÇÕES ADVERSAS: de tempo, luz, via, trânsito, veículos e passageiros

11 ACIDENTE EVITÁVEL Todo acidente pode ser evitável: por você motorista, pelos 3 níveis de governo, entidade ou órgãos que cuidam do transito, escolas, centro de formação, outros.

12 MÉTODO BÁSICO DE PREVENÇAO DE ACIDENTES
Preveja o perigo Descubra o que fazer Aja a tempo

13 CONDIÇÕES ADVERSAS Condições adversas de LUZ;
Condições adversas de TEMPO; Condições adversas de VIA Condições adversas de TRANSITO Condições adversas de VEÍCULOS Condições adversas de MOTORISTA Condições adversas de CARGA ou PASSAGEIRO

14 CONDIÇÕES ADVERSAS DE LUZ
Incidência direta de raios solares. Reflexos de luz solar em vidros, espelhos, janelas. Luz alta em sentido contrário. luz altas nos retrovisores. Penumbra, lusco-fusco ou meia-luz. Ausência total de luz solar.

15 CONDIÇÕES ADVERSAS DE TEMPO
(Chuva, granizo, Neblina, ventos, fumaça, poeiras) Manter as palhetas do limpador de pára-brisa em bom estado. Manter os vidros limpos, desengordurados e desembaçados. Redobra a atenção e diminuir a velocidade. Aumentar a distância de seguimento. Redobrar os cuidados em curvas e nas frenagens. Dependendo da visibilidade, acender as luzes de posição e o farol baixo

16 CONDIÇÕES ADVERSAS DE TEMPO Aquaplanagem ou Hidropalnagem
Ocorre quando os pneus não conseguem remover a lâmina d’água e perdem o contato com a pista. A combinação de pneus com sulcos gastos, velocidade alta e o volume de água na pista, são as principais causas da hidroplanagem. O fenômeno acontece pela combinação de vários fatores: alta velocidade do veículo, pneus mal calibrados com sulcos gastos e o volume de água na pista de rolamento.

17 CONDIÇÕES ADVERSAS DE VIA
Sinalização inadequada ou deficiente; Pista defeituosa, mal conservadas com buracos. Aclives de declives muito acentuado. Faixas de rolamento com largura inferior à ideal. Curvas em nível mal projetadas ou mal construídas. Lombadas, ondulações e desníveis. Inexistência de acostamento. Má conservação, buracos, falhas e irregularidades Pista escorregadias ou com drenagem deficiente. Vegetação muito próxima da pista.

18 CONDIÇÕES ADVERSAS DE TRÂNSITO
Trânsito lento ou congestionado. Área de aglomeração ou com grande circulação de pessoas. Presença de motociclistas, ciclistas e outros veículos não motorizados. Transito intenso de veículos pesados, lento e compridos. Comportamento agressivo, imprudente dos demais motoristas.

19 CONDIÇÕES ADVERSAS DE VEÍCULOS
Suspensão desalinhada, rodas desbalanceadas. Limpadores de pára-brisa, retrovisores e freios defeituosos; Pneus gastos e ou mal calibrados. Falta ou deficiência de um ou mais equipamentos obrigatório. Freios deficientes, etc. Lâmpadas queimadas e faróis desregulados.

20 CONDIÇÕES ADVERSAS DE CARGAS
Carga mal distribuída, mal arrumada ou acondicionada inadequadamente. Falhas na imobilização e amarração dos volumes dentro do compartimento da carga. Desconhecimento do tipo da carga e das suas características. Volume, tamanho e o peso da carga.

21 CONDIÇÕES ADVERSAS DOS MOTORISTAS
FATORES HUMANOS FÍSICOS PSÍQUICOS Fadiga, sono Deficiência visual ou auditiva. Efeito de bebidas alcoólicas. Estado de saúde debilitado Uso de droga lícitas e ilícitas Stress. Pressa. Desajustes sociais e familiares Preocupação. Medo. Ansiedade. Agressividade

22 ABSORVIÇÃO DO ÁLCOOL PELO ORGANISMO HUMANO
O processo de absorção do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Já a eliminação, demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%).

