A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Chayane C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Chayane C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Chayane C. de Souza
Aula 3. Tipos de pesquisa Biotecnologia 3º Módulo Prof.ª Chayane C. de Souza

2 Pesquisa A pesquisa é um procedimento formal com métodos específicos, que busca o caminho não só da verdade, mas também da busca das respostas para as questões propostas. Especificamente: “ É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico , que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. ( Ander-Egg, 1978).

3 Repetir observações e formar opinião sobre as conclusões do autor;
Para pesquisar deve se ter atenção: Reproduzir as experiências e obter os resultados descritos no trabalho sempre com o menor número de erros; Repetir observações e formar opinião sobre as conclusões do autor; Verificar a exatidão das análises, induções ou deduções nas quais estão baseadas as descobertas do autor;

4 Finalidade da pesquisa
Depende da qualificação do pesquisador, naturalmente para os iniciantes, esta funciona como treino para futuras produções. Para mestres e doutores a pesquisa passa a ser financiada pelo Capes (Coordenadoria de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) e CNPq (conselho nacional de desenvolvimento cientifico e tecnológico).

5

6 Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista. Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna.

7 Classificação quanto:
– À área da ciência: • Pesquisa teórica; • Pesquisa metodológica; • Pesquisa empírica; • Pesquisa prática. – À natureza: • Trabalho científico original; • Resumo de assunto. – Aos objetivos: • Pesquisa exploratória; • Pesquisa descritiva; • Pesquisa explicativa. – Aos procedimentos: • Pesquisa de campo; • Pesquisa de fonte de papel. – Ao objeto: • Pesquisa bibliográfica; • Pesquisa de laboratório; • Pesquisa de campo. – À forma de abordagem: • Pesquisa quantitativa; • Pesquisa qualitativa.

8

9

10

11

12

13 Tipos de pesquisa Existem três tipos de pesquisa: Bibliográfica; Descritiva; Experimental; Exploratória. Mas para qualquer tipo de pesquisa necessita se de um levantamento bibliográfico prévio, chamado de estado da arte.

14 Pesquisa bibliográfica
Procura explicar um problema com bases em referencias teóricas em artigos , livros, dissertações e teses. Muito utilizada nas áreas de humanas é a base para qualquer trabalho acadêmico.

15 Pesquisa descritiva A pesquisa descritiva observa, registra , analisa e correlaciona fatos e fenômenos sem manipula-los. Procura descobrir , com a maior precisão possível , a frequência com que um fenômeno ocorre , sua relação e conexão com outros, sus natureza e suas características. Este envolve suas humanas e sociais como;

16 Estudos descritivos: descreve características, representação social , perfil de indivíduos e grupos;
Pesquisa de opinião: Saber atitudes, pontos de vista , preferencias, verificando a opinião pública; Estudo de caso: é a pesquisa sobre determinado grupo, avaliando aspectos variáveis; Pesquisa documental: Investigação de documentos, como realidade da pesquisa histórica. Dados colhidos da própria realidade pela observação, uso de questionários, formulários ou entrevista.

17 Pesquisa experimental
Caracterizada por manipular diretamente o objeto de estudo. Pode se criar situações controle, a fim de observar e o que acontece. Interfere diretamente com a realidade.

18 Pesquisa exploratória
A pesquisa exploratória é designada por autores como quase científica, esta não requer a elaboração de hipóteses a serem testadas, esta realiza descrições precisas sobre a relação entre seus componentes. Recomendada quando se sabe muito pouco sobre o assunto.

19 Vamos pensar em um projeto:
Pense e pesquise um tema biotecnológico para efetuar sua pesquisa; Trabalho em duplas;


Carregar ppt "Prof.ª Chayane C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google