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Gestão de Projetos Daniel T. Vieira Benjamin Anversa Vitor Inoue Diogo Andrei Schroeder João Vitor Schlindwein.

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1 Gestão de Projetos Daniel T. Vieira Benjamin Anversa Vitor Inoue Diogo Andrei Schroeder João Vitor Schlindwein

2 Indice 1. Termo de abertura do projeto 2. Partes interessadas (stakeholders) 3. Diagrama completo de casos de uso 4. Descrição do caso de uso mais relevante (nome, pré-condições, fluxo normal, lista de fluxos alternativos e pós-condições) 5. Formulário de Controle de Mudanças 6. EAP 7. Cronograma 8. Matriz de Comunicação 9. Quadro de Riscos (contendo 5 riscos) 10. Resposta ao risco (2 riscos mais relevantes) 11. Acompanhamento do projeto - gráfico com elementos básicos (EV, AC e PV) 12. Acompanhamento do projeto - Tabela com todos os índices

3 1 - Termo de Abertura do Projeto
Necessidade de controlar os recursos disponíveis para a realização de tarefas; Controlar e aperfeiçoar a força de trabalho. Relatórios para acompanhar a evolução da gestão dos recursos; Controlar a criação, distribuição e finalização das tarefas; Sistema móvel para smartphones, com a auxilio ao desenvolvimento e conclusão das tarefas, fornecendo informações para apoio, além de monitoramento do estado das atividades realizadas. Gerar modelos para acompanhamento das atividades realizadas e custos da utilização dos recursos. Beneficios: Otimização da utilização dos recursos da empresa, diminuindo os gastos e a inoperância dos mesmos; Delegação e rastreabilidade das tarefas; Realização de analises das tarefas realizadas pelos colaboradores, além do controle de gastos pela utilização dos recursos da empresa.

4 2 - Partes Interessadas (Stakeholders)
Gerente de Projetos Analista de Requisitos/Sistemas Programador/Desenvolvedor Analista de Qualidade/Testes Cliente(s) Alvo(s)

5 Diagrama Casos de Uso

6 Diagrama Casos de Uso

7 4 - Descrição do caso de uso mais relevante
Nome: Enviar Dados à Nuvem 1.0 - Pré Condições: 1.1 - É necessário ter realizado alguma tarefa para realizar o envio dos dados. 1.2 - É necessário o Ativo (glossário). 1.3 - É necessário que o login esteja logado no sistema mobile. 2.0 - Fluxo Normal: 2.1 - Funcionário seleciona sincronizar aparelho com a nuvem (Sync); 2.2 - Sistema mostra tarefas existentes no mobile; R1; 2.3 - Funcionário seleciona as tarefas para sync; 2.4 - Sistema verifica conexão com internet; A1; 2.5 - Sistema processa envio das informações; A2; 2.6 - Sistema termina a sincronização e emite uma mensagem de sucesso. 3.0 - Fluxos Alternativos: 3.1 - Sem conexão com internet 3.2 - Erro no processamento e envio das informações para a Nuvem 4.0 - Pós Condições: 4.1 – Sucesso - As informações que foram registradas no aparelho poderão ser vistas no sistema web e farão parte de relatórios, etc. 4.2 – Sucesso - Tarefa recebe o estado de “Realizada” no nuvem. Falha - As informações são mantidas no smartphone

8 5 - Formulário do controle de mudanças
Escopo Mudança: Anteriormente o projeto a ser desenvolvido se baseava num framework com rede social entre fornecedores, contendo leilões reversos e automáticos. Justificativa: Devido a falta de recurso humanos, (perca de 2 membros da equipe) e tecnológicos(membros core com conhecimento na aplicação), o projeto foi descontinuado. Impacto em Custo e Prazo: Retrabalho de todas as cerimonias de iniciação de projeto, e desenvolvimento do mesmo.

9 6 - EAP Projeto Etapa 1 Proposta Aprovação da Proposta 1a iteração
Análise Especificação Requisitos Diagrama de Casos de Uso Especificação Casos de Uso Caso de Uso 1 Caso de Uso 2 Caso de Uso 3 Caso de Uso 4 Modelagem Diagrama de classes Diagramas de Sequencia Diagrama Banco de Dados Implementação Testes

10 7 – Cronograma (1/2)

11 7 – Cronograma (2/2)

12 8 - Matriz de Comunicação
Interessados Informação Necessária Frequência Mídia Status Diretor Status do Projeto Quinzenal Reunião/ OK Gerente do Projeto Status do projeto Semanal Reunião Metas Desvios Avaliação\Validação das fases do projeto Cada final de fase Gastos Mensal Reunião/Formulário Consultor de Implantação Validação processos Analista(s) de Negócio Informações levantadas Cada ciclo de desenvolvimento Formulário

13 9 - Quadro de Riscos (contendo 5 riscos)
Probabilidade Impacto Índice do risco (da Matriz) [TEMPO]Tempo disponível para trabalhar no projeto Médio ( 0,5) Moderado (0,2) 0,1 [PESSOAL]Recursos humanos no desenvolvimento Baixo (0,3) 0,06 [ORGANIZAÇÃO]Comprometimento no Projeto Médio (0,5) Baixo (0,1) 0,05 [TECNOLOGIA] Dependencia da disponibilidade de componentes externos (Computação em Nuvem) Muito Alto (0,8) 0,24 [NEGÓCIO] Falta de confiabilidade do projeto pelos clientes alvo Alto (0,4) 0,12

14 10 – Resposta aos Riscos 1 - [NEGÓCIO] Falta de confiabilidade do projeto pelos clientes alvo: A ação tomada para diminuir o risco , e a probabilidade dele vir a ocorrer, criamos um projeto piloto com um dos clientes alvo, com o intuito de fornecer um “Trial” do nosso sistema por um período de 6 meses , fornecendo um limite de cadastros para 10 funcionários e disponibilizando para os mesmos 10 windows phone móbile, podendo assim o cliente fazer o teste de nosso sistema em alguma região específica, e após 6 meses poderá levantar dados de custo para analise dos resultados que o Sistema de Força Tarefa promete cumprir. 2 - [TECNOLOGIA] Dependência da disponibilidade de componentes externos (Computação em Nuvem): Tendo em vista de que a probabilidade desse risco é muito baixa, porém seu impacto seria muito alto, tomamos uma ação para que caso ocorra o impacto seja menor, caso nosso atual sistema de Cloud Computing falhe (Azure), já entramos em contato com outra empresa para hospedar nossa aplicação na nuvem.

15 11.1 - Acompanhamento do Projeto: Gráfico com elementos básicos (EV)

16 11.2 - Acompanhamento do Projeto: Gráfico com elementos básicos (AC)

17 11.3 - Acompanhamento do Projeto: Gráfico com elementos básicos (PV)

18 12 - Acompanhamento do Projeto: Tabela com todos os Índices


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