23 VERDADES SOBRE O USO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS
"O certo é que, quem bebe, diminui os reflexos e não pode de maneira alguma, dirigir. Pelo CTB, o motorista que for pego dirigindo alcoolizado (mais de 0,6 mg/l de sangue) está cometendo um crime, punível com pena que varia de 6 meses a 3 anos de prisão.

24 CONSEQÜÊNCIAS DA EMBRIAGUÊS AO VOLANTE
PENA: varia de 6 meses a 3 anos de prisão; INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA: Punível com multa de cinco vezes e suspensão do direito de dirigir MEDIDA ADMINISTRATIVA: Retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

25 ELEMENTOS DE DIREÇÃO DEFENSIVA
Conhecimento Atenção Previsão Decisão Habilidade

26 POR QUE USAR O CINTO DE SEGURANÇA
As estatísticas comprovam que em acidentes, 30% dos motoristas morrem por causa de choque violento contra o volante e 40% dos passageiros que viajam no banco ao lado, morrem batendo contra o painel ou o pára-brisa.

27 COMO USAR O CINTO DE SEGURANÇA
Nunca deixe uma folga maior do que um punho ou 5 cm entre o corpo e o cinto. Nunca coloque o cinto retorcido Nunca passe a diagonal do cinto de 3 pontos por baixo do braço, ele deve ser passado entre o ombro e o pescoço.

28 COMO PRATICAR A DIREÇÃO DEFENSIVA
Mantenha sempre uma distância segura em relação ao veículo da frente: 02 segundos se automóveis 04 segundos se ônibus ou caminhão; 06 segundos se articulados ou carretas.

29 COMO PRATICAR A DIREÇÃO DEFENSIVA
Fique atento a tudo que se passa ao seu redor, às condições da estrada e aos espelhos retrovisores. Já que o perigo chega sem avisar, pense sempre no que pode acontecer,com a maior antecedência possível.

30 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Aja imediatamente, não espere que outra pessoa tome a iniciativa. O tempo de indecisão é a diferença entre o acidente e a manobra defensiva.

31 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Observe sempre os sinais do motorista à sua frente e os veículos que estão à sua volta.

32 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Defina com antecedência, o trajeto que será percorrido, localizando pontos de parada, postos de gasolina, hotéis, restaurantes, etc.

33 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Verifique sempre o nível de combustível e a distância a ser percorrida até o próximo posto de abastecimento. Deixar acabar o combustível na via é Infração de Trânsito,sujeita a penalidade.

34 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Mantenha os pneus em perfeito estado de conservação, verificando a calibragem correta, sem esquecer do estepe. Faça o rodízio de acordo com as recomendações do fabricante.

35 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Evite o uso de pneus carecas e recauchutados. Conserve o balanceamento e o alinhamento da direção.

36 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
O motor bem regulado tem menos riscos de apresentar problemas durante a viagem, além de economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes.

37 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Verifique as correias e as mangueiras do sistema de arrefecimento. Leve sempre correias e mangueiras extras no caso de ter que substituí-las.

38 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Verifique o sistema elétrico, teste todos os faróis, luzes, setas e inspecione o nível de água da bateria, caso não seja selada.

39 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Mantenha a água do radiador no nível indicado no reservatório de seu veículo. Verifique o funcionamento do limpador de pára-brisa, o nível do reservatório de água e o estado das palhetas.

40 PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA
Mantenha o fluido de freios sempre no nível recomendado, verifique também o desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Verifique constantemente as indicações das luzes do painel

41 EVITANDO COLISÃO COM O VEÍCULO DA FRENTE:
Trafegar em velocidade compatível. Avaliar todas condições adversas. Manter a distância de segurança do carro da frente. Tentar perceber o que se passa nas laterais e além do carro que segue. Estar prevenido contra parada bruscas do carro da frente.

