A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Alunos: Éverton Neto Vinícius Norberto

2 INTRODUÇÃO Controle é uma função administrativa que mede e avalia o desempenho, bem como promove ação corretiva, quando necessário. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório. A finalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégicas estão de acordo com os objetivos previamente estabelecidos.

3 ORIGEM NA GESTÃO PÚBLICA
Surgiu pela necessidade de corrigir rumos diante dos interesses da sociedade, como a necessidade de maior transparência dos gastos e da obrigação da utilização regular dos recursos públicos.

4 OBJETIVO NA GESTÃO PÚBLICA
Cumprimento da lei e das instruções de suas atribuições, bem como os atos e o rendimento de cada servidor.

5 COMO É FEITO O CONTROLE NAS ESTATAIS
Feito por duas estruturas: -A ministerial: cada empresa está ligada a um ministério setorial específico -A parlamentar: busca a transparência das atividades

6 EVOLUÇÃO NO BRASIL Até 1970 - bastante autonomia
Nos anos de criação SEST (Secretaria de Controle das Empresas Estatais), consequência foi a perda de autonomia. O governo passou a definir prioridades de investimento e de endividamento dessas empresas. Nos anos formas institucionais no sistema de controle. Ocorreu uma intensificação do controle do pessoal operacional, através da definição de ações preventiva para evitar falhas no sistema de compras, de pagamento e de finanças da instituição.

7 Controle da Qualidade dos Serviços
A busca pela qualidade de prestação dos serviços é uma preocupação presente tanto nas empresas publicas quanto nas privadas Microqualidade: Relações internas das organizações Qualidade Intermediária: Relação produtor e consumidor Macroqualidade: Relação entre serviço público e cidadania

8 Controle Administrativo
É aquele que o Poder Executivo e os órgãos de administração dos demais Poderes exercem sobre suas próprias atividades. Este tipo de controle pode ocorrer das seguintes formas: Recursos administrativos: Reexame das decisões internas da administração Representação administrativa: denúncia formal de irregularidades internas Reclamação: É a oposição expressa dos atos da administração Pedidos de reconsideração: Pedido de invalidação ou mudança nos termos expedidos em determinado ato. O processo de controle da administração pública ocorre por meio de abertura de processo administrativo, por meio da instauração, defesa, relatório e julgamento.

9 Controle Legislativo É exercido pelo Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores sobre determinados atos do Executivo. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um dos mecanismos deste controle.

10 Controle Judiciário Exercido pelos órgãos do Poder Judiciário nos três poderes. Através de mandado de segurança, ação popular e representação de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.


Carregar ppt "CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google