A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa"— Transcrição da apresentação:

1 Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa
Aleitamento Materno. Fabrício P. Monteiro / Nilcéia Peclat Lessa Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF Aleitamento Materno Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa

2

3 Introdução: “No Brasil,a ultima pesquisa sobre a situação de aleitamento materno em nível nacional encontrou uma mediana de duração da amamentação de 7 meses e de amamentação exclusiva de apenas 1mês ,apesar da grande maioria das mulheres iniciar a amamentação :96%”.

4 Anatomia e fisiologia da mama

5 Aspectos nutricionais e imunológicos do Leite Materno
1)Gorduras: A concentração de ac. Linoléico é 7-8x mais alta que no leite de vaca; Presença de lipase ; Níveis mais altos de colesteróis. 2)Proteínas: O leite de vaca tem aproximadamente 3x mais proteínas e minerais;

6 Aspectos nutricionais e imunológicos do Leite Materno
IgG,IgM,e IgA ,A-lactoglobina,soroalbumina ,lizosima e lactoferrina são proteínas do leite materno; B-lactoglobina,além das já mencionadas,estão no leite de vaca; Relação cálcio-fósforo Concentração de ferro; Vitaminas lipossolúveis A,D,E,K;

7 Técnicas de Aleitamento Materno

8

9 Técnicas de Aleitamento Materno

10 Técnicas de Aleitamento Materno

11 Técnicas de Aleitamento Materno

12 Técnicas de Aleitamento Materno
Sinais indicativos de má-técnica: 1)Bochechas do lactente encovadas a cada sucção; 2)Ruídos da língua; 3)Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada; 4)Dor na amamentação; 5)etc.

13 Técnicas de Aleitamento Materno
O aleitamento à noite ajuda a manter uma boa produção de leite,pois a prolactina é produzida em maior quantidade à noite; ”Leite fraco”; Livre demanda; Duração?

14 Situações especiais no aleitamento materno:
1)Mamilos doloridos/trauma mamilar: Técnica incorreta:posicionamento ou pega incorreta; Importante causa de desmame; Prevenção:técnica correta/exposição das mamas ao ar livre para mante-las secas/não usar produtos/amamentação frequente/técnica para interromper mamada.

15 Situações especiais no aleitamento materno:
2)Mamilos planos ou invertidos: Diagnóstico; Promover confiança da mãe; Ajudar a mãe com a pega; Orientar as mães a ordenhar o seu leite enquanto o lactente não sugar efetivamente; Técnica para protair o mamilo.

16 Situações especiais no aleitamento materno:
3)Ingurgitamento mamário: Falha no mecanismo de auto-regulação da fisiologia da lactação; ”leite empedrado”; Ocorre com mais freqüencia nas primíparas,3 a 5 dias após o parto; Condutas:amamentar freqüentemente/massagens/compressas frias/analgésicos,se necessário.

17 Situações especiais no aleitamento materno:
4)Presença de sangue no leite: Mais em primíparas adolescentes e em mulheres acima de35 anos; Na fase inicial da apojadura,devido ao rompimento de capilares; Transitório.

18 Situações especiais no aleitamento materno:
5)Mastite: Porta de entrada:fissuras; Staphyloccoccus aureus; A fadiga materna é um importante fator de risco para a mastite; Antibióticos anti-estafilococos o mais precoce possível.Pensar em abscesso se não houver melhora em 48h após instituição do tratamento; A amamentação não é contra-indicada.

19 Situações especiais no aleitamento materno:
6)Cirurgia de redução das mamas: Estudo de coorte:”Ao final do primeiro mês ,29% das mulheres com cirurgia estavam amamentando exclusivamente,em contraste com 77% das mulheres sem cirurgia prévia”.

20 Situações especiais no aleitamento materno:
7)Mães HIV positivas: ”O risco adicional de transmissão vertical do vírus pelo leite materno foi estimado em 14% em mulheres infectadas antes do parto e em 26% quando a mãe se infecta durante a lactação”; M.S. recomenda a não amamentação no seio materno.

21 Situações especiais no aleitamento materno:
8)Mães com Tuberculose: Segundo a .oms. Lactação permitida; Segundo a A.A. de Pediatria :mulheres com bk ativa com suspeita de ser contagiosa não devem amamentar até 2 semanas após início do tto..

22 Situações especiais no aleitamento materno:
9)Mães com Hepatite A,B,C,CMV,TOXOPLASMOSE: Não necessitam interromper lactação. 10)Mães com Varicela: A varicela no periodo neonatal está associada com altas taxas de mortalidade,logo recomenda-se a separação mãe-lactente; leite materno ordenhado.

23 Porquê amamentar é tão importante para o Bebê?
1)As crianças que mamam no peito são mais inteligentes-N.Zelandia; 2)leite materno contém endorfina,subst.química que ajuda suprimir a dor-APHungarica; 3)Uma subst.chamada fator bífido, facilita o cresc. Do lactobacíllus bífidus no intestino da criança,impedindo com isso q. outras cresçam e causem diarréia; 4)A amamentação protege o bebê contra problemas de visão-Bangladesh.

24

25 Aleitamento Materno... ...Não importa como: Amamentação sub-aquática.

26


Carregar ppt "Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google