42 EVITANDO COLISÃO COM O VEÍCULO DE TRAZ:
usar os retrovisores com freqüência. Quando alguém “colar” atrás do veículo, não tentar fugir dele acelerando. Tire o pé do acelerador e apóie no freio para alertá-lo. Se ele continuar colado, diminui a velocidade, sinalize e facilite a ultrapassagem. Guardar distância do veículo da frente, para ter espaço para manobras. Seja previsível, sinalize e antecipe suas intenções. Evite frear bruscamente, essa manobra pode surpreendê-lo. As luzes de freio devem estar limpas e em perfeito funcionamento.

43 EVITANDO COLISOES COM VEICULOS EM SENTIDO CONTRÁRIO
Não fazer ultrapassagens mal feitas. Falta de perícia para fazer curvas. Falta de habilidade para sair de situações críticas. Reações inadequadas frente a condições adversas. Conversões mal realizadas, principalmente à esquerda

44 EVITANDO COLISÕES EM ULTRAPASSAGENS
Se tiver alguém iniciando uma manobra para ultrapassar, facilitar e aguardar outro momento. Se todas as condições forem favoráveis, incluindo potência suficiente para realizar a manobra, sinalizar e ultrapassar. Como alerta, utilizar sinal de luz ou 2 breves toques na buzina. Para retornar à faixa, conferir pelo retrovisor da direita, sinalizar e entrar, procurando não obstruir a via. Jamais ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que não ofereçam segurança.

45 EVITANDO COLISÕES EM ULTRAPASSAGENS
Ultrapassar somente em locais onde isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade. Ultrapassar somente pela esquerda. Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão. Certificar-se de que há espaço suficiente para executar a manobra. Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do veículo. Verificar os pontos cegos do veículo.

46 EVITANDO COLISÕES EM CURVAS:
Adote velocidade compatível com a curva antes de entra nela. Acelere suavemente ao realizar a manobra, a tração compensa à ação da força centrifuga. Evite frear dentro da curva, essa manobra pode desequilibrar o veículo.

47 EVITANDO COLISÕES NO CRUZAMENTOS:
Obedecer a sinalização e, na dúvida. parar. Conhecer e respeitar o direito de preferência. Aproximar-se com cuidado, mesmo tendo a preferência. Cuidar dos procedimentos de convergência, principalmente à esquerda. Não ultrapassar na zona dos cruzamentos.

48 EVITANDO COLISÕES COM PEDESTRE:
Tomar cuidado especial com crianças, idosos, embriagados e deficientes físicos; Na proximidade de pedestres, reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Lembre-se de que a maioria dos pedestres desconhecem as regras de circulação de trânsito.

49 EVITANDO COLISÕES COM MOTOCICLISTAS e CICLISTAS:
Manter uma distância lateral e frontal segura. Tomar cuidado em conversões, pois os motociclistas costumam transitar nos “pontos cegos”. Observar pelos retrovisores antes de abrir a porta do após parar lateralmente a faixa de rolamento.

50 EVITANDO COLISÕES EM MACHA À RÉ:
Antes de manobrar, verificar se há espaço para a manobra e se não há obstáculos Se necessário, peça auxilio a outra pessoa. Não entrar de ré em esquinas ou lugares de pouca visibilidade. Evitar sair de ré de garagens e estacionamentos. Cuidado com animais e crianças

51 O QUE SÃO "VIAS URBANAS" São as ruas, avenidas, vielas ou caminhos e similares abertos para a circulação pública, nas áreas urbanas das cidades.

52 CLASSIFICAÇÃO DAS VIAS URBANAS
VELOCIDADE PERMITIDA: Vias de Trânsito Rápido = 80 km/h Vias Arteriais = 60 km/h Vias Coletoras = 40 km/h Vias Locais = 30 km/h

53 REGRAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO
A CIRCULAÇÃO deve ser feita pelo lado direito da via, sendo admitidas exceções devidamente regulamentadas.

54 REGRAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO NAS ULTRAPASSAGENS
A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita somente pela esquerda, exceto em situações devidamente regulamentadas

55 CUIDADOS NAS ULTRAPASSAGENS
Antes de entrar em outra via, você precisa: Verificar o trânsito em sentido contrário sinalizar a suas intenções; Verificar se não existe outro veículo tentando lhe ultrapassar; Ir para a faixa da esquerda, acelerar e retornar a sua mão de direção.

