A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da informação Aula 4 – Gerenciamento de dados, Redes e Telecomunicação. Profº Erich.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 4 – Gerenciamento de dados, Redes e Telecomunicação. Profº Erich."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 4 – Gerenciamento de dados, Redes e Telecomunicação.
Profº Erich

2 Relembrando...

3 Um computador é um conjunto de componentes de processamento de informações que executam entrada, processamento, saída, armazenamento e funções de controle. Os componentes de hardware num computador incluem dispositivos de entrada e saída, unidade central de processamento (CPU), e armazenamento primário e secundário. Há três categorias principais de computadores: microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes.

4 Microcomputadores são utilizados como computadores pessoais, mas são também conectados a diversos tipos de redes de telecomunicações. Computadores de médio porte são cada vez mais utilizados como poderosos servidores de rede e para processamento de dados empresariais por múltiplos usuários e para aplicativos científicos. Computadores de grande porte são maiores e mais poderosos e são utilizados para controlar as necessidades do processamento de informações em grandes organizações.

5 Os dispositivos periféricos de entrada e saída são apresentados em diversas formas e tamanhos. A tendência é para dispositivos que se comuniquem de forma cada vez mais simples e que sejam mais fáceis e rápidos de usar.

6 O software consiste em dois tipos principais de programas: software aplicativo, que dirige o desempenho de uma tarefa específica do usuário final, e software de sistema que controla e apóia as operações de um sistema de computador. Software aplicativo inclui vários programas que podem ser separados em categorias de finalidades gerais e aplicações específicas.

7 O software de sistema pode ser subdividido em programas de gerenciamento de sistemas e programas de desenvolvimento de sistemas. Aquele é utilizado para controlar o hardware, o software, as redes e os recursos de dados. Este último é utilizado pelos especialistas em SI para criar programas de computador. Um sistema operacional é um sistema integrado de programas que supervisiona as operações da CPU.

8 Há 5 níveis principais de linguagens de programação
Há 5 níveis principais de linguagens de programação. Os programas tradutores de linguagem convertem as instruções que estão em linguagem de programação para instruções em linguagem de máquina.

9 Importante...

10 Bibliografia Consultada até o momento
O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 1 a 6 TURBAN, E., RAINER JR, R.K., e POTTER, R.E. Introdução a Sistemas de Informação – Uma Abordagem Gerencial. Editora Campus, RJ 2007. Guia I e II Cap. 4

11 Gerenciar dados Dificuldades Quantidade Dispersão Fontes
Segurança, qualidade e integridade. Gerenciar dados Dificuldades

12 Elementos lógicos dos dados
Caso queira, você pode mostrar a transparência 1-15 de Elementos dos Dados do capítulo 1 que apresenta o tópico como um lembrete, em seguida, mudar para esta transparência para gerar uma discussão mais detalhada de cada elemento. Elementos lógicos dos dados Banco de Dados de Pessoal Arquivo de Folha de Pagamento Arquivo de Benefícios Para entender bancos de dados, é útil lembrar que os elementos de dados que constituem um banco de dados estão divididos em níveis hierárquicos. Esses elementos lógicos dos dados constituem os conceitos de fundação de dados nos quais está embutido um banco de dados. Caractere. O elemento lógico mais básico é o caractere, que consiste em um único símbolo alfabético, numérico ou outro. Enquanto pode-se tomar vários bits ou bytes para representar digitalmente um caractere, lembre-se que esses referem-se ao armazenamento físico, não ao conceito lógico do caractere em si. Campo. Um campo é um grupamento de caracteres que representam uma característica de uma pessoa, lugar, objeto ou evento. O nome de uma pessoa normalmente é colocado em um campo. Um campo é um item de dados. Um campo de dados representa um atributo ou alguma entidade. Registro. Um registro é uma coleção de campos inter-relacionados. O registro da folha de pagamento de um funcionário, por exemplo, geralmente contém vários campos, como o seu nome, número da previdência social, departamento e salário. Os registros podem ser de comprimento fixo ou variável. Arquivo. Um arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados. Um arquivo de folha de pagamento, por exemplo, pode conter todos os arquivos de folha de pagamento para todos os funcionários de uma empresa. Os arquivos geralmente são classificados pelo aplicativo para o qual são usados. Banco de Dados. Um banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos logicamente inter-relacionados. Um banco de dados do pessoal de uma empresa, por exemplo, poderia conter arquivos de folha de pagamento, atividades do pessoal e qualificações dos funcionários. Os dados armazenados em um banco de dados não dependem dos programas de aplicação que o utilizam nem do tipo de dispositivos de armazenamento secundário nos quais são armazenados. Funcionário Registro 2 Registro 1 Registro 3 Registro 4 Nome PS Salário Dados 4 4 4 3 4 4 4 4 4 4

