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DURKHEIM E O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Francis Jandrey Mariana Gonçalves Rafael Soares
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ÉMILE DURKHEIM Nasceu em Épinal, França (1858-1917)
Foi sociólogo, antropólogo, filósofo, acadêmico e pedagogista; Suas principais teorias foram escritas em um período conturbado da Europa do século XIX
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BREVE APRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS DOS ANTIGOS REGIMES ABSOLUTISTAS ANTERIORES A DURKHEIM
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POLÍTICO: - Aliança inicial entre rei e burguesia; Intervenção absoluta do soberano na política e economia; O soberano detinha todos os poderes do Estado em suas mãos;
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ECONÔMICO: Mercantilismo; Colonialismo; Protecionismo; Metalismo; No final, aliança com o rei já não era mais vantajosa à burguesia.
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SOCIAL: Algumas monarquias eram de “Direito Divino”; Nobreza parasitária e insustentável; Burguesia mercantilista; Surgimento da burguesia industrial; Surgimento do proletariado; Camponeses e operariado miseráveis.
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CULTURAL: Barroco e Rococó; Teocentrismo.
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CONTEXTO POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL, CULTURAL E TECNOLÓGICO EM QUE VIVEU ÉMILE DURKHEIM
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POLÍTICO: Revoluções Burguesas, em especial, a Revolução Francesa; Colapso dos Impérios Espanhol, Francês, Sagrado Império Romano-Germânico, Chinês e Mongol; Ascensão dos Impérios Britânico, Alemão, Russo, Japonês e Estados Unidos da América;
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POLÍTICO: Hegemonia Britânica sobre o mundo; Unificação Alemã; Unificação Italiana; Descontentamento da Tríplice Aliança (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália) com a partilha colonial do mundo.
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ECONÔMICO: Industrialização; Liberalismo; Imperialismo.
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SOCIAL: Burguesia industrial; Êxodo rural; Grande aumento populacional; Condição precária de trabalho e habitação do proletariado.
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CULTURAL: Iluminismo; Positivismo; Nacionalismo; Neoclassicismo e Romantismo; Realismo e Naturalismo.
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TECNOLÓGICO: Grandes invenções; Desenvolvimento da Medicina; Desenvolvimento da maquinofatura; Desenvolvimento da indústria de base; Desenvolvimento da indústria bélica.
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PRINCIPAIS OBRAS - A DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL (1893)
- AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO (1895) - O SUICÍDIO (1897) - A EDUCAÇÃO MORAL (1902) - AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA (1912) - LIÇÕES DE SOCIOLOIGIA (1912)
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PRINCIPAIS TEORIAS: Sociologia como ciência; Método sociológico; Estudo da sociedade; Solidariedade mecânica e orgânica; Fato social; Realismo social;
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PRINCIPAIS TEORIAS: Sociologia do conhecimento; Classificação do conhecimento e filosofia da ciência; Teoria da religião; Mortes dos deuses; Criminologia.
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PRINCIPAIS IDEIAS E TEORIAS SOCIAIS:
O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? Durkheim aponta a existência de um “reino social” – “reino moral” – composto por ideias e ideais coletivos; A sociologia apresenta-se como o estudo dos fatos sociais – “coisas” – exercem coerção sobre os indivíduos; As representações sobre os fatos sociais são representações coletivas, são percebidas em coletivo; A sociedade está na cabeça de cada um;
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A consciência coletiva não existe individualmente, mas somente pela cooperação entre os indivíduos.
A existência social, essa vida coletiva, é obra não apenas dos indivíduos, mas também das gerações passadas que ajudaram a criar crenças, valores e regras que estão presentes até hoje e que nos obrigam, de certo modo, a nos comportarmos de acordo com a “vontade da sociedade”. Se agirmos segundo a vontade da sociedade, é porque assim aprendemos. Essa educação tem conteúdos dados pelo meio moral que compartilhamos (crenças, valores, regras)
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Essas regras são parte integrante de um meio moral que compartilhamos;
O meio moral é produzido pela cooperação entre indivíduos através de um processo de interação que Durkheim chamou de divisão do trabalho social; Cada tipo de cooperação dá origem a uma vida moral diferente. Durkheim observa que uma condição fundamental para que a sociedade possa existir é a presença de um consenso, pois sem consenso não há cooperação;
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Solidariedade mecânica – consciência coletiva mais forte e extensiva;
Solidariedade orgânica – enfraquecimento da consciência coletiva; Quando todos são ensinados a obedecer as mesmas normas, a compartilhar as mesmas crenças e valores, a tendência é o consenso.
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TEORIAS EDUCACIONAIS Existem certas regras e costumes que devem ser obrigatoriamente transmitidos no processo educacional; “É impossível educar nossos filhos como queremos” frase retirada de seu livro educação e sociologia
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- “Não existe uma educação única, para que todos aprendam a ser membros da sociedade” pg. 28
- Nos formamos membros da sociedade aprendendo a educação do nosso meio, da nossa casta, do nosso grupo, esse é o meio particular pela qual nos tornamos membros do coletivo, do social - Portanto, não existe educação homogênea
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- Ideias muito ultrapassadas ou muito avançadas para seu tempo não são boas, pois não permitem que o indivíduo viva de forma harmônica com seus contemporâneos - Somos seres plurais, individuais, mas ao mesmo tempo coletivos, e essas diferenças devem ser valorizadas - A escola serve para reforçar e perpetuar essas diferenças entre os indivíduos
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“A EDUCAÇÃO É A AÇÃO EXERCIDA PELAS GERAÇÕES ADULTAS SOBRE AS GERAÇÕES QUE NÃO SE ENCONTRAM AINDA PREPARADAS PARA A VIDA SOCIAL; TEM POR OBJETO SUSCITAR E DESENVOLVER ,NA CRIANÇA, CERTO NÚMERO DE ESTADOS FÍSICOS INTELECTUAIS E MORAIS RECLAMADOS PELA SOCIEDADE POLÍTICA NO SEU CONJUNTO, E PELO MEIO MORAL A QUE A CRIANÇA, PARTICULARMENTE SE DESTINE.” (EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA CAP. I)
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BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA - PT.WIKIPEDIA.ORG - WWW.HISTEDBR.ORG
- - RODRIGUES, ALBERTO TOSI. SOCIOLOGIA DA EDUCÇÃO. RIO DE JANEIRO: LAMPARINA, 2007 BIBLIOGRAFIA - PT.WIKIPEDIA.ORG - - - RODRIGUES, ALBERTO TOSI. SOCIOLOGIA DA EDUCÇÃO. RIO DE JANEIRO: LAMPARINA, 2007
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