56 DIREITO DE PREFERÊNCIA NOS CRUZAMENTOS
Nos cruzamentos não sinalizados, a preferência de passagem é do veículo que vem a sua direita.

57 DIREITO DE PREFERÊNCIA
Os veículos acompanhados de batedores têm prioridade no trânsito, respeitando as demais regras de circulação. Ambulâncias, carros de bombeiros e viaturas policiais, além de terem prioridade, possuem o direito de estacionamento e trânsito livre, quando estão em serviço de urgência e com a luz e o alarme sonoro ligados.

58 A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinais Luminosos Gestos Produzidos por Motoristas Gestos Produzidos por Autoridades de Trânsito Apitos Buzinas Luz Indicativa de Direção Faróis Marcos Quilométricos Sinalização de Obras

59 Sinalização Vertical Placas:
Placas de Regulamentação: Informam sobre as limitações, proibições ou restrições no uso da via. Placas de Advertência: Advertem da existência de perigo e sua natureza nas vias e nas proximidades Placas de Indicação:: Dão informações úteis sobre deslocamento, identificando as vias,destino e os locais de interesse,direções e distâncias,bem como serviços auxiliares

60 Sinalização Horizontal
Marcas Viárias: São as linhas, marcações, legendas ou símbolos pintados no pavimento das vias. Conheça os padrões de traço a seguir.

61 Sinalização Horizontal
Marcas viárias Contínuas: Indicam proibição de movimento de veículos quando separam o fluxo de Trânsito.Também fazem a delimitação das pistas, o controle de estacionamento e de paradas.

62 Sinalização Horizontal
Marcas viárias Interrompidas: indicam a permissão de movimento de veículos e a delimitação das pistas.

63 Sinalização Horizontal
Marcas viárias Linhas Amarelas: Regulamentam o fluxo de veículos de sentidos opostos e controlam o estacionamento e paradas.

64 Sinalização Horizontal
Marcas viárias LINHAS BRANCAS: Regulamentam o fluxo de veículos no mesmo sentido, delimitam as pistas e regulamentam a movimentação de pedestres.

65 Sinalização Horizontal
Marcas viárias Linhas Vermelhas: Estão associadas à limitação de espaço para ciclovias .

66 Vermelho: Trânsito fechado
Sinais Luminosos São usados para controlar o fluxo de veículos e de pedestres. Vermelho: Trânsito fechado Amarelo: Advertência Verde: Trânsito livre Obs: Nos sinais luminosos de apenas duas luzes, quando estiverem acessas a duas cores (verde e vermelho) ao mesmo tempo, indicam advertência.

67 Gestos Produzidos por Autoridades de Trânsito
Todos os gestos produzidos por autoridades de Trânsito prevalecem sobre qualquer outro tipo de sinalização indicada no local.

68 Gestos Produzidos por Autoridades de Trânsito
Braço direito para cima: indica ordem de parada obrigatória para todos os veículos, com exceção do veículo que já estiver no cruzamento. Um dos braços estendidos: indica ordem de parada para todos os veículos que vão no sentido indicado pelo braço estendido. Os dois braços estendidos: indicam ordem de parada nos dois sentidos.

69 SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Apitos Os apitos usados pelos guardas de Trânsito servem para ordenar e disciplinar o tráfego. Um silvo breve significa: “liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente" Dois silvos breves significam: “Indicar parada obrigatória - PARE" Um silvo longo significa: “Quando for necessário diminuir a velocidade"

70 SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Buzinas Buzinar duas vezes rapidamente indica agradecimento. O uso de buzina prolongado é infração de trânsito, passível de multa.

71 SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Faróis Piscar faróis Insistentemente para o veículo que vai a frente ou dar vários toques na buzina, indica que existe alguma anormalidade. Piscar farol, buzinar insistentemente, ligar pisca alerta, indica situação de desespero, como perder o freio, por exemplo.

72 OBRIGADO A TODOS. DIRIJA COM CUIDADO. QUE DEUS ABENÇOE.
OURIBRAM OBRIGADO A TODOS. DIRIJA COM CUIDADO. QUE DEUS ABENÇOE.


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