13 Programas e funções Programas:
Caso queira, você pode mostrar a transparência 1-15 de Elementos dos Dados do capítulo 1 que apresenta o tópico como um lembrete, em seguida, mudar para esta transparência para gerar uma discussão mais detalhada de cada elemento. Programas e funções Programas: Microsoft Access vem com o pacote office, muito intuitivo e para tarefas simples; Microsoft SQL Server(Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) uma ferramenta completa para aplicações, desenvolvimento e manutençaõ de BD, tem todas as características de um SGBD; MySQL da Sun Microsystems entre os usuários estão  NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros. (Software Livre); Oracle: Além da base de dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados. Algumas funções para os usuários: Tabelas, Relatórios, Consultas, Formulários, etc. Para entender bancos de dados, é útil lembrar que os elementos de dados que constituem um banco de dados estão divididos em níveis hierárquicos. Esses elementos lógicos dos dados constituem os conceitos de fundação de dados nos quais está embutido um banco de dados. Caractere. O elemento lógico mais básico é o caractere, que consiste em um único símbolo alfabético, numérico ou outro. Enquanto pode-se tomar vários bits ou bytes para representar digitalmente um caractere, lembre-se que esses referem-se ao armazenamento físico, não ao conceito lógico do caractere em si. Campo. Um campo é um grupamento de caracteres que representam uma característica de uma pessoa, lugar, objeto ou evento. O nome de uma pessoa normalmente é colocado em um campo. Um campo é um item de dados. Um campo de dados representa um atributo ou alguma entidade. Registro. Um registro é uma coleção de campos inter-relacionados. O registro da folha de pagamento de um funcionário, por exemplo, geralmente contém vários campos, como o seu nome, número da previdência social, departamento e salário. Os registros podem ser de comprimento fixo ou variável. Arquivo. Um arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados. Um arquivo de folha de pagamento, por exemplo, pode conter todos os arquivos de folha de pagamento para todos os funcionários de uma empresa. Os arquivos geralmente são classificados pelo aplicativo para o qual são usados. Banco de Dados. Um banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos logicamente inter-relacionados. Um banco de dados do pessoal de uma empresa, por exemplo, poderia conter arquivos de folha de pagamento, atividades do pessoal e qualificações dos funcionários. Os dados armazenados em um banco de dados não dependem dos programas de aplicação que o utilizam nem do tipo de dispositivos de armazenamento secundário nos quais são armazenados. 4 3 4 4 4 4 4 4 4 4

14 Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados
Escritório de matriculas Programas de turmas Informações acadêmicas De acordo com a abordagem do gerenciamento de bancos de dados, os registros de dados são consolidados em bancos de dados que podem ser acessados por diferentes programas aplicativos. Um sistema de gerenciamento de bancos de dados (DBMS) é um conjunto de programas de computador que controla a criação, manutenção e uso dos bancos de dados de uma organização e seus usuários finais. Os quatro principais usos do DBMS incluem: Desenvolvimento de Bancos de Dados. Um DBMS permite que o controle do desenvolvimento seja colocado nas mãos de administradores de bancos de dados. O administrador utiliza uma linguagem de definição de dados (DDL) para desenvolver e especificar o conteúdo, relações e estrutura dos dados em cada banco de dados e para modificar essas especificações quando necessário. Esta abordagem melhora a integridade e segurança dos bancos de dados organizacionais. As informações são armazenadas em um dicionário de dados, que utiliza definições de dados para especificar o que são e podem ser todos os registros e arquivos e, se desejado, executar automaticamente as definições de elementos dos dados quando os campos, registros ou arquivos forem modificados. Consulta do Banco de Dados. Um DBMS permite que os usuários finais sem prática de programação peçam informações de um banco de dados utilizando uma linguagem de consulta ou um gerador de relatórios. As consultas normalmente são feitas de uma ou duas maneiras: SQL (Linguagem de Consulta Estruturada). Esta linguagem utiliza a forma básica de SELECIONAR... DE... ONDE. Depois de SELECIONAR, o usuário lista os campos dos dados a serem recuperados. Depois de DE, o usuário lista os arquivos ou tabelas dos quais os dados devem ser recuperados os dados. Depois de ONDE, o usuário especifica as condições que limitam a busca. QBE (Consulta através de Exemplo). Este método permite que os usuários apontem e cliquem em caixas do monitor para cada um dos campos de dados em um ou mais arquivos para especificar as regras da busca. Manutenção de Bancos de Dados. A atualização dos bancos de dados e outras manutenções são acompanhadas por programas de processamento de transações. Desenvolvimento de Aplicações. Um DBMS torna o desenvolvimento de aplicações muito mais fácil e rápido permitindo que os programadores incluam instruções de linguagem de manipulação de dados (DML) em seus programas que permitem ao DBMS realizar as atividades necessárias de manipulação de dados. Dados de mensalidade Departamento de contabilidade Sistema de gerenciamento de banco de dados Dados financeiros Programas de Contas Dados de alunos Dados de curso Dados de matriculas Departamento de Esportes Programas de esportes 5 4 5 5 5 5 5 5 5 5

15 Principais Tipos de Bancos de Dados
Bancos de Dados Externos na Internet e Serviços Online Principais Tipos de Bancos de Dados Servidor de Rede Bancos de Dados Distribuídos em Intranets e Outras Redes Bancos de Dados Operacionais da Organização Cliente Os seis principais tipos de bancos de dados são ilustrados na transparência e utilizados por organizações baseadas no computador: Bancos de Dados Operacionais. Esses bancos de dados armazenam dados detalhados necessários para apoiar as operações da organização como um todo. Eles também são chamados bancos de dados de área temática (SADB), bancos de dados de transações e bancos de dados de produção. Bancos de Dados Analíticos. Esses bancos de dados armazenam dados e informações extraídos de bancos de dados operacionais e externos selecionados. Consistem em dados e informações resumidas que são, na sua maioria, necessitados por gerentes de uma organização e usuários finais. Depósitos de Dados. Esse depósito de dados armazena dados do ano em curso e anos anteriores que foram extraídos dos vários bancos de dados operacionais e gerenciais da organização. Como uma fonte central de dados padronizados e integrados, os depósitos de dados podem ser utilizados por gerentes para processamento padrão, onde os fatores e tendências fundamentais sobre operações podem ser identificados a partir do registro histórico. Bancos de Dados Distribuídos. Esses são os bancos de dados de grupos de trabalho e departamentos locais em escritórios regionais, escritórios do ramo e outros estabelecimentos de trabalho necessários para a conclusão de tarefas à mão. Eles incluem informações relevantes de outros bancos de dados organizacionais combinadas com outros dados e informações geradas apenas no site específico. Bancos de Dados do Usuário Final. Esses bancos consistem em uma multiplicidade de arquivos de dados desenvolvidos por usuários finais em suas estações de trabalho. Um usuário final em vendas, por exemplo, poderia combinar informações sobre o histórico de pedidos de um cliente com suas próprias anotações e impressões a partir de reuniões físicas para melhorar o sistema de acompanhamento. Bancos de Dados Externos. Muitas organizações utilizam bancos de dados online gerados ou adquiridos de maneira privada que se especializam em uma área específica de interesse. O acesso normalmente se dá mediante uma assinatura para obter links contínuos ou uma taxa única para obter uma parte específica da informação (como os resultados de uma única busca). Bancos de Dados do Usuário Final Depósito de Dados Bancos de Dados Analíticos dos Dados Críticos da Organização 6 6 5 6 6 6 6 6 6 6

16 Sistemas Baseados na Rede
Servidor de Rede A Internet Intranets Extranets Hypermedia Databases Software do Servidor de Rede Páginas em HTML Arquivos de Imagens GIF Arquivos de Vídeo Navegador de Rede O rápido crescimento dos sites na Internet e intranets e extranets empresariais tem aumentado drasticamente o uso de bancos de dados em documentos em hipertexto e hipermídia. Bancos de Dados em Hipermídia: Um site de rede armazena informações em um banco de dados em hipermídia que consiste em uma home page e outras páginas de multimídia ou mídias mistas (texto, imagens gráficas e fotográficas, videoclipes, segmentos de áudio e assim por diante) com hiperlinks. Browser: Um navegador de rede no PC de seu cliente é utilizado para conectá-lo a um servidor de rede. Esse servidor executa o software de rede para acessar e transferir as páginas de rede que você solicita. Site de Rede: Um site de rede utiliza um banco de dados em hipermídia que consiste em páginas de HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto), arquivos GIF (arquivos de imagens gráficas) e arquivos de vídeo. Software do Servidor de Rede: Funciona como um sistema de gerenciamento de bancos de dados para administrar o uso das páginas inter-relacionadas em hipermídia do site de rede. PCs ou NCs do Cliente 7 7 7 7 7 7 7 7 7

17 Gerenciamento de Recursos de Dados
Faça perguntas para os alunos para garantir se eles são capazes de fazer a distinção entre administração de bancos de dados e administração de dados. Gerenciamento de Recursos de Dados Administração de Dados Planejamento Administração de Bancos de Dados A segurança e integridade dos bancos de dados de uma organização são as maiores preocupações dos esforços do gerenciamento de recursos de bancos de dados. As principais atividades do gerenciamento de recursos de dados incluem: Administração de Bancos de Dados. Esta área é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do dicionário de dados da organização discutido anteriormente, bem como pelo projeto e monitoração do desempenho dos bancos de dados e aplicação de padrões para uso e segurança dos bancos de dados. Planejamento de Dados. O planejamento de dados é uma função do planejamento e análise empresarial responsável pela arquitetura global de dados da empresa. Esta função garante que os recursos de dados sejam desenvolvidos para apoiar a missão e planos estratégicos da empresa. Administração de Dados. Esta área envolve o estabelecimento e aplicação de políticas e procedimentos para gerenciamento de dados como um recurso empresarial estratégico. Isto significa padronizar os dados para que esses sejam disponíveis para todos os usuários finais a partir de qualquer banco de dados em que estejam trabalhando. 8 8 8 6 8 8 8 8 8 8

18 Estrutura do banco de dados
Estrutura Relacional entre tabelas Nº. Func. Depto. 1 A 2 B 3 C As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões. Como relacionar estas tabelas? Nº. Func. Depto. Nº. Func. 1 A 1 2 B 2 3 C 3

19 Estrutura do banco de dados
Nº. Func. Depto. Nº. Func. 1 A 1 2 B 2 3 C 3 As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões. Quais são os beneficios de uma chave primária ? Normalização: Minimiza a redundância; Maximiza a integridade.

20 Estrutura do banco de dados
1º Passo As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões.

21 Estrutura do banco de dados
As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões. 2º Passo

22 Estrutura do banco de dados
As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões. 3º Passo

23 Estrutura do banco de dados
Relacionamento As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões.

24 Estrutura do banco de dados
Relacionamento (visão das tabelas) Tabela pacientes Tabela convenio cod_convenio Convenio convenio_tel cod_convenio Nome rghsp As relações entre os registros armazenados em bancos de dados são baseadas em uma das várias estruturas ou modelos lógicos de bancos de dados. As cinco estruturas fundamentais de bancos de dados são descritas abaixo. As primeiras três estruturas estão ilustradas na transparência. Estrutura Hierárquica. De acordo com esta estrutura de tipo árvore, cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele, uma relação bem conhecida como um-para-muitos. Todos os registros são dependentes e organizados em estruturas de múltiplos níveis. Estrutura em Rede. Esta estrutura caracteriza um arranjo de muitos-para-muitos por meio do qual o DBMS pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vários caminhos. Estrutura Relacional. Este modelo tornou-se a estrutura mais popular e é utilizado pela maioria dos microcomputadores. Todos os elementos dos dados dentro do banco de dados são concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. O DBMS pode conectar os elementos dos dados de várias tabelas para fornecer informações aos usuários finais. Estrutura Baseada em Objetos. Objetos consistem em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade e as operações que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade é chamada de sintetização e permite que as estruturas baseadas em objetos manipulem melhor tipos complexos de dados como os de vídeo e áudio. Os objetos copiados e combinados retêm algumas ou todas as suas funções, permitindo o desenvolvimento muito rápido de novas soluções de bancos de dados. Estrutura Multidimensional. Esta estrutura utiliza células dentro de um referencial multidimensional para agregar dados associados a elementos dentro de uma determinada dimensão. Cada célula se associa a células similares para formar um “cubo” coerente de informações e dados que, por sua vez, é associado a outros cubos para formar dimensões. Tabela Diagnóstico Cid Rghsp descricao_cid

25 Estrutura do banco de dados Relacional x Multidimensional

26 Desenvolvimento do Banco de Dados
Descrição das Necessidades do Usuário 1. Planejamento de Dados Modelo Empresarial 2. Requisitos Especificações 3. Projeto Conceitual 4. Projeto Lógico Modelos Físicos 5. Projeto Físico Modelos de Dados Modelos Lógicos O planejamento de bancos de dados superior àquele banco de dados pequeno ou pessoal do usuário final empresarial criado por um pacote de gerenciamento de bancos de dados normalmente exige o uso de um processo de planejamento de dados de cima para baixo baseado no modelo de desenvolvimento de sistemas abordado anteriormente: 1. Planejamento de Dados. Nesta etapa, os planejadores desenvolvem um modelo de processos empresariais. Isto resulta em um modelo de processos empresariais com documentação. 2. Especificação de Requisitos. Esta etapa define necessidades de informação dos usuários finais em um processo empresarial. A descrição de necessidades pode ser fornecida em linguagem natural ou utilizando as ferramentas de uma metodologia particular de projeto. 3. Projeto Conceitual. Esta etapa expressa todos os requisitos de informações na forma de um modelo de alto nível. 4. Projeto Lógico. Esta etapa traduz os modelos conceituais no modelo de dados de um DBMS. 5. Projeto Físico. Esta etapa determina as estruturas de armazenamento de dados e os métodos de acesso. 11 8 11 11 11 11 11 11 11 11

27 Data warehouse Mi Internet dd L eware Subsistema de aquisição de dados
Gerenciamento de dados Data mining Internet Mi dd L eware Duplicação Banco de dados operacionais externos e outros Data Mart Marketing Informação Web Metadados Relatórios Data Mart Gerências Subsistema de aquisição de dados (Coleta, Correção, Carregamento) Data Warehouse empresarial Data Mart Finanças Consultas

28 e tendências comportamentais
Data mining Seleção Armazenamento Processa-mento Dados visados Dados Padrões e tendências comportamentais Data Mining

29 Aplicações Varejo e vendas: Projetar vendas, evitar roubos e fraudes, determinar estoques corretos e distribuição. Serviços bancários: Inadimplência, fraudes de cartões, gastos de novos clientes e segmentação. Fabricação e produção: Prever falhas e otimizar o uso de máquinas. Seguro: Valores de prêmio, cobertura e quais clientes são propensos a adquirir seguros. Policia: Padrões de crimes, locais e comportamento criminal. Saúde: Correlacionar fatores demográficos com doenças criticas. Marketing: Classificar fatores demográficos para prever o futuro comprador de um dado produto.

30 Decisões a serem tomadas Gestão do conhecimento Que possibilita:
Resultados e soluções O Conhecimento leva à: Decisões a serem tomadas Gestão do conhecimento Que possibilita: Estratégia Gerenciamento de documentos Gerenciamento da cadeia de suprimentos E-business E o que mais?

31 Caso diageo Detentora das marcas: Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness , Baileys, J&B, Jose Cuervo, etc. Problemas na America do Norte com regulamentações, só pode ser vendido para distribuidores (na europa direto para os varejistas), logo não tem os dados das vendas nas prateleiras, só adquiri por meio de terceiros uma vez por mês. Implantou DW para obter informações mais rápidas e investir em locais corretos. São fornecidos dados mensais de vendas e lucratividade por marcas, locais (bares e restaurantes) e a possibilidade de criar novas campanhas de vendas para segmentos especificos. Para coletar os dados mais rápidos esta colocando tablets nas lojas para que saber as vendas em tempo real e não com “gap” mensal.

32 Tendências em Telecomunicações
Mais comércio eletrônico, colaboração empresarial, operações empresariais online e vantagem estratégica nos mercados. Mais fornecedores, empresas, alianças e serviços de rede, acelerados pela desregulamentação e crescimento da Internet. Uso extensivo da Internet, redes digitais interconectadas locais e globais, melhoria dos canais de transmissão Tendências do Setor Tendências da Tecnologia Tendências das Aplicações

33 Qual a amplitude de serviços que as telecomunicações pode abranger?
TV, TV HD, Pay-per-view, Vídeo on demand, TV interativa, Vídeo Games, Ensino à distancia, Acesso a internet, Acesso a dados em alta velocidade, Videoconferência, Telefone convencional, etc.

34 Capacidades Estratégicas das Telecomunicações
Superar Barreiras Geográficas: Captar informações sobre transações comerciais de locais distantes. Superar Barreira de Tempo: Fornecer informações para locais remotos imediatamente após serem requisitadas. Superar Barreiras de Custo: Reduzir o custo dos meios mais convencionais de comunicação. Superar Barreiras Estruturais: Apoiar conexões para obter vantagem competitiva.

35 Aplicações da Internet
Bate-papo pela Internet e Fóruns de Discussão Download e Conexões Mecanismos de Busca Navegar e E-Commerce Protocolo de Transferência (FTP) e Telnet Usos Populares da Internet

36 Valor Empresarial das Aplicações de e-Commerce
Aumentar a fidelidade e a retenção do cliente Reduzir o custo de realizar negócios Gerar novas fontes de receitas Atrair Novos Clientes Obtendo Valor Empresarial das Aplicações de e-Commerce Desenvolver novos mercados e canais Desenvolver novos produtos baseados na Rede

37 Intranets: Podem propriciar um portal de informações para a empresa para aplicações em comunicação e colaboração, administração e planejamento empresarial, publicação na Web e gerenciamente do próprio portal. Extranets: Conectam a empresa a consumidores, clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais.

38 Componentes Básicos numa Rede de Telecomunicações
Software de Telecomunicações 1 2 3 4 5 PCs e outros Terminais Computadores Meios e Canais de Processadores de

39 Rede Remota Mundial (WAN)

40 WAN Rede Remota Mundial Califórnia Noruega Bélgica Pensilvânia
Manitoba Colúmbia Britânica Chile Ontário Japão República Dominicana Rede Remota Mundial

41 Redes Locais (LAN) Impressora Compartilhada PC Servidor de Rede
Banco de Dados e Pacotes de Software Compartilhados Impressora Compartilhada PC Processador de Interconexão com Outras Redes

42 Privadas de E-business (VPN)
Outras Redes Privadas de E-business (VPN) Empresa A A Internet Roteador Extranet Firewall Servidor da Intranet Empresa B Firewall Roteador Sistema Principal

43 Redes Clientes/Servidor
Sistemas Principais/ Superservidores Redes Clientes/Servidor Servidores Sistemas Clientes

44 Redes Clientes/Servidor e
Computação em Rede Servidor de Rede Superservidor do sistema Principal Cliente Controle do Banco de Dados Central Processamento do serviço Pesado Interface com o Usuário Processamento de Aplicações Controle de Aplicações Banco de Dados Distribuído NetPC Servidor de BD Servidor de Aplicativo Interface com o Usuário baseada no Navegador DBMS - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Sistema Operacional de Rede Software Aplicativo

45 Mídias de Telecomunicações
Pares entrelaçados Cabo Coaxial Fibra Óptica Microonda Terrestre Satélites de Comunicação Tecnologias Celular Tecnologias sem fios (Wireless) LAN

46 Processadores e Softwares de Telecomunicações
Modems Multiplexadores Processadores de Internetwork Chaves Roteadores Hubs (eixos) Gateways Firewalls Sistema Operacional de Rede Monitor de Telecomunicações Middleware Software de Gerenciamento de Rede

47 Tipologia de Rede

48 Protocolo Internet (IP) Camada de Transporte Host-to-Host
O TCP/IP da Internet Camada de Aplicação ou Processo Protocolo Internet (IP) Camada de Transporte Host-to-Host Interface de Rede Camada Física Camada de Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Ligação de Dados Camada Física Modelo OSI


Carregar ppt "Tecnologia da informação Aula 4 – Gerenciamento de dados, Redes e Telecomunicação. Profº Erich."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google