A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Fabrícia F. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Fabrícia F. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Fabrícia F. de Souza
Estudo de Viabilidade Professora: Fabrícia F. de Souza

2 Obtenção e Análise de Requisitos
Estudo de Viabilidade Obtenção e Análise de Requisitos Especificação de Requisitos Validação de Requisitos Relatório de viabilidade Modelos de Sistemas Requisitos de usuário e de sistemas Documentos de requisitos

3 Estudo de viabilidade O estudo de viabilidade é usado para auxiliar na decisão da construção do projeto e verificar se a proposta é possível e justificável Questões que podem ser discutidas: Se o projeto pode ou não ser desenvolvido Se o produto final irá ou não beneficiar os usuários interessados Se as alternativas entre as possíveis soluções são as melhores alternativas

4 O que pode ser analisado?
O sistema organizacional, incluindo usuários, funções, políticas e objetivos Problemas com o sistemas: inconsistência, funcionalidades inadequadas, performance etc. Restrições, incluindo os requisitos não funcionais do sistema Possíveis custos com o projeto

5 Categorias de Estudo de Viabilidade
Viabilidade operacional Viabilidade Técnica Viabilidade Econômica Viabilidade de Cronograma

6 Viabilidade Operacional
Verifica o grau de adequação do projeto para a organização Avalia a urgência do problema (visão e fases de estudo) ou a aceitação da solução (definição, seleção, aquisição, e fases do projeto).

7 Viabilidade Operacional
Exemplo: Problema vale a pena ser resolvido? Haverá necessidade de fazer parcerias com outras empresas? Será necessário contratar pessoal temporário, especializado, terceiros etc.? Será necessário demitir funcionários e contratar novos funcionários com perfis profissionais mais compatíveis com o projeto?

8 Viabilidade Operacional
Pessoas têm resistência a mudança. Esse problema pode ser superado? Se pode, como? A projeto tem o suporte da empresa para ser implementado com sucesso?

9 Viabilidade Técnica Viabilidade técnica
Verifica a praticidade da solução técnica, da disponibilidade dos recursos técnicos e dos especialistas Exemplo: A solução ou a tecnologia proposta é prática? Já possuímos a tecnologia necessária? Já possuímos o conhecimento técnico necessário? O quão difícil será fazer esse produto ou serviço?

10 Viabilidade Técnica A tecnologia está disponível ou será necessário investir em Pesquisa & Desenvolvimento primeiro? A empresa tem experiência com a tecnologia, material, equipamentos, utensílios etc., que serão necessários para realizar esse projeto?

11 Viabilidade Econômica
Consiste em julgar se os possíveis benefícios de solucionar o problema são ou não vantajosos. Após o levantamento de requisitos, o analista pode levar em consideração os custos e benefícios de cada alternativa.

12 Viabilidade Econômica
Exemplo: A empresa tem fundos para tocar esse projeto? • Quanto esse projeto vai custar? • Quais os custos brutos envolvidos? Análise de custo: Custos de aquisição: consultoria, compra de equipamentos, instalação de equipamentos Custo de iniciação: operação do sistema, de seleção de pessoal Custo de projeto: compra de aplicativos, modificação de softwares, treinamento, gastos gerais

13 Viabilidade de Cronograma
Verifica o quão razoável está o tempo determinado para o desenvolvimento. Exemplo: De acordo com nosso conhecimento técnico, os prazos dos projetos são razoáveis? Quanto tempo será necessário para fazer o produto ou serviço? A produção afetará prazos das operações normais de outros negócios da empresa?

14 Viabilidade de Cronograma
Quando o produto ou serviço será realizado (por exemplo, horário normal, fins de semana, feriados)? A produção afetará prazos das operações normais de outros negócios da empresa?

15 Ideias de projetos Sistema de loja Virtual
Sistema de restaurante on line Sistema para o garçom anotar o pedido do cliente (Tablet) Sistema para clinicas Sistema para imobiliárias Sistema para agencia de turismo


Carregar ppt "Professora: Fabrícia